Exercícios sobre Farmacologia e Anestesiologia com Gabarito - Medicina

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Farmacologia e Anestesiologia com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

10 resolveram
19% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
5 regular
4 péssimo

1Questão 60181. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Qual das opções apresenta menor probabilidade de estar associada ao aumento do risco da Síndrome das pernas inquietas?

2Questão 60182. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

A Oxcarbazepina é um derivado estrutural da carbamazepina. Qual das opções é verdadeira sobre a oxcarbazepina, em comparação com a carbamazepina?

3Questão 60183. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Mulher de 45 anos de idade é atendida com o relato de episódios súbitos de ansiedade, tontura, sudorese, palpitações, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamento e tremores em extremidades frequentes, iniciados há quase 2 anos. Ela não sabe explicar como ou por que os ataques acontecem e têm afetado bastante a sua vida cotidiana. Uma vez decidido iniciar o tratamento medicamentoso de longo prazo para a condição, na ausência de contraindicação, é correto prescrever

4Questão 60184. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Paciente de 29 anos de idade, sexo feminino, casada, sem antecedentes patológicos relevantes, é avaliada com quadros de disúria e polaciúria intensos há 2 dias. Nega antecedentes de alergia medicamentosa, febre, vômitos, diarreia, corrimento vaginal ou prurido vulvar. Exame clínico sem alteração relevante. Temperatura axilar: 36,4 °C. Teste rápido de gravidez na urina: negativo. O tratamento inicial correto é com

5Questão 60185. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Há relatos da utilização de drogas associada a bebidas alcoólicas para a prática de crimes como a violência sexual. Ante o exposto, assinale a alternativa que apresenta uma droga que NÃO se enquadra como ansiolítica e/ou hipnótica.

6Questão 60186. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

As técnicas utilizadas para a investigação de consumo de drogas ilícitas, bem como sua identificação e quantificação, são realizadas por meios de técnicas cromatográficas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLEA/HPLC) e a Cromatografia Gasosa com Espectro de Massa (GC/MS). Essas técnicas são utilizadas em qual área da Perícia criminal?

7Questão 60187. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

As drogas que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC) estão entre as primeiras que foram descobertas pelos seres humanos primitivos e ainda constituem o grupo de compostos farmacológicos mais amplamente utilizado. Sobre os aspectos farmacológicos, toxicológicos e físico-químicos de tais drogas, assinale a alternativa correta.

8Questão 60188. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Várias são as plantas utilizadas para fins medicinais e uma grande variedade de substâncias possui propriedades terapêuticas úteis para o ser humano, porém conhecer a correta identificação do vegetal, bem como os ativos presentes e sua forma de extração, faz-se necessário. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

9Questão 60189. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Sobre medicamentos utilizados terapeuticamente e na dopagem no esporte, assinale a alternativa correta.

10Questão 60190. Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Ensino Superior

Os alcaloides constituem um grupo de substâncias bastante heterogêneo. Geralmente de origem vegetal, possuem caráter básico com acentuada ação farmacológica em animais. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um alcaloide tropânico.