Exercícios sobre Urologia com Gabarito - Medicina

Responda as 12 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Urologia com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

12 questões Medicina, Urologia, Ensino Superior

9 resolveram
31% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
1 bom
2 regular
5 péssimo

1Questão 59989. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Mulher, 88 anos, tem infecção urinária de repetição, por Candida glabrata. Interna novamente com queda do estado geral, sintomas urinários e dor lombar, além de febre de 37,8 ºC. Foi colhida nova urocultura que revelou a presença do mesmo agente.

A conduta correta, nesse momento, será prescrever

2Questão 59990. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Uma paciente de 62 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial por incontinência urinária de esforço, refere que foi submetida a tratamento cirúrgico por essa mesma doença há cerca de 20 anos. Levou descrição cirúrgica na qual se registra “incisão da mucosa da parede vaginal anterior, dissecção da fáscia vesicovaginal e plicatura desta na linha média”.

Tendo em vista esse caso clínico, é correto afirmar que o procedimento mencionado recebe o nome de

3Questão 59991. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Uma paciente de 48 anos de idade queixa-se de incontinência urinária aos esforços. Apresenta polifarmácia, utilizando diariamente ciclopenzaprina, baclofeno e amitriptilina para dor crônica, além de ter iniciado acompanhamento com profissional não médico, que recomendou uso de fenilpropanolamina e estradiol.

No que se refere a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o medicamento que pode estar relacionado com as queixas de incontinência da paciente.

4Questão 59992. Medicina, Urologia, Ensino Superior

A doença que frequentemente evolui para insuficiência renal dialítica, que se associa à presença de aneurismas cerebrais saculares, tem como achado característico

5Questão 59993. Medicina, Urologia, Ensino Superior

A insuficiência renal aguda relacionada ao uso de contraste iodado endovenoso é um problema frequente em pacientes hospitalizados. A medida preventiva suportada por evidências de boa qualidade é

6Questão 59994. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Considere a composição básica de três cálculos biliares.

I. Colesterol.
II . Pigmento marrom.
III . Pigmento negro.

Em sistema biliar, a multiparidade, anemia falciforme e infecção bacteriana associam-se, respectivamente, às litíases 

7Questão 59995. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Um homem de 33 anos, com antecedente de nefrolitíase, procura o pronto-socorro com dor aguda, lancinante no flanco esquerdo, com irradiação para fossa ilíaca e canal inguinal do mesmo lado, há 1 hora. Um exame de urina é solicitado e são administrados cetoprofeno e dipirona IV. Alguns minutos depois, o paciente passa a apresentar rash eritematoso difuso, taquicardia e respiração acelerada com estridor laríngeo.

O tratamento de escolha deve ser a administração imediata de

8Questão 59996. Medicina, Urologia, Ensino Superior

São cálculos decorrentes de infecção do trato urinário. Predominam em mulheres, associam-se a bactérias produtoras de urease que elevam pH urinário.

O texto acima refere-se a cálculos de

9Questão 59997. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Doença de Berger, ou nefropatia por IgA, é uma das mais frequentes formas de lesão renal, é diagnosticada, mais comumente, pela presença de

10Questão 59998. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Um paciente com doença glomerular apresenta níveis de complemento normais. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as abaixo é:

11Questão 59999. Medicina, Urologia, Ensino Superior

Hipostenúria está presente em quase todos os pacientes com esta doença. Isostenúria, acidose tubular renal e diminuição da excreção de potássio são sinais de disfunção da medula renal.

O texto acima refere-se a

12Questão 60000. Medicina, Urologia, Ensino Superior

São índices de atividade da nefrite lúpica:

Conteúdo recomendado...