Exercícios sobre Trabalho, Transporte e Previdência com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Trabalho, Transporte e Previdência com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

5 resolveram
28% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
5 regular
0 péssimo

1Questão 59901. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

Considere o texto sobre inovação tecnológica.

Os altos custos para se ter um carro próprio e o crescente congestionamento nas grandes cidades estão fazendo com que as pessoas busquem novas alternativas para se locomover, a maioria delas a um botão de distância para serem acessadas. A facilidade de escolher a maneira de ir de um local a outro usando apenas o smartphone tem nome e um mercado promissor, que está apenas no início: Mobility as a Service (MaaS) ou Mobilidade como um Serviço, em português. A ideia é justamente que se pague apenas pelos serviços utilizados para locomoção em vez de comprar e manter um carro, por exemplo. A iniciativa de ter várias formas de transporte em um só local teve uma companhia finlandesa como pioneira, pela qual o usuário de seu aplicativo pode optar por pacotes que incluem acesso a ônibus e bicicletas, além de táxis e aluguel de carros. O usuário pode, ainda, optar por usar o app de graça, pagando apenas pelos serviços que utilizar. Na Ásia, a chinesa Didi Chuxing oferece locação de bicicletas integrada a serviços de ônibus. Em Cingapura, a Grab, líder do Sudeste Asiático, oferece a locação de bicicletas e patinetes elétricos.

RIBBE, F. Você sabe o que é MaaS? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jul. 2018, Opinião, p. 9. Adaptado.

A mencionada inovação no setor de mobilidade aponta para a seguinte tendência:

2Questão 59902. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

A Lei no 4.214, de 2 de março de 1964, conhecida como Estatuto do Trabalhador Rural, foi produto de um contexto histórico marcado

3Questão 59903. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 27.04.2018, indicadores referentes ao desemprego no Brasil, levantados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

(https://exame.abril.com.br. 27.04.2018, acessado em 17.05.2018)

Dentre os resultados apresentados, destaca-se:

4Questão 59904. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

De acordo com a Lei nº 6.107, de 27 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Maranhão, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório. Sobre o estágio probatório são feitas as seguintes afirmações:

I. O estágio tem a duração de 18 meses, prorrogáveis por mais 4 meses a critério do superior hierárquico.
II. A assiduidade e a produtividade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.
III. Findo o estágio, o servidor aprovado adquirirá estabilidade, caso contrário será exonerado.

Está correto o que se afirma APENAS em  

5Questão 59905. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

As rodovias federais brasileiras são classificadas pelas letras iniciais BR seguidas por três dígitos numéricos. As rodovias que começam BR 1xx cortam o país em que sentido?

6Questão 59906. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

Os benefícios e auxílios concedidos pelo Governo costumam gerar muitos debates. Entre estes itens está o auxílio-reclusão, um benefício previdenciário. Sobre esse auxílio, analise as assertivas abaixo:

I. Visa garantir a proteção e sobrevivência da família do detento durante seu encarceramento.
II. Para que seja cedido o benefício, o detento precisa ter contribuído regularmente com a Previdência Social.
III. O valor a ser recebido muda de acordo com as contribuições de cada segurado.
IV. O benefício é depositado mensalmente em conta-poupança e o detento só tem acesso ao dinheiro quando está em liberdade.
V. O benefício é exclusivo para detentos de baixa renda. No entanto, é pago aos familiares e dependentes do preso, que devem preencher uma série de requisitos para serem considerados como tal.

Quais estão corretas?

7Questão 59907. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

A medicina previdenciária no Brasil data de 1923, quando o governo instituiu, pela Lei Eloy Chaves:

8Questão 59908. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

Em conformidade com as Disposições Gerais determinadas no art. 37 da Constituição de 1988, a lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: 

I. As reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços.
II. O acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, facultando observação do disposto no art. 5°, X, referentes à remuneração dos servidores públicos.
III. A disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.

Está(ao) CORRETA(S) a(s) Afirmativa(s): 

9Questão 59909. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

Complete a lacuna do trecho abaixo com a alternativa CORRETA:

__________ INSS sobre a efetiva exposição do trabalhador a agentes nocivos, quais foram as atividades realizadas por período trabalhado, o(s) cargo(s) ocupado(s), local(ais) de trabalho entre outros, durante a sua vida laboral na empresa, sendo este utilizado pelo INSS para fins de aposentadoria especial.

10Questão 59910. Conhecimentos Gerais, Trabalho e Transporte e Previdência, Ensino Superior

Em se tratando de boas maneiras no local de trabalho é INCORRETO: