Simulado Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Conhecimentos Gerais (Sustentabilidade e Aquecimento Global). Prova com Exercícios de Ensino Superior com Gabarito.

  • 2 Resolveram
  • 35% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim2 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 59831.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • Bioma é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.” (Barreto, 2014)

    Sobre o Bioma Pantanal, assinale a alternativa correta: 
  • 2 - Questão 59832.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

    I. No Brasil, o uso de águas pluviais nas construções sustentáveis urbanas é recomendado somente para ingestão humana.
    II. A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia.
    III. Nas compras públicas, comumente o preço de um produto não considerava os custos das externalidades negativas. Essa foi uma das razões para a Lei nº 12.349/10 alterar a Lei nº 8.666/93, com possibilidade de inclusão de critérios ambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras.
    IV. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os sistemas de devolução dos resíduos aos geradores serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. Essa questão envolve a logística reversa. 
  • 3 - Questão 59833.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • A respeito do acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais, assinale a afirmativa incorreta.
  • 4 - Questão 59834.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • Agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos e biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, nas pastagens, na proteção das florestas, nativas ou implantadas, cuja finalidade é defender a plantação de insetos, fungos, pragas e ervas daninhas, ou qualquer outro ser vivo considerado nocivo. Sobre os recentes embates a respeito do assunto, assinale a opção INCORRETA.
  • 5 - Questão 59835.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • Haja visto que as preocupações ambientais no mundo, a rotulagem de produtos e a certificação ambiental de organizações podem ser destacados como ações de foco ambiental que vêm exercendo impacto crescente no comércio internacional.

    A respeito do assunto, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

    ( ) A análise do ciclo de vida considera os impactos ambientais dos produtos somente após a venda final, não considerando as etapas anteriores de fabricação.
    ( ) A certificação ambiental pode ser concedida apenas para empresas que geram produtos que apresentam impacto em seu método de fabricação.
    ( ) A aplicação da norma ISO 14000, que trata do gerenciamento ambiental, norteia a ação das empresas que querem melhorar seu desempenho ambiental, porém não possibilita a padronização de avaliação e sistematização de processos ambientalmente corretos.
    ( ) A certificação ambiental, em específico, surgiu da necessidade de atestar os produtos que possuem um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental, desde a aquisição até a disposição final de resíduos.

    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • 6 - Questão 59836.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • “____________ é a primeira metrópole brasileira a adotar uma medida prática de combate a um pesadelo ambiental. A Vigilância Sanitária começou nesta quinta-feira (19/7) a verificar quem está seguindo a nova lei que proibiu o uso de canudos plásticos na cidade. A luta contra os canudos plásticos inspirou várias campanhas na internet. "Estima-se que cerca de um bilhão de canudos são descartados todos os dias no mundo", diz Mateus Solano em uma delas. "Quando descartados no meio ambiente levam 450 anos para se decompor", fala Fabiana Karla. "E eles ficam, em média, cinco minutos na nossa boca", completa Nathalia Dill.” (Fonte: www.g1.globo.com – 19/7/18).

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto jornalístico acima.
  • 7 - Questão 59837.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • “Atualmente, uma das principais fontes de contaminação ambiental por mercúrio são os garimpos de ouro. O mercúrio é um metal pesado que se deposita no organismo humano e seus compostos têm como alvos primários de toxicidade os sistemas nervoso central, urinário e cardiovascular” (Relatório de Avaliação da exposição ambiental ao mercúrio proveniente de atividade garimpeira de ouro na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Amazônia, Brasil, 2016).

    Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  • 8 - Questão 59838.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • O Projeto da Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste é uma ação do governo federal que integra a política nacional para os recursos hídricos, visando solucionar o problema da seca que acomete a região do semiárido brasileiro.

    A respeito dos impactos desse projeto, analise as afirmativas a seguir.

    I. Entre as regiões beneficiadas pelos dois eixos da transposição do rio São Francisco estão o sertão do Ceará, do Piauí e do Maranhão, ao norte, e o agreste pernambucano e paraibano, a leste.
    II. Entre os impactos positivos esperados constam o aumento da oferta e da garantia hídrica de abastecimento humano e animal para toda a região receptora, e a dinamização da economia regional.
    III. Entre os impactos negativos denunciados constam a modificação da composição das comunidades biológicas aquáticas nativas das bacias receptoras e a interferência no patrimônio cultural ribeirinho.

    Está correto o que se afirma em
  • 9 - Questão 59839.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • A água é um paradoxo brasileiro. Temos as maiores reservas de água doce do mundo (12,8%), mas a maior parte está na região amazônica fora do alcance da maioria da população. A ilusão de abundância gerou um cenário de desperdício e a crença de que a água nunca iria faltar. As chuvas causam catástrofes imediatas, mas a seca é o principal desastre natural do Brasil. Hoje vivemos num cenário de crise hídrica recente ou em curso no semiárido, no Distrito Federal, no Sistema Cantareira (SP) e em Paraíba do Sul (RJ).

    Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2018. Adaptado.

    Além dos desastres naturais, o consumo descontrolado também contribui para a redução da disponibilidade de água.

    Qual fator econômico é responsável, no Brasil e no mundo, pela maior fatia de consumo desse recurso?
  • 10 - Questão 59840.   Conhecimentos Gerais - Sustentabilidade e Aquecimento Global - Nível Superior
  • Em um mapeamento global, o Brasil, que é considerado o país mais violento do mundo contra ambientalistas, pelo levantamento da organização Global Witness, é também um dos piores em termos de conflitos ambientais. Três desastres marcam a inserção do país entre aqueles com os piores conflitos ambientais do mundo:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!