Exercícios Gestão de Processos e Equipes de Trabalho com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios Gestão de Processos e Equipes de Trabalho com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Gestão de Processos e Equipes de Trabalho, Superior

18 resolveram
35% média
Difícil
0 gabaritaram
0 Ótimo
5 Bom
12 Regular
1 Péssimo
Sobre a Supervisão em Enfermagem, é correto afirmar que, na atualidade,
O enfermeiro, por assumir a gestão das unidades de atendimento como responsável técnico (RT"s), necessita de algumas competências para um gerenciamento eficiente, efetivo e eficaz do serviço de enfermagem. São competências necessárias aos Rts:

I. liderança.
II. comunicação.
III. tomada de decisão.
IV. negociação.

Cada uma delas possui seus indicadores específicos, a saber:

( ) implementar cultura de gestão de risco.
( ) avaliar situações e agiram parado no conhecimento, nos aspectos éticos, morais e legais.
( ) saber ouvir, ponderando os fatos que subsidiarão o retrocesso ou avanço da negociação.
( ) utilizar linguagem clara, convincente, objetiva, adequada e sem distorções.

A sequência correta de cada competência para cada indicador é, respectivamente:
No dimensionamento de enfermagem, o índice de segurança técnica consiste em um acréscimo no quantitativo de pessoal por categoria para cobertura das ausências previstas e não previstas ao serviço. São consideradas ausências NÃO previstas:
Cada hospital, após implantar sua sistemática de controle e avaliação, deverá rever continuamente os componentes do planejamento estratégico e os indicadores globais de desempenho a serem avaliados, assim como a periodicidade de realização dessa avaliação. Nesse caso, a proposta de alguns autores, inspirados especialmente nas ideias de Donabedian (1980), sugerem os seguintes grupos de “indicadores de resultado” da atenção hospitalar:
Em um ambulatório, o técnico de enfermagem que auxilia o enfermeiro na gestão de materiais realizou a provisão de materiais de consumo, que corresponde a
Durante uma reunião de trabalho foram apresentadas diversas reclamações, todas direcionadas a um determinado gestor e que, em linhas gerais, diziam respeito ao seu estilo de liderança, classificado pela maioria como sendo totalmente autocrático.

Com base nos estilos básicos de liderança, pode-se afirmar que uma das características da liderança autocrática é:
A sequência dinâmica e sistematizada de ações necessárias e suficientes para a construção, o desempenho e a validação do trabalho da equipe de enfermagem, agregando intervenções específicas, ações complementares e interdependentes do conjunto multiprofissional, desenvolvidas em contextos institucionais peculiares, é o conceito vigente no âmbito das exigências de trabalho em enfermagem para a (o)
A comunicação é essencial para a continuidade do cuidado de enfermagem. Nesse contexto, a documentação deve ser completa, concisa, organizada, factual e oportuna. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. É direito do profissional abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento.
2. É dever do profissional recusar-se a executar prescrição médica ou de enfermagem em caso de ilegibilidade.
3. O uso de prontuário eletrônico exige assinatura certificada.
4. Ordens terapêuticas à distância são restritas a situações de emergência.

Assinale a alternativa correta.
Uma boa comunicação no atendimento presencial em serviços de saúde muitas vezes deve ser necessariamente responsável pela
Quanto à Resolução COFEN nº 293/2004, assinale a alternativa que indica, para efeito de cálculo, o número de horas de enfermagem que devem ser consideradas, por cliente, nas 24 horas.