Exercícios Conhecimentos Gerais sobre Saúde com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Conhecimentos Gerais sobre Saúde com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

13 resolveram
52% acertos
Médio
1 gabaritaram
2 ótimo
5 bom
6 regular
0 péssimo

1Questão 59891. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

Leia a notícia abaixo:

DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído para conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e prevenção. O câncer é 2ª maior causa de morte no Brasil, atrás apenas do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O alerta é para o câncer de próstata nos homens e o de mama nas mulheres, pois são os mais frequentes nesses grupos.

Fonte: http://www.rionovo.mg.gov.br/dia-nacional-do-combate-ao-cancer/

Qual o dia Nacional de combate ao câncer ?

2Questão 59892. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

A respeito do Aedes Aegypti, assinale a afirmativa incorreta.

3Questão 59893. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou no dia 09 de julho de 2018 a ocorrência de dois casos de sarampo no Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. Desde a primeira suspeita da circulação de sarampo, a SES e a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro têm trabalhado em parceria. Pelo menos 17 casos suspeitos estão sendo investigados.

(Fonte adaptada: istoe.com.br >acesso em 09 de julho de 2018)

Os recentes casos de sarampo no Brasil colocaram as autoridades sanitárias e de saúde em alerta para um surto da doença. Com base nas notícias de veiculação nacional, é correto afirmar sobre o sarampo:

4Questão 59894. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

O Ministério da Saúde anunciou no dia 05 de julho de 2018 o lançamento de um plano para eliminar a hepatite C até 2030. A estratégia prevê a redução das etapas para o diagnóstico da doença e a ampliação da testagem em grupos considerados prioritários (como pessoas vivendo com HIV/AIDS, pacientes que fazem diálise, usuários de drogas e bebês de mães que têm hepatite C).

(Fonte adaptada: noticias.uol.com.br >acesso em 06 de julho de 2018)

Além da hepatite C, existem também os seguintes tipos de hepatite, exceto:

5Questão 59895. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

O Ministério da Saúde anunciou no dia 05 de julho de 2018 o lançamento de um plano para eliminar a hepatite C até 2030. A estratégia prevê a redução das etapas para o diagnóstico da doença e a ampliação da testagem em grupos considerados prioritários (como pessoas vivendo com HIV/AIDS, pacientes que fazem diálise, usuários de drogas e bebês de mães que têm hepatite C).

(Fonte adaptada: noticias.uol.com.br >acesso em 06 de julho de 2018)

Além da hepatite C, existem também os seguintes tipos de hepatite, exceto:

6Questão 59896. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

Um caso da Febre do Nilo Ocidental confirmado em um cavalo, no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, está colocando em alerta as autoridades sanitárias do País. O primeiro caso em humano foi registrado em 2014, em um vaqueiro de Aroeiras do Itaim, no interior do Piauí. Ele se curou, mas ficou com sequelas.

(Fonte adaptada: https://saude.estadao.com.br >acesso em 21 de junho de 2018)

Sobre a Febre do Nilo Ocidental é correto afirmar que:

7Questão 59897. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

“Entre 1991 e 2010, a população residente em setores urbanos conhecidos como aglomerados subnormais aumentou em mais de 60%, passando de pouco menos de sete milhões para 11,4 milhões, segundo o Censo demográfico do IBGE” (IBGE, 2018, pág. 18). Os aglomerados subnormais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são caracterizados pela ausência ou precariedade de serviços básicos.

Assinale a alternativa incorreta a respeito dos serviços básicos ausentes ou precários em questão:

8Questão 59898. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

Biólogo brasileiro aposta em medicamento contra hepatite C para curar o Zika vírus.

De acordo com Muotri, pesquisa pode levar medicamento contra Zika mais rápido ao mercado, por usar substância já aprovada para hepatite C. Enquanto cientistas e empresas farmacêuticas corriam contra o tempo para criar, do zero, uma vacina contra o Zika vírus, o biólogo Alysson Muotri estava olhando para o outro lado.

A hipótese dele era de que remédios que já estão no mercado e são usados contra outras doenças poderiam também ser efetivos contra o Zika vírus, que causou alterações neurológicas em mais de 3 mil crianças no Brasil entre 2015 e 2017.

As evidências científicas apontam para a possibilidade de Muotri ter acertado em sua aposta. Em estudo publicado em janeiro na revista Scientific Reports, do prestigioso grupo Nature, a equipe de Muotri diz que o remédio Sofosbuvir, usado no tratamento de hepatite C, pode curar a infecção por Zika e impedir também a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante a gravidez.
[...].

(i) A pesquisa se dividiu entre a Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, onde Muotri coordena o Programa de Células-tronco, e o Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
(ii) De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, desde outubro de 2015 até dezembro de 2017, foram confirmados 3.037 casos suspeitos de bebês com alterações no crescimento e desenvolvimento, possivelmente relacionadas à infecção pelo Zika.
(iii) No mundo, mais de 70 países registraram a doença e pelo menos 26 apresentaram casos de Síndrome congênita do Zika em crianças.

(Camilla Costa - Da BBC Brasil em São Paulo. Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42849555. Acesso em 03/02/2018. Acesso em 05/02/2018).

Assinale a alternativa que faz a afirmação verdadeira sobre os itens.

9Questão 59899. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

Leia atentamente a seguinte notícia jornalística sobre a relação entre saúde e meio ambiente.

“Enquanto aumenta a quantidade de casos de febre amarela no Rio de Janeiro, macacos - que não são transmissores - tornaram-se vítimas não só da doença, mas também da população. A Vigilância Sanitária já recolheu quase trinta primatas mortos somente este mês. Especialistas alertam que a morte dos animais prejudica o sistema de vigilância contra a doença, uma vez que eles funcionam como o primeiro alerta da circulação do vírus pela região.”

(Jornal O Globo, 23/01/18, com adaptações).

A este respeito, assinale a alternativa que indica a forma como a febre amarela é transmitida.

10Questão 59900. Noções de Saúde, Conhecimentos Gerais sobre Saúde, Ensino Superior

A denominação Outubro Rosa é dada a um movimento mundial, que tem como objetivo: