Simulado Farmacêutico - Farmácia - EsSEx

Simulado para Farmacêutico - EsSEx com 9 Questões de Farmácia. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca EB com Gabarito.

  • 41 Resolveram
  • 27% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 4 Bom
  • barra ruim28 Regular
  • barra péssimo9 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 60598 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Conforme descrito no Capítulo 4, do Vol. I da Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta:

    1–Medicamento Intercambiável
    2–Medicamento Genérico
    3–Medicamento Similar
    4–Medicamento Magistral

    ( ) É o medicamento equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.
    ( ) É todo medicamento cuja prescrição pormenoriza a composição, a forma farmacêutica e a posologia. É preparado na farmácia, por um profissional farmacêutico habilitado ou sob sua supervisão direta.
    ( ) É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal, responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
    ( ) É o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com esse intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.
  • 2 - Questão 60599 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), os supositórios são formas farmacêuticas sólidas destinadas à inserção nos orifícios corporais onde se fundem, amolecem ou dissolvem, exercendo efeitos locais ou sistêmicos. Em relação aos supositórios, marque a alternativa incorreta:
  • 3 - Questão 60600 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), o tratamento de pacientes com inflamação envolve dois objetivos primários: em primeiro lugar, aliviar os sintomas e preservar a função; em segundo lugar, retardar ou deter o processo responsável pela lesão tecidual. A redução da inflamação com AINEs frequentemente resulta em alívio da dor por um período significativo. Em relação aos AINEs, leia as as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:

    I- Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.
    II- O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2.
    III- O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.
    IV- O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população.
    V- Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.
  • 4 - Questão 60601 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), dentre as injeções de pequeno volume mais usadas, estão as várias preparações de insulina. A insulina, o princípio ativo da glândula pancreática, está envolvida primariamente no metabolismo dos carboidratos, mas também afeta o metabolismo de proteínas e lipídios. Com base em seus conhecimentos sobre a insulina, marque abaixo a alternativa incorreta:
  • 5 - Questão 60602 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), pró-fármaco é o termo empregado para descrever um composto que requer biotransformação metabólica após sua administração para produzir a atividade farmacológica desejada. Com relação aos pró-fármacos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

    I- Os pró-fámacos podem ser empregados principalmente para fins de melhora na solubilidade, prolongamento da liberação, absorção e bioestabilidade.
    II- A Levodopa é um exemplo de pró-fármaco da Dopamina, sendo capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e ser, então, convertido em Dopamina.
    III- O Maleato de Enalapril e o Valaciclovir são exemplos de pró-fármacos.
    IV- Uma das funções dos pró-fármacos é conferir proteção a fármacos, que podem ser destruídos prematuramente por processos enzimáticos ou bioquímicos, durante o transporte no organismo.
  • 6 - Questão 60603 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • O artigo 31, da Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, determina que a faixa de trabalho deve ser estabelecida a partir dos estudos de linearidade, juntamente com os resultados de precisão e exatidão, sendo dependente da aplicação pretendida. Assim sendo, marque a alternativa abaixo que apresenta a faixa de trabalho que deve ser considerada para os estudos de linearidade, na validação de um método analítico do teste de uniformidade de conteúdo do comprimido de Nimesulida 100mg:
  • 7 - Questão 60604 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), as anemias microcíticas e hipocrômicas refletem um defeito quantitativo na síntese de hemoglobina. Marque abaixo a alternativa incorreta quanto à ocorrência de tais anemias:
  • 8 - Questão 60605 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • De acordo com GIL, E. S. et al. (2010), a Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica que complementa a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) em função de suas diferentes aplicações. Entretanto, a CG, em muitos aspectos, é uma técnica com melhores resultados que o HPLC e apresenta, normalmente, análises mais eficientes. Sobre as vantagens da CG sobre a HPLC, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta:
  • 9 - Questão 60606 - Farmácia - Nível Superior - Farmacêutico - EsSEx - EB - 2019
  • Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a bilirrubina é o principal metabólito do heme – o anel tetrapirrólico de ligação ao ferro encontrado em hemoglobina, mioglobina e citocromos. Aproximadamente 250 a 350mg de bilirrubina são produzidos diariamente em indivíduos adultos sadios. Em relação às causas da elevação dos níveis séricos de bilirrubina, marque abaixo a alternativa incorreta:

Comentários sobre "Simulado Farmacêutico - Farmácia - EsSEx"

    Carolina Dias Schafer
    Por helenalili em 21/01/2020 às 20:46:16

    0l,mnn cnxbchjsbhjjnsnabznbnx z,nxnznxsjsajsjajjnxdhxhjba

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!