Simulado Aspirante da Aeronáutica - Matemática - AFA

Simulado para Aspirante da Aeronáutica - AFA com 4 Questões de Matemática. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FAB com Gabarito.

  • 16 Resolveram
  • 25% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 3 Bom
  • barra ruim6 Regular
  • barra péssimo6 Ruim

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  • 1 - Q60612.   Matemática - Nível Superior - Aspirante da Aeronáutica - AFA - FAB - 2018
  • Em uma turma de 5 alunos, as notas de um teste de matemática são números inteiros tais que a média aritmética e a mediana são iguais a 5, e nenhum aluno errou todas as questões.

    Sabendo que esse conjunto de notas é unimodal, com moda igual a 8, então a diferença entre a maior nota e a menor nota é um número que é divisor de
  • 2 - Q60613.   Matemática - Nível Superior - Aspirante da Aeronáutica - AFA - FAB - 2018
  • Considere no plano cartesiano os pontos A ( 2,0) e B( 6, − 4 ) que são simétricos em relação à reta r

    Se essa reta r determina na circunferência x2 + y2 - 12x - 4y + 32 = 0 uma corda que mede n unidades de comprimento, então n pertence ao intervalo
  • 3 - Q60614.   Matemática - Nível Superior - Aspirante da Aeronáutica - AFA - FAB - 2018
  • No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

    Desses alunos, 14 ganharam medalhas, sendo 3 alunos do 3° esquadrão, 9 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão. Os demais receberam menção honrosa, sendo 2 alunos do 3° esquadrão, 4 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão.

    Para homenagear os alunos premiados, fez-se uma fotografia para ser publicada pela Nascentv em uma rede social.

    Admitindo-se que, na fotografia, os alunos que receberam menção honrosa ficaram agachados, sempre numa única ordem, sem alteração de posição entre eles, à frente de uma fila na qual se posicionaram os alunos medalhistas, de modo que, nesta fila:
    • as duas extremidades foram ocupadas somente por alunos do 2° esquadrão que receberam medalha;
    • os alunos do 1° esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro; e
    • os alunos do 3° esquadrão, que receberam medalha, ficaram, também, um ao lado do outro.

    Marque a alternativa que contém o número de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas. 
  • 4 - Q60615.   Matemática - Nível Superior - Aspirante da Aeronáutica - AFA - FAB - 2018
  • Pela legislação brasileira, atualmente, os ditos “Jogos de Azar” estão proibidos. Tais jogos são, na maioria das vezes, sustentados pelas perdas dos jogadores que financiam os que vão ter sorte. Esses jogos têm por condição de existência que, na diferença entre as probabilidades de sorte e azar, predomine o azar.

    Ainda que proibidos, bancas de alguns desses jogos são comumente encontradas em festas populares Brasil afora.

    Exemplo desses jogos é aquele em que o jogador tem 1 bolinha para lançar sobre uma rampa, levemente inclinada, e deverá acertar uma das “casinhas” numeradas de 1 a 6. Geralmente, o dono da banca de jogo impõe condições para que o jogador ganhe um prêmio.

    Suponha que uma condição de sorte seja, desconsiderando quaisquer outras influências, lançar a bolinha três vezes sucessivas de modo que, ao final dos três lançamentos, seja observado que a soma dos números das casinhas é igual a 12

    Desse modo, a probabilidade de se ter sorte nesse jogo é 

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