Simulado Exercícios sobre Questões Sociais com Gabarito - Conhecimentos Gerais

Simulado com 10 Questões de Conhecimentos Gerais (Questões Sociais). Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca CESPE com Gabarito.

  • 1 Resolveram
  • 80% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 0 Bom
  • barra ruim0 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 59861.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir. 

    Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão. 
  • 2 - Questão 59862.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente. 

    Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras. 
  • 3 - Questão 59863.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue o próximo item. 

    Tendo em vista que a maioria dos alunos da EJA são trabalhadores, a legislação vigente permite que as unidades de ensino ofereçam essa modalidade no período noturno, bem como organizem seus currículos e metodologias de forma adequada ao perfil específico dos alunos.
  • 4 - Questão 59864.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), julgue o próximo item. 

    As referidas diretrizes contemplam a oferta de exames supletivos para efeito de certificado de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio.
  • 5 - Questão 59865.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

    Além de desejável, a utilização da tecnologia digital na sala de aula é condição necessária para que o professor possa ter recursos materiais de inovação pedagógica. 
  • 6 - Questão 59866.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • Mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades, o que pede políticas para enfrentar os problemas urbanos: falta de habitação, de saneamento, de saúde e de educação.
    [...]

    O crescimento da população e a ocupação dos terrenos nas grandes cidades e cidades vizinhas levaram ao surgimento de vilarejos e de grandes regiões metropolitanas a partir dos anos 1970 [...]. (MONTOIA, 2010, p. 52-53).

    O aprofundamento da desigualdade social é uma das características da urbanização acelerada que levou ao déficit habitacional e à consequente favelização, à falta de infraestrutura e ao aumento da violência urbana, principalmente nas áreas periféricas das grandes cidades brasileiras.
  • 7 - Questão 59867.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • A ideia romântica de que vivemos numa nação livre de preconceito racial se deve muito ao antropólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Em Casa Grande & Senzala (1933), Freyre defendeu a tese de um antagonismo camarada e harmonioso entre as três principais etnias que constituíram o povo brasileiro: os colonizadores portugueses, os escravos africanos e os indígenas nativos do continente. [...] (FERREIRA, 2010, p. 179).

    As diferenças sociais entre as etnias que formam o povo brasileiro foram eliminadas pelas diversas políticas públicas implantadas pelo governo, por ações afirmativas — como a reserva de cotas para negros em todas as universidades públicas e privadas do País — e pelo Programa Bolsa Família, que elevou a expectativa de vida das populações negras e indígenas para o mesmo patamar daquela experimentada pelos brancos e igualou os níveis salariais entre estes e os negros.
  • 8 - Questão 59868.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • [...] a Unesco classifica o Brasil com Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE) médio, que caminha na direção certa, mas ainda precisa andar muito para alcançar o primeiro grupo dos países com bom nível de educação. (TACIRO; KANNO, 2011, p. 28).

    Entre os problemas enfrentados pela educação no Brasil, está o baixo índice de matrícula no ensino fundamental e o alto índice de analfabetismo, sendo que os alunos do ensino médio têm apresentado excelente desempenho nos programas internacionais que avaliam o conhecimento e a capacidade de leitura, e as desigualdades regionais na educação têm sido praticamente inexistentes.
  • 9 - Questão 59869.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue o item que se segue.

    Um dos marcos simbólicos da ocupação dos morros por forças do Estado foi o hasteamento da bandeira do Brasil em ponto estratégico do Complexo do Alemão.
  • 10 - Questão 59870.   Conhecimentos Gerais - Questões Sociais - Nível Superior - CESPE
  • Acerca da violência que se verifica no Rio de Janeiro e das ações policiais contra gangues de traficantes e milícias que ocorreram nos morros cariocas ao longo do ano de 2010, julgue o item que se segue.

    Ao final do mês de novembro, policiais apoiados por tropas federais invadiram e ocuparam a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!