Exercícios sobre Questões Sociais com Gabarito - Conhecimentos Gerais

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Questões Sociais com Gabarito - Conhecimentos Gerais). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

16 resolveram
74% acertos
Fácil
2 gabaritaram
7 ótimo
9 bom
0 regular
0 péssimo

1Questão 59861. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir. 

Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão. 

2Questão 59862. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente. 

Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras. 

3Questão 59863. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue o próximo item. 

Tendo em vista que a maioria dos alunos da EJA são trabalhadores, a legislação vigente permite que as unidades de ensino ofereçam essa modalidade no período noturno, bem como organizem seus currículos e metodologias de forma adequada ao perfil específico dos alunos.

4Questão 59864. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue o próximo item. 

As referidas diretrizes contemplam a oferta de exames supletivos para efeito de certificado de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio.

5Questão 59865. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

Além de desejável, a utilização da tecnologia digital na sala de aula é condição necessária para que o professor possa ter recursos materiais de inovação pedagógica. 

6Questão 59866. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

Mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades, o que pede políticas para enfrentar os problemas urbanos: falta de habitação, de saneamento, de saúde e de educação.
[...]

O crescimento da população e a ocupação dos terrenos nas grandes cidades e cidades vizinhas levaram ao surgimento de vilarejos e de grandes regiões metropolitanas a partir dos anos 1970 [...]. (MONTOIA, 2010, p. 52-53).

O aprofundamento da desigualdade social é uma das características da urbanização acelerada que levou ao déficit habitacional e à consequente favelização, à falta de infraestrutura e ao aumento da violência urbana, principalmente nas áreas periféricas das grandes cidades brasileiras.

7Questão 59867. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

A ideia romântica de que vivemos numa nação livre de preconceito racial se deve muito ao antropólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Em Casa Grande & Senzala (1933), Freyre defendeu a tese de um antagonismo camarada e harmonioso entre as três principais etnias que constituíram o povo brasileiro: os colonizadores portugueses, os escravos africanos e os indígenas nativos do continente. [...] (FERREIRA, 2010, p. 179).

As diferenças sociais entre as etnias que formam o povo brasileiro foram eliminadas pelas diversas políticas públicas implantadas pelo governo, por ações afirmativas — como a reserva de cotas para negros em todas as universidades públicas e privadas do País — e pelo Programa Bolsa Família, que elevou a expectativa de vida das populações negras e indígenas para o mesmo patamar daquela experimentada pelos brancos e igualou os níveis salariais entre estes e os negros.

8Questão 59868. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

[...] a Unesco classifica o Brasil com Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) médio, que caminha na direção certa, mas ainda precisa andar muito para alcançar o primeiro grupo dos países com bom nível de educação. (TACIRO; KANNO, 2011, p. 28).

Entre os problemas enfrentados pela educação no Brasil, está o baixo índice de matrícula no ensino fundamental e o alto índice de analfabetismo, sendo que os alunos do ensino médio têm apresentado excelente desempenho nos programas internacionais que avaliam o conhecimento e a capacidade de leitura, e as desigualdades regionais na educação têm sido praticamente inexistentes.

9Questão 59869. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue o item que se segue.

Um dos marcos simbólicos da ocupação dos morros por forças do Estado foi o hasteamento da bandeira do Brasil em ponto estratégico do Complexo do Alemão.

10Questão 59870. Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, CESPE, Ensino Superior

Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue o item que se segue.

Ao final do mês de novembro, policiais apoiados por tropas federais invadiram e ocuparam a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.