Exercícios sobre Clínica Médica com Gabarito - Medicina

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Clínica Médica com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

30 resolveram
41% acertos
Difícil
0 gabaritaram
3 ótimo
9 bom
14 regular
4 péssimo

1Questão 60322. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, negro, 45 anos, com acantose nigricans, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia e sedentarismo, refere antecedente familiar fortemente positivo para doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Procura atendimento médico para consulta pois, realizando exames de rotina, apresentou os seguintes resultados relevantes: glicemia de jejum = 292 mg/dL e triglicérides = 335 mg/dL. Considere função renal e hepática normais.

Em relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

2Questão 60323. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Paciente de 59 anos, sexo masculino, chega ao ambulatório para consulta médica de rotina quando apresenta quadro súbito de inconsciência, associado a ausência de pulso e respiração. Nesse momento, recomenda-se ao profissional de saúde, chamar ajuda e realizar

3Questão 60324. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 45 anos, refere poliúria, polidipsia e emagrecimento de seis quilos, há 4 meses. Faz uso abusivo de álcool, diariamente, desde os 18 anos de idade. Glicemia de jejum de 250 mg/dL, realizada há cinco dias, quando foi iniciado 1 g de metformina no café da manhã e no jantar. Desde então, apresenta intensa flatulência e diarreia aquosa.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta em relação ao uso da metformina.

4Questão 60325. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 53 anos, hipertenso, portador de doença renal crônica em tratamento conservador (creatinina basal = 1,7 mEq/L), apresenta artrite no joelho esquerdo, que teve início súbito nas últimas 24h, após churrasco em família. Faz uso regular de clortalidona e valsartana, é tabagista e etilista. Refere que não apresentou febre nas últimas 24 horas e o exame físico não revela sinais sistêmicos. Nota-se edema articular com hiperemia, dor e limitação funcional à mobilização do joelho esquerdo.

O tratamento imediato ideal será feito com

5Questão 60326. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Um médico do programa de saúde da família de um município foi ao domicílio de uma paciente de 85 anos para reavaliação 7 dias após a alta de internação hospitalar em que foi corrigida uma fratura de colo de fêmur, após queda da própria altura. Familiares referem que a paciente, há três dias, não se alimenta corretamente e está mais sonolenta. O exame clínico revela: desidratação acentuada, delirium hipoativo, PA = 90 x 60 mmHg, eupneica em ar ambiente e temperatura axilar = 36 ºC. A perna operada está com a cicatriz limpa e seca, sem hiperemia, com discreto edema residual. Exames laboratoriais atuais: glicemia capilar = 645 mg/ dL; sódio = 159 mEq/L e gasometria com pH = 7,41 e bicarbonato = 16,3 mEq/L.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.

6Questão 60327. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 55 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de valsartana, hidroclorotiazida, metformina, empagliflozina, sitagliptina e rosuvastatina. Apresenta antecedente de carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 1 ano, além de crises de artrite gotosa nos últimos anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente e em doses otimizadas, tem apresentado dificuldade no controle glicêmico e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal é normal e a hemoglobina glicada está em 7,4%.

Frente ao caso apresentado, a conduta correta é a suspensão da

7Questão 60328. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro com história de três dias de diarreia, que se intensificou nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu uma hora depois da internação. O exame físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte e a causa básica são, respectivamente,

8Questão 60329. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de losartana, hidroclorotiazida, metformina, dapagliflozina, sitagliptina, amlodipina, ômega-3 e atorvastatina. Apresenta ainda como antecedente, carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 3 anos, e quatro crises de artrite gotosa nos últimos dois anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente, tem apresentado dificuldade no controle do diabetes e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal está normal e a hemoglobina glicada está em 7,2%.

Uma estratégia pertinente e obrigatória nesse momento é a suspensão da

9Questão 60330. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Homem, 87 anos, é trazido ao pronto atendimento por familiares, apresentando sonolência e queda do estado geral. Seu cuidador refere que o paciente é portador de hipertensão arterial sistêmica e doença de Alzheimer e está em uso diário de hidroclorotiazida, enalapril, donepezila e olanzapina, em doses estáveis há pelo menos dois anos. Os exames laboratoriais coletados na avaliação inicial evidenciam: Na = 119 mEq/L (normal de 135 a 145 mEq/L); K 3,7 mEq/L (normal de 3,5 a 5,5 mEq/L) e função renal normal.

Assinale a afirmativa correta em relação ao distúrbio hidroeletrolítico apresentado nesse caso. a) Dentre as etiologias possíveis de hiponatremia estão:

10Questão 60331. Medicina, Clínica Médica, Ensino Superior

Tiago, 2 anos, é levado ao pronto atendimento com história de 3 dias de febre, coriza, rouquidão e dor de garganta à deglutição. Ao exame físico, está em regular estado geral, febril (38,5 ºC), com taquipneia leve e apresenta hiperemia conjuntival e de orofaringe, acompanhada de hipertrofia e exsudato em tonsilas palatinas e presença de gânglios de 0,5 a 1 cm de diâmetro, fibroelásticos e móveis, em cadeia cervical anterior bilateralmente.

Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta é