← Mais simulados

Simulado: Exercícios de Migração, Refugiados e Demografia com Gabarito

Simulados, Provas e Questões - Exercícios de Migração, Refugiados e Demografia com Gabarito. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

55 resolveram
37% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
17 bom
28 regular
9 péssimo
Compartilhe:

Muitas capitais brasileiras merecem destaque, seja por sua participação na economia do País, seja por sua concentração populacional ou pelo seu contexto histórico. Isso posto, considere as características abaixo:

1- A cidade possui um importante acervo histórico e arquitetônico, além de suas belezas naturais que atraem vários turistas.
2- Foi a primeira capital do Brasil e possui belas construções do período colonial.
3- É uma cidade histórica com importantes marcos arquitetônicos do período áureo da borracha.
4- A cidade viveu um breve período holandês, mas com grandes contribuições à arquitetura, ao urbanismo e ao paisagismo, principalmente no período da administração do Conde Maurício de Nassau.
5- É uma das cidades mais quentes do País e está situada exatamente no centro da América do Sul.

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem, as capitais brasileiras que correspondem às características acima: 
De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Estado de Goiás ultrapassou a marca dos 6 milhões de habitantes. Quanto à dinâmica demográfica do Estado, assinale a alternativa correta.
“O Pacto Mundial para a Migração da ONU é aprovado em conferência no Marrocos (...) Representantes de quase 160 países aprovaram formalmente o Pacto Mundial para migração das Nações Unidas nesta segunda-feira (10), em Marrakech, no Marrocos”
(disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/10/pacto-mundial-para-a-migracao-da-onu-adotado-oficialmente.ghtml).

Acerca de tal pacto global é incorreto afirmar:
Considere o texto que aborda a imigração no Brasil contemporâneo.

Os venezuelanos chegam ao Brasil fugindo da crise econômica intensa instalada no país vizinho. De 2015 a junho deste ano, 56,7 mil venezuelanos procuraram a Polícia Federal. Nesse período, 35,5 mil pediram refúgio e 11,1 mil solicitaram residência no Brasil. Em abril, o governo deu início a um processo de distribuição de imigrantes venezuelanos concentrados na Amazônia para outras unidades da federação, no chamado processo de interiorização.

Metade dos imigrantes da Venezuela já deixou o Brasil, Jornal do Brasil, Nacional, 18 jul. 2018, p.4. Adaptado.

Essa chegada de imigrantes venezuelanos ao Brasil ocorre pelo seguinte estado:
Segundo o último grande Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a maioria da população residente de Ji-Paraná tem como lugar de nascimento a seguinte região brasileira:
Considere as características demográficas:

I. Predomínio da população em idade adulta, entre 20 e 59 anos.
II. Forte presença da população na zona rural.
III. População indígena representa 15% da população total.
IV. Altas taxas de natalidade e fecundidade.
V. Aumento da expectativa de vida da população.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015, a população do Amapá reunia APENAS as características 
A segunda metade do século XIX foi marcada por intenso fluxo populacional planetário. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que:
A partir de 1950 verifica-se uma aceleração do movimento migratório no país, fenômeno que se impõe nos decênios seguintes em um nível consideravelmente mais elevado. [...] Desse modo, a população brasileira tem uma movimentação cada vez maior, misturando, sobre todo o território, pessoas das mais diversas origens estaduais.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil – Território e Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.212.

A situação retratada acima tem estreita associação com os seguintes fatores:
Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 pessoas receberam status de refugiados do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano (2015). Trata-se da nacionalidade com mais refugiados reconhecidos no Brasil.

O número é superior ao dos Estados Unidos (1.243) e ao de países no sul da Europa que recebem grandes quantidades de imigrantes ilegais.

(Adaptado de: http://www.bbc.com/portuguese/noticias)

Os refugiados citados na notícia têm origem
Em setembro de 2015, o mundo voltou suas atenções para a crise global de refugiados e de migrantes após o corpo de uma criança de três anos ser encontrado em uma praia da Turquia. Sua imagem tornou-se símbolo do crescente fluxo de pessoas que fogem de conflitos armados em diversas partes do mundo. A família dessa criança estava fugindo da  

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!