Exercícios Esquizofrenia e Distúrbios Relacionados com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Esquizofrenia e Distúrbios Relacionados com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Medicina, Esquizofrenia e Distúrbios Relacionados, Superior

22 resolveram
25% média
Difícil
0 gabaritaram
0 Ótimo
1 Bom
16 Regular
5 Péssimo
Assinale a alternativa que apresenta somente os fármacos utilizados no tratamento da psicose e/ou esquisofrenia.
A psiquiatria agrupa, sob o nome de “esquizofrenia”, o “conjunto de doenças mentais graves que provocam uma modificação profunda e duradoura da personalidade”.

Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Atividade motora excessiva (aparentemente desprovida de propósito e não influenciada por estímulos externos).
II. Extremo negativismo (uma resistência, aparentemente sem motivo, a toda e qualquer instrução; manutenção de uma postura rígida e resiste às tentativas de mobilização ou mutismo).
III. Peculiaridades do movimento voluntário evidenciadas por posturas (adoção voluntária de posturas inadequadas ou bizarras, movimentos estereotipados, maneirismos proeminentes ou trejeitos faciais proeminentes)
IV. Ecolalia ou ecopraxia.

Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de sintomas, característicos da esquizofrenia do tipo catatônico.
A clozapina é o antipsicótico de escolha para o tratamento da esquizofrenia refratária. Sobre sua farmacologia e uso clínico, considere as seguintes afirmativas:

1. A clozapina é mais eficaz que os demais antipsicóticos, por bloquear os receptores da dopamina D2 com maior potência e afinidade.
2. O ganho de peso é um efeito adverso comum na clozapina, bem como a sialorreia, enquanto a miocardite é menos comum, porém potencialmente fatal.
3. Devido ao risco de agranulocitose, é indicada a solicitação de hemogramas seriados no início do tratamento com clozapina, com controle de leucócitos.
4. Pacientes que não respondem ao tratamento com clozapina são chamados de super-refratários, e uma das estratégias de tratamento, nesses casos, é a eletroconvulsoterapia.

Assinale a alternativa correta.
Para Klaus Conrad, o estágio de desenvolvimento da esquizofrenia no qual o paciente descreve uma sensação de estranheza e tensão em relação ao ambiente nunca antes experimentada é chamado de:
Segundo Eugen Bleuler, o(s) seguinte(s) sintoma(s) teria(m) valor apenas secundário para o diagnóstico da esquizofrenia:
No tratamento com medicação antipsicótica a droga a seguir com MENOR efeito extrapiramidal é:
Confirmado o diagnóstico de delírio, a droga a seguir mais indicada para tratamento é:
Ainda segundo Kurt Schneider, seria(m) sintoma(s) de segunda ordem para o diagnóstico da esquizofrenia:
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico e, em muitos casos, incapacitante. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Quais os critérios diagnósticos comuns do transtorno de personalidade esquizotípica?