Simulado: Exercícios sobre Uroanálise com Gabarito - Medicina

10 questões Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Uroanálise com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

51 resolveram
40% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
19 bom
25 regular
5 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 60432. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas O exame laboratorial denominado depuração ou clearance de creatinina avalia a _________ e utiliza como material biológico amostra (s) de _________.

2Questão 60433. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

Em situações normais, quase toda a glicose fltrada pelo glomérulo é reabsorvida nos túbulos renais, não sendo, então, encontrada na urina. Em pacientes diabéticos, a presença de glicosúria indica que o limiar de reabsorção da glicose foi atingido. No caso do paciente diabético, assinale a alternativa que apresenta o limiar sérico para início da detecção de glicose na urina.

3Questão 60434. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

O fato da urina ser, na maioria das vezes, muito disponível e facilmente coletada, com frequência implica descuido no manuseio da amostra. Mudanças na composição da urina ocorrem não só in vivo, mas também in vitro, exigindo a adoção de procedimentos de transporte e manuseio corretos. Uma amostra que demora a ser transportada para análise sofre alterações e altera o diagnóstico. Uma dessas alterações refere-se à redução da cetona. Assinale a alternativa que apresenta a causa dessa redução.

4Questão 60435. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

O exame de urina é de relevada importância na triagem de várias patologias e oferece informações importantes sobre o metabolismo do paciente. As diferentes formas de coleta de amostras de urina referem-se a diferentes tipos de exames de diagnóstico. Para a realização de um dos exames de urina, usa-se o volume total da amostra enviada para o cálculo final na emissão do laudo. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de amostra.

5Questão 60436. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

O exame microscópico qualitativo realizado nas fezes, útil na avaliação dos pacientes com diarreia crônica e suspeita de síndrome de má absorção intestinal refere-se a pesquisa de:

6Questão 60437. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

A análise morfológica das hemácias no sedimento urinário indica se a origem da hematúria é glomerular ou não-glomerular. A hematúria não-glomerular caracteriza-se por:

7Questão 60438. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

A excreção de urina normalmente varia de 600 a 1500mL por dia. A produção de urina com menos de 400mL por dia é compatível com:

8Questão 60439. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

A gravidade específica da urina ou densidade é um indicador muito útil para avaliar a capacidade de concentração renal. Quando a densidade urinária mede entre 1002 e 1003 é indicativo de que o paciente apresenta:

9Questão 60440. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

O pH da urina de um paciente que possui um defeito tubular e desenvolve uma acidose tubular renal apresenta-se:

10Questão 60441. Medicina, Uroanálise, Ensino Superior

Marque a opção verdadeira com relação ao teste usado na detecção de bacteriúria.