Farmacêutico - EsSEx - Medicina

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Farmacêutico - EsSEx - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior

16 resolveram
49% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
7 bom
8 regular
0 péssimo

1Questão 60607. Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior, 2019

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), os fungos dermatofíticos são causas comuns e importantes de morbidade humana. Em geral, as infecções são leves, e raramente os fungos a elas associados causam doenças invasivas. Marque a alternativa abaixo que apresenta os três gêneros reconhecidos como causadores de dermatofitose:

2Questão 60608. Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior, 2019

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), em outubro de 2003, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o azul da prússia para o tratamento de pacientes que foram expostos e contaminados com níveis prejudiciais de césio-137 (137Cs) ou tálio. Esses agentes radiativos são também utilizados por terroristas para a fabricação de bombas químicas, que seriam inaladas ou ingeridas pelas vítimas. Com base nos seus conhecimentos sobre o césio-137, tálio e antídotos para à exposição à radiação, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I- Convencionalmente, o 137Cs é utilizado em vários aparelhos destinados ao tratamento de determinadas neoplasias.
II- O tálio não radiativo é empregado industrialmente como veneno de rato enquanto o tálio radiativo é usado em pequenas quantidades na obtenção de imagens.
III- O azul da prússia é administrado oralmente, em adultos e adolescentes, em uma dose de 3g, uma única vez ao dia, para combater a exposição à radiação ao tálio e/ou césio.
IV- O azul da prússia também é conhecido como hexacianoferrato cúprico.
V- Após administração oral, o azul da prússia atua capturando os íons césio e tálio presentes no trato gastrintestinal e interrompe a reabsorção para a circulação sistêmica. 

3Questão 60609. Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior, 2019

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), as amebas fazem parte de um grupo de protozoários que habitam o trato intestinal dos seres humanos. Em relação às amebas, marque abaixo a alternativa incorreta:

4Questão 60610. Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior, 2019

De acordo com KATZUNG, B. G. et al. (2017), o cálcio e o fosfato, principais componentes minerais do osso, também constituem dois dos minerais de maior importância para a função celular. Por conta disso, o organismo desenvolveu mecanismos complexos para manter cuidadosamente a homeostasia do cálcio e de fosfato. Assinale a alternativa abaixo que apresenta os hormônios que atuam como principais reguladores da homeostasia do cálcio e do fosfato:

5Questão 60611. Medicina, Farmacêutico, EsSEx, EB, Ensino Superior, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e outras agências governamentais listam os agentes biológicos/doenças em três categorias (A, B e C), de acordo com a prioridade do risco e a capacidade de disseminação na população. Os agentes da categoria A, caracterizam-se por serem facilmente disseminados e/ou transmitidos de um indivíduo a outro e poderem conduzir a taxas de mortalidade elevadas, causando grande impacto na Saúde Pública. Marque a alternativa abaixo que apresenta um agente biológico pertencente à categoria A: