Simulado: Exercícios sobre Médico da Família com Gabarito - Medicina

10 questões Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Médico da Família com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

4 resolveram
40% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 60241. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Uma empregada doméstica leva seu filho de 5 anos a um pronto atendimento. A criança apresenta febre e apatia, que não cederam ao antitérmico que habitualmente ela usa nessas situações. No pronto-atendimento lhe dizem que não há pediatra e a encaminham a uma unidade básica de saúde, que tampouco atendem a criança, pois chegou fora do período de acolhimento da unidade. Desgostosa, vai a um pronto atendimento distante, onde consegue assistência ao filho.

Assinale a alternativa correta, em relação ao caso.

2Questão 60242. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Um paciente de 70 anos, hipertenso, é acompanhado em uma unidade de saúde da atenção básica. Viúvo, mora com a família de seu filho mais velho e não se sente à vontade, pois se considera uma carga desagradável particularmente a sua nora. Com cefaleia, procura a unidade básica em busca de assistência.

Assinale a alternativa correta em relação ao caso.

3Questão 60243. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) assessora o Ministério da Saúde nas atribuições de incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos. Assinale a alternativa correta.

4Questão 60244. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Paciente de 48 anos de idade, considerado capaz mentalmente, teve diagnóstico de câncer. O tempo de tratamento quimioterápico será longo, porém, o prognóstico não é bom. Assinale a alternativa correta quanto à conduta do médico.

5Questão 60245. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale a alternativa correta.

6Questão 60246. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Assinale a alternativa que contenha atribuições do médico do Programa Saúde da Família.

7Questão 60247. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Os nitratos e nitritos são importantes fontes de contaminação ambiental. Eles são responsáveis pela contaminação da água, do solo e principalmente dos alimentos, caracterizando-se como um grande problema de saúde pública. Isso porque os nitratos e nitritos são responsáveis por causarem uma patologia popularmente conhecida como

8Questão 60248. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Segundo recomendação da SBim, para os idosos (acima de 60 anos)

9Questão 60250. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Com relação aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), considere as seguintes afirmações:

I- A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais e equipes Saúde da Família e deve considerar os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos, das necessidades do território e das equipes de saúde que serão apoiadas.
II- Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.
III- Qualquer município brasileiro, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família, pode implantar equipes NASF. O que vai variar de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.
IV- Conforme a portaria 3.124 de 2012, são 3 modalidades existentes de NASF.
V- O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

10Questão 60251. Medicina, Médico da Família, Ensino Superior

Quanto às ocupações de risco e às respectivas consequências para a saúde das crianças, é correto afirmar que crianças expostas a trabalhos na rua estão sujeitas a