Simulado: Exercícios sobre Bioquímica Clínica com Gabarito - Medicina

10 questões Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Bioquímica Clínica com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

56 resolveram
33% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
16 bom
31 regular
9 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 60372. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:

2Questão 60373. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Sobre as provas bioquímicas para identificação de Enterobactérias, marque alternativa INCORRETA:

3Questão 60374. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Assinale a alternativa correta sobre as enzimas comumente avaliadas em laboratórios clínicos.

4Questão 60375. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Assinale a alternativa correta. O método de eletroforese separa as hemoglobinas baseado em diferentes cargas elétricas. Os tipos de hemoglobina predominantemente encontrados nos eritrócitos de adultos normais são:

5Questão 60376. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

No processo de coleta de sangue para investigação laboratorial pode ocorrer hemólise com conseqüente liberação de constituintes intracelulares. A ocorrência de hemólise acentuada resulta na elevação da concentração de alguns elementos, especialmente aqueles que apresentam maior concentração intracelular do que no plasma. Dentre os eletrólitos citados abaixo, assinale a alternativa cujo parâmetro não sofre interferência significativa da hemólise:

6Questão 60377. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

A descontaminação é o processo pelo qual um objeto tem removidos os microorganismos patológicos, tornando-se seguro para ser manuseado pelos profissionais competentes. Em relação aos processos de desinfecção e esterilização analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) Na esterilização o calor úmido destrói os microorganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais.
( ) A radiação UV (240 a 280nm) é um processo de esterilização que pode inativar microorganismos, estando em processo de investigação quanto à sua aplicabilidade em salas de cirurgia e em infecções de feridas em período pós-operatório.
( ) Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.
( ) A radiação ionizante é um método extremamente caro de esterilização, tendo sido usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, etc. Para outros artigos, perde para o óxido de etileno, justamente devido a seu custo. 

7Questão 60378. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

As aminotransferases estão amplamente distribuídas nos tecidos humanos. Alguns métodos de diagnóstico estão obsoletos. Assinale a alternativa correta que corresponde à metododologia baseada no seguinte principio: “piruvato ou oxaloacetato formados pela ação das aminotransferases são acoplados a uma segunda reação onde o piruvato (pela ação da ALT) ou oxaloacetato (pela ação da AST) são reduzidos pela NADH em reação catalisada pela lactato desidrogenase (para a ALT) ou malato desidrogenase (para a AST). A transformação da NADH por oxidação à NAD+ é monitorada em 340 nm. É adicionado piridoxal 5 fosfato para suplementar o teor de coenzima no soro e assim desenvolver atividade máxima”.

8Questão 60379. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

A lipase é uma enzima altamente específica que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídios) em presença de sais biliares e um cofator chamado colipase. A medida da atividade da lipase no soro, plasma, líquido ascítico e pleural, é usada, exclusivamente, para o diagnóstico laboratorial. Assinale a alternativa correta que indica a patologia diagnosticada pela análise da medida da lipase

9Questão 60380. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Embora o método instrumental aumente o custo de uma análise pelo uso de equipamentos sofisticados, que demandam aparatos eletrônicos mais complexos, sua utilização vem sendo cada vez mais difundida nos laboratórios. Assinale a alternativa que apresenta o princípio da seguinte técnica:
“técnica de separação baseada nas propriedades adsortivas ou de partição dos componentes de uma amostra em um sistema que são carreados por uma fase móvel através de uma fase estacionária”.

10Questão 60381. Medicina, Bioquímica Clínica, Ensino Superior

Microscópio óptico ou de luz pode ser considerado como a ferramenta básica em laboratórios da área da saúde. Ele é indispensável nas rotinas de histologia, citopatologia, hematologia, laboratórios clínicos e de pesquisa. No que tange a manutenção preventiva deste equipamento, assinale a alternativa incorreta: