Simulado: Exercícios Cardiologia e Alterações Vasculares com Gabarito - Medicina

10 questões Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Cardiologia e Alterações Vasculares com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

8 resolveram
30% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
2 bom
4 regular
2 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 60021. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Paciente de 65 anos, sexo masculino, apresenta valores de pressão arterial repetidamente em 159 x 99 mmHg e um risco cardiovascular considerado moderado. Neste momento, recomenda-se, além de mudanças no estilo de vida a introdução de

2Questão 60022. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Mulher, 18 anos teve diagnóstico de tromboembolismo venoso há 9 meses, quando foi medicada com varfarina durante 3 meses. Após 2 meses da suspensão da medicação, apresentou tromboembolismo pulmonar e tratada com heparina na fase aguda. Na alta hospitalar foi orientada a usar rivaroxabana 20 mg/dia, por tempo indeterminado. Após 3 meses do início desta medicação, constatou-se aparecimento de edema de membros inferiores. Nega tabagismo, etilismo, uso de anticoncepcional ou de qualquer outra medicação concomitante. Não há histórico de doenças autoimunes ou trombose na família. Exames laboratoriais: ureia = 29 mg/dL; creatinina = 0,8 mg/dL; colesterol total = 380 mg/dL; triglicerídeos = 290 mg/dL; albumina = 2,2 g/dL. A urina tipo I evidenciou a presença de proteinúria 4+.

Com base nos dados clínicos e laboratoriais, assinale a afirmativa correta.

3Questão 60023. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Com relação ao manuseio de pacientes com hipertensão arterial sistêmica, é correto afirmar:

4Questão 60024. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Um paciente, após sofrer um infarto de miocárdio, é entrevistado pela equipe de saúde de um serviço assistencial, no tocante à sua dieta, ao consumo de drogas e tabaco, às suas atividades físicas, laborais, sexuais e lúdicas habituais. No momento da alta hospitalar, com base nas informações, a equipe o orienta sobre as melhores opções para retomar sua vida cotidiana gradativamente. Esses procedimentos

5Questão 60025. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Um estudo, com duração prevista de pelo menos 30 anos, tem o objetivo de avaliar a influência de determinados fatores na ocorrência de doenças cardiovasculares na população adulta de uma comunidade. A equipe de pesquisadores opta por um desenho epidemiológico de difícil execução, mas que terá um alto poder analítico e permitirá o cálculo do risco relativo.

Trata-se de um

6Questão 60026. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Homem, 66 anos, tem diagnóstico de hipertensão arterial e antecedente de câncer de próstata tratado com bloqueador hormonal. Procura atendimento médico com quadro de cefaleia progressiva nos últimos 30 dias, de característica latejante e intensidade variável. A dor é localizada na região frontotemporal esquerda e desde o início do quadro, apresentou febre baixa e redução ponderal discreta. Há aproximadamente 10 dias, durante crise de dor, percebeu dificuldade para enxergar com o olho esquerdo e teve fadiga muscular e câimbras na bochecha enquanto mastigava numa refeição.

A principal hipótese diagnóstica, com base na história apresentada, é de

7Questão 60027. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Denomina-se angiotécnica aquela usada para visualização de:

8Questão 60028. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Em relação à investigação de paciente com suspeita clínica de hipertensão secundária, assinale a alternativa em que a doença e suas respectivas alterações estão INCORRETAS.

9Questão 60029. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Mulher, 39 anos, foi submetida a procedimento cirúrgico de safenectomia bilateral. No pós-operatório imediato, apresentou cefaleia holocraniana de forte intensidade, que melhorava imediatamente ao se deitar. Realizada ressonância magnética que evidenciou impregnação paquimeníngea difusa e simétrica do gadolínio.

Assinale a alternativa que indica o procedimento terapêutico mais adequado nesse caso.

10Questão 60030. Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Ensino Superior

Homem, 57 anos, obeso, diabético tipo II, submetido à angioplastia coronária com implante de stent há 2 anos, comparece em consulta de rotina com pressão arterial de 170 x 100 mmHg. A medida é repetida e confirmada e coincide com medidas residenciais do paciente. Está assintomático, o exame físico é normal e os exames laboratoriais mostram a função renal normal. A análise do exame de urina indica a presença de proteinúria +/4+.

A conduta correta em relação ao tratamento da hipertensão arterial é prescrever