Exercícios sobre Transtornos Psiquiátricos com Gabarito - Medicina

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre Transtornos Psiquiátricos com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Transtornos Psiquiátricos, Ensino Superior

6 resolveram
32% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
5 regular
0 péssimo
Homem, 29 anos, está em acompanhamento com psiquiatra da unidade básica de saúde devido ao diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. Há duas horas foi encontrado, confuso, em domicílio. Na sequência apresentou convulsões, evoluindo com rebaixamento do nível de consciência e necessidade de intubação orotraqueal. Familiar refere ideação suicida nos dias prévios ao evento e uso crônico de lítio. É admitido na emergência em ventilação mecânica invasiva, sem sedação, com sinais vitais estáveis e dentro da normalidade. São solicitados exames laboratoriais gerais que encontram-se em andamento.

Assinale a afirmativa correta.
O uso abusivo de drogas tem um poder devastador sobre a saúde individual e coletiva. Assim, medidas são tomadas frequentemente para coibir tal situação. Sobre o uso abusivo de substâncias psicoativas e a dependência que essas substâncias podem gerar, assinale a alternativa correta.
Sobre a dopagem e o uso de substâncias proibidas no esporte, assinale a alternativa correta.
Homem, 67 anos, procura atendimento médico por tremor, em repouso, em membros superiores, há cerca de 1 ano. Refere que tem apresentado rigidez importante, lentidão nos movimentos e muitas vezes sente incoordenação motora. Familiares notaram também que o paciente tem apresentado dificuldade para pronunciar algumas palavras.

Assinale a alternativa correta em relação à principal hipótese diagnóstica para esse paciente.
Com relação ao alcoolismo, nos serviços de atenção primária à saúde recomenda-se a
Um homem de 28 anos diagnosticado com distúrbio bipolar obteve melhora depois de 1 ano de tratamento contínuo. Suspendeu a medicação por acreditar que estava curado e após 3 meses entrou em fase de mania. O tratamento medicamentoso nessa fase inclui as classes de drogas abaixo, EXCETO:
O medicamento de escolha para o controle da abstinência do álcool não complicada é, dentre outros,
Um paciente de 55 anos, com longo histórico de alcoolismo internado por abstinência alcoólica apresenta episódio de convulsão generalizada, revertida com benzodiazepínico IV. As decisões clínicas a seguir vão se basear no conhecimento de que as convulsões relacionadas à abstinência têm como característica
Considerando-se a abordagem farmacológica para casos de Síndrome de Abstinência Alcoólica, recomenda-se a administração de
Dá-se preferência ao emprego de antipsicóticos para tratamento de pacientes agitados com quadros psicóticos ou maniformes. Em casos de agitação extrema ou agressividade física, há opções de drogas injetáveis após a contenção física. Nos casos em que for possível, os pacientes podem ser medicados por via oral. São exemplos de medicação antipsicótica oral, EXCETO