Exercícios sobre Doenças Infecto-Parasitárias com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Doenças Infecto-Parasitárias com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

8 resolveram
38% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
3 bom
4 regular
1 péssimo

1Questão 60101. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

A primeira infecção do herpes genital e as recorrências devem ser tratadas, preferencial e respectivamente, por

2Questão 60102. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, a forma intestinal da amebíase é mais bem tratada, em primeira escolha, com

3Questão 60103. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Homem, 22 anos, procura atendimento médico por quadro de febre aferida, náuseas, dores pelo corpo, cefaleia e inapetência há cinco dias. Há dois dias notou aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo, inclusive em palma das mãos e planta dos pés. Refere que todo o quadro se iniciou abruptamente, 7 dias após viagem para o interior de Minas Gerais, onde andou a cavalo, nadou em lagoa, andou por trilhas. Exame físico: regular estado geral, corado, hidratado, anictérico, febril (38,2 ºC), com frequência cardíaca de 68 bpm, PA = 110 x 70 mmHg e FR = 20 ipm; presença de maculopápulas pelo corpo, com componente petequial, inclusive em palma das mãos e planta dos pés.

Assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico mais provavelmente envolvido no caso em questão.

4Questão 60104. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Homem, 25 anos, refere relações homo e heterossexuais desprotegidas, apresenta as seguintes sorologias, após consulta de rotina: HBsAg negativo; AntiHBe negativo; anticorpo anti-HBs positivo; anticorpo anti-HBc IgG positivo; anti-HBc IgM negativo; anti-HCV negativo; anti-HIV negativo. A análise do quadro sorológico sugere

5Questão 60105. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti transmitem diversas doenças infecciosas como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, apresentando maior incidência nos meses de verão. A gravidade e o quadro clínico dessas patologias são variáveis, necessitando sempre da atenção e cuidado no manejo clínico de tais pacientes.

Com relação às doenças febris pode-se afirmar:

6Questão 60106. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Lesão muscular e atrofia podem ser observadas em pacientes com HIV. Qual dos seguintes mecanismos não gera problemas musculares, nesta população de pacientes?

7Questão 60107. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Hanseníase histoide é variante clínica de:

8Questão 60108. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Doentes de hanseníase paucibacilar com intolerância a dapsona podem ser tratados com:

9Questão 60109. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Dentre os marcadores sorológicos listados a seguir, assinale a alternativa que apresenta aquele que confirma imunidade adquirida contra o vírus da hepatite B.

10Questão 60110. Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Ensino Superior

Homem, 46 anos, refere tuberculose tratada, corretamente, aos 27 anos, com cura após acompanhamento regular com seu pneumologista. Desde então, apresenta catarro matinal, não diário, em razoável volume. Relata que tal ocorrência não afeta sua vida e consegue manter atividades laboral e física normais. Há três dias, está expectorando com laivos de sangue, sem febre e sem queda do estado geral.

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto correto de medidas terapêuticas para esse paciente, neste momento, com base na história clínica e principal hipótese diagnóstica.