Simulado: Exercícios Outros Distúrbios Psiquiátricos com Gabarito - Medicina

10 questões | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Outros Distúrbios Psiquiátricos com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

11 resolveram
43% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
4 bom
7 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 60522 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

Julgue o  próximo  item, com relação a transtornos mentais. 

O tratamento da fase aguda da depressão tem como objetivo a remissão do episódio depressivo, devendo ser iniciado com doses mínimas do medicamento escolhido; caso não se obtenha efeito terapêutico no prazo de seis a oito semanas, o tratamento deverá ser revisto, com a troca por um antidepressivo de outra classe.

2 Questão 60523 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens a seguir.

O transtorno de conduta refere-se a um padrão persistente de comportamentos antissociais, como infração às normas e cometimento de atos agressivos que lesem outras pessoas.

3 Questão 60524 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens a seguir.

O tratamento medicamentoso de pacientes portadores de TDAH deve ser realizado principalmente com estimulantes, como o metilfenidato, que atua na inibição da recaptação intravesicular de dopamina, aumentando sua disponibilidade intracelular nos neurônios da circuitaria dopaminérgica do córtex pré-frontal.

4 Questão 60525 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens a seguir.

Apesar de os estimulantes proporcionarem maior disponibilidade de dopamina no sistema nervoso central, não há contraindicação absoluta para a prescrição desta medicação no manejo de pacientes com TDAH comórbido com transtorno de tiques.

5 Questão 60526 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de TDAH é incompatível com o de retardo mental.

6 Questão 60527 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens a seguir.

Durante o período da infância, o TDAH ocorre mais em pacientes do sexo masculino, mas durante a vida adulta não há diferença de prevalência entre os gêneros.

7 Questão 60528 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes.

Um diagnóstico diferencial importante do transtorno de estresse pós-traumático é o transtorno de ajustamento (ou de adaptação). Conforme os manuais classificatórios, essa condição representa um estado de desordem psíquica manifestada em resposta a qualquer padrão, tipo ou intensidade de condição traumática com expressão mais branda de sintomas em comparação com os demais transtornos ligados a exposição a eventos estressores.

8 Questão 60529 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes.

Em se tratando de transtornos do estresse pós-traumático, fatores de risco de grande relevância incluem o alto nível socioeconômico e acadêmico e a ausência de experiências traumáticas prévias.

9 Questão 60530 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes.

Para se evitarem alterações no funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e a consequente hiper-reatividade adrenérgica a estímulos aversivos em razão da exposição continuada a altos níveis de cortisol, é recomendado o uso de benzodiazepínicos imediatamente após graves eventos traumáticos.

10 Questão 60531 | Medicina, Outros Distúrbios Psiquiátricos, CESPE, Ensino Superior

No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes.

Conforme a CID-10, o transtorno de estresse pós-traumático corresponde a uma desordem psíquica que ocorre entre três dias e dois anos após uma situação ou evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica e de gravidade tal que cause prejuízo ao funcionamento global do indivíduo.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!