Exercícios sobre Cirurgia Geral com Gabarito - Medicina

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Cirurgia Geral com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

26 resolveram
36% acertos
Difícil
1 gabaritaram
3 ótimo
7 bom
10 regular
6 péssimo

1Questão 60312. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Em relação ao uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), analise as assertivas abaixo.

I. As OPMEs que são ligadas a procedimentos cirúrgicos cobertos no Rol de Procedimentos têm cobertura obrigatória para implante e retirada.
II. As OPMEs registradas e regularizadas pela ANVISA são de cobertura obrigatória, desde que estejam ligadas a procedimentos cirúrgicos cobertos.
III. As OPMEs relacionadas a procedimentos considerados experimentais têm cobertura obrigatória.
IV. As OPMEs relacionadas a procedimentos estéticos são de cobertura obrigatória.
V. As OPMEs não relacionadas ao ato cirúrgico não têm cobertura obrigatória.

Está correto o que se afirma APENAS em 

2Questão 60313. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência médica com quadro clínico de calor, inchaço, eritema e dor intensa na primeira articulação metatarsofalangeana direita havia oito horas e desde o período da noite. Relatou que havia ingerido grande quantidade de cerveja durante o dia antes do surgimento das manifestações relatadas. O exame físico confirmou os achados mencionados. Foram realizados exames laboratoriais que evidenciaram as seguintes alterações: leve aumento nos níveis séricos de ácido úrico e presença de cristais intracelulares em forma de agulha, com birrefringência negativa no aspirado do líquido sinovial da articulação acometida.

Para o tratamento da fase aguda do principal diagnóstico envolvido nesse caso clínico, o médico deverá indicar ao paciente o uso de

3Questão 60314. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Assinale a opção que indica a principal hipótese diagnóstica para um paciente que manifesta os seguintes sinais e sintomas: parestesia perioral, espasmos musculares, sinal de espasmo do carpo induzido por oclusão da artéria braquial decorrente de insuflação do manguito de um esfigmomanômetro acima da pressão arterial sistólica, sinal de contração involuntária dos músculos faciais (do canto da boca, olhos e nariz) induzida por percussão do nervo facial, e prolongamento do intervalo QT do eletrocardiograma (ECG).

4Questão 60315. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Mulher de 38 anos procura ambulatório de clínica geral devido cefaleia com as seguintes características:

INÍCIO: súbito
TÉRMINO: súbito
DURAÇÃO: curta
INTENSIDADE: forte
LOCALIZAÇÃO: mandíbula e maxila direitas
FREQUÊNCIA: 8 a 12 vezes por dia
DESENCADEANTES: mastigação

A primeira conduta terapêutica a ser adotada é

5Questão 60316. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

As úlceras de pressão normalmente ocorrem em superfícies que suportam pressão, como a região occipital, cotovelo, trocanter maior, sacro e tuberosidades isquiáticas. Sobre elas, assinale a alternativa INCORRETA.

6Questão 60317. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

A respeito das hérnias inguinais, um paciente que apresenta hérnia inguinal direta recidivada deve ser classificado como NYHUS

7Questão 60318. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

O divertículo faringoesofágico (de Zenker) é o mais comum divertículo esofágico encontrado hoje em dia. Ele é encontrado, especificamente, herniando no triângulo de Killian que apresenta os limites anatômicos dos músculos

8Questão 60319. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

O tamponamento cardíaco é identificado pela presença da clássica tríade diagnóstica de Beck, composta de

9Questão 60320. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

Uma mulher de 62 anos de idade foi ejetada do veículo durante uma colisão automobilística. A caminho do serviço de emergência, a equipe de atendimento pré-hospitalar relata que a sua frequência cardiaca é de 130 batimentos/minuto, a pressão sanguínea é 83x46 mmHg e a frequência respiratória é de 30 incursões/minuto. A vítima encontra-se confusa e seu re-enchimento capilar periférico está retardado. A via aérea está permeável, mas ela está em insuficiência respiratória, com distensão das veias do pescoço, ausência de murmúrio vesicular no hemitórax direito e desvio da traqueia para a esquerda. Diante do quadro apresentado, qual é a melhor conduta a ser tomada?

10Questão 60321. Medicina, Cirurgia Geral, Ensino Superior

A microbiologia da Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é relacionada à flora bacteriana presente na área anatômica exposta após um procedimento particular e sendo relativamente fixa nas últimas décadas. Nos procedimentos contaminados e limpo-contaminados, a bactéria mais comum responsável pela ISC é