Exercícios Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Enfermagem, Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem, Superior

92 resolveram
30% média
Difícil
0 gabaritaram
2 Ótimo
15 Bom
56 Regular
19 Péssimo
A equipe de auditoria, após constatar irregularidade em uma conta hospitalar de um paciente X, verifica que há um motivo para aplicação de glosa total. De acordo o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – Federal, um dos motivos para glosa total é:
Considerando os conceitos do processo de auditoria, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É um processo sistemático, estruturado em duas etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria e a sua execução, podendo ou não ser elaborado relatório final.
( ) É um processo documentado, pois todos os seus procedimentos e produtos (papéis de trabalho, relatórios) devem ser registrados, segundo determinados padrões, de modo a assegurar sua revisão e a organização das constatações e evidências obtidas.
( ) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor.
( ) É um processo de avaliação objetiva, signifcando que na execução de suas atividades, o auditor se apoiará em fatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.
Em relação à auditoria em enfermagem, leia as frases abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. É a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente pela análise dos prontuários e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõem a conta hospitalar cobrada.
II. Pode ser entendida como uma avaliação sistemática da assistência de enfermagem, verificada por meio das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições destes.
III. O objetivo da auditoria de enfermagem é, essencialmente, a fiscalização da assistência que o profissional de enfermagem se propõe a oferecer à comunidade, ou que tem por obrigação social oferecer.
IV. A auditoria de enfermagem é realizada em hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde, exceto em ambulatórios e home care. 
Sobre as atividades de Enfermeiro Auditor, segundo a Resolução do COFEN no 266/2001, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É uma atividade privativa do Enfermeiro Auditor prestar consultoria, auditoria e emissão de pareceres sobre os serviços de Auditoria de Enfermagem.
( ) É uma atividade privativa do Enfermeiro Auditor atuar no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde.
( ) É uma atividade do Enfermeiro Auditor como integrante da equipe de Auditoria em Saúde atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistências de saúde.
( ) O Enfermeiro Auditor exerce suas atividades, exclusivamente, a partir de prévia autorização por parte do auditor médico.
Considerando a regulamentação da auditoria de enfermagem, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A auditoria na área de enfermagem é prevista na Lei no . 7.498/1986, que dispõe sobre regulamentação do exercício da enfermagem.
II. A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 260/2001 fixa a Auditoria como uma Especialidade de Enfermagem, de competência do Enfermeiro.
III. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro auditor tem direito de acesso ao prontuário do paciente, devendo registrar seu nome completo e número do registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), e interferir, quando necessário, nos registros de enfermagem e da equipe multiprofissional.
IV. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro Auditor, no cumprimento de sua função, tem o direito de visitar e entrevistar o paciente com objetivo de constatar a satisfação do mesmo com serviço prestado bem como a qualidade. Se necessário, também pode acompanhar procedimentos realizados.
____________ é o serviço de auditoria realizado por profissional enfermeiro contratado pela operadora de planos de saúde. É responsável pela auditoria realizada dentro das instalações dos prestadores de serviço, pela análise de contas hospitalares, após a alta do paciente. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa correta. A evolução da auditoria no Brasil está relacionada, primariamente, com a instalação das empresas de origem estrangeiras de auditorias independentes, por conta de seus investimentos. No setor público da saúde, antes de 1976, as atividades eram realizadas:
O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):
De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) para escolha do percentual que será auditado (amostragem), considerar a representatividade e o quantitativo de Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) apresentado. A Unidade com mais de 500 AIH, o percentual a ser auditado será de:
O Enfermeiro Auditor deve ter conhecimento sobre os conceitos de custos hospitalares. Considerando os conceitos de custos, correlacione as colunas abaixo, enumerando-as, de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.

(1)custos diretos
(2)custos indiretos
(3)custos variáveis
(4)custos fixos

( )Itens de custos que permanecem constantes, mesmo que ocorram alterações de volume de serviços, dentro de uma determinada capacidade de produção.
( )Custos identificados com os centros de custos. Exemplos: pessoal, consumo de medicamentos e materiais.
( )Calculados por meio de rateio. Exemplos: aluguel, energia e água.
( )Custos que variam à mesma proporção do volume de atendimento do hospital.