Exercícios sobre Epidemiologia com Gabarito - Medicina

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Epidemiologia com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

93 resolveram
34% acertos
Difícil
0 gabaritaram
3 ótimo
22 bom
53 regular
15 péssimo

1Questão 60452. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

É fundamental a integração do trabalho entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, que é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. São ações de Vigilância em Saúde inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica, EXCETO:

2Questão 60453. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

A medida de frequência do evento de interesse em um estudo transversal é a prevalência, cuja definição é a relação entre:

3Questão 60454. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

A respeito da notificação compulsória de doenças e agravos, assinale a alternativa correta.

4Questão 60455. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

Assinale a alternativa que apresenta o critério utilizado para inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória que se expressa por características subsidiárias e confere relevância especial à doença ou ao agravo, destacando‐se: severidade, medida por taxas de letalidade, de hospitalização e de sequelas; relevância social, avaliada, subjetivamente, pelo valor imputado pela sociedade à ocorrência da doença e que se manifesta pela sensação de medo, de repulsa ou de indignação; e relevância econômica, avaliada por prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução da força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, custos assistenciais e previdenciários, entre outros.

5Questão 60456. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

Assinale a alternativa que apresenta a atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância em saúde, cuja execução primária é responsabilidade de cada respectiva unidade técnica, que, nesse contexto, pode ser apoiada pelos demais setores relacionados e níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o objetivo mais importante é detectar e controlar, o mais rápido possível, de preferência ainda em seus estágios iniciais, as possíveis ameaças à saúde da população considerada sob risco para aquele evento específico, a fim de se impedir a ocorrência de novos casos.

6Questão 60457. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

No município de Marília, os moradores de uma região em torno de uma empresa que expele uma fumaça com forte odor se queixa à prefeitura. Muitos referem que desde a instalação da empresa na região, as infecções respiratórias se tornaram mais frequentes. Após certo tempo, a população cobra uma posição da prefeitura, que havia delegado às pastas da Saúde e do Meio Ambiente a responsabilidade de investigar a situação. Assinale a alternativa que contém o procedimento correto.

7Questão 60458. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

“Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador” são atribuições de competência do SUS – Sistema Único de Saúde descritas na

8Questão 60459. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

Em relação aos níveis de prevenção, é correto afirmar:

9Questão 60460. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

Em um acidente rodoviário, envolvendo um ônibus e um caminhão, morrem 5 pessoas: 2 trabalhadores terceirizados que se dirigiam ao trabalho, o motorista que dirigia o ônibus, uma cuidadora de idosos que retornava de um plantão noturno e o motorista do caminhão. Assinale a alternativa correta, nesse caso, referente à notificação de acidentes do trabalho fatais ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

10Questão 60461. Medicina, Epidemiologia, Ensino Superior

Elaborar e executar programas educativos, com o objetivo de incentivar mudanças nos hábitos e costumes, na alimentação e higiene, e em outros fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, são procedimentos considerados, pelo Ministério da Saúde, de

Conteúdo recomendado...