Exercícios sobre SUS com Gabarito - Medicina

Responda as 15 questões do simulado abaixo (Exercícios sobre SUS com Gabarito - Medicina). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

15 questões Sus, Ensino Superior

52 resolveram
34% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
11 bom
26 regular
13 péssimo

1Questão 60638. Sus, Ensino Superior

“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.

2Questão 60639. Sus, Ensino Superior

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração entre os entes federativos, para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde no âmbito do SUS. Em relação a este acordo, é CORRETO afirmar:

3Questão 60640. Sus, Ensino Superior

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.

Diretrizes
I. Cuidado Centrado na Pessoa.
II. Resolutividade.
III. Longitudinalidade do cuidado.
IV. Coordenar o cuidado.
V. Ordenar as redes.

Características
a- o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.
b- reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.
c- pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.
d- deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.
e- atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.

A alternativa que apresenta a associação CORRETA é: 

4Questão 60641. Sus, Ensino Superior

O  secretário  de  saúde  de  determinado  município  verificou  que  os  serviços  de  hemodiálise  dos  hospitais  públicos  não  estavam  atendendo  à  demanda  imediata  dos  pacientes renais crônicos.  

Com  base  nesse  caso  hipotético,  assinale  a  alternativa  correta.

5Questão 60642. Sus, Ensino Superior

As ações de saneamento que venham a ser executadas supletivamente pelo SUS serão financiadas por recursos

6Questão 60643. Sus, Ensino Superior

No financiamento do SUS, para o estabelecimento de valores a serem transferidos a estados, ao Distrito Federal e a municípios, é utilizada a combinação de alguns critérios, segundo análise técnica de programas e projetos. Com base nessa informação, assinale a alternativa que não apresenta um deles.

7Questão 60644. Sus, Ensino Superior

Quanto ao campo de atuação do SUS, é correto afirmar que há previsão para

8Questão 60645. Sus, Ensino Superior

Acerca dos eventos adversos em diferentes níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa correta.

9Questão 60646. Sus, Ensino Superior

Em relação aos serviços privados de assistência à saúde, assinale a alternativa correta.

10Questão 60647. Sus, Ensino Superior

Um  médico  foi  nomeado  para  exercer  função  de  confiança no SUS.  

Com base nesse caso hipotético, o médico está impedido de  ser

11Questão 60648. Sus, Ensino Superior

Analise as seguintes assertivas a respeito do Sistema Estadual de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) O Sistema Estadual de Auditoria no Estado do Rio Grande do Sul exercerá, sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS, as atividades de auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais ou jurídicas, mediante exame analítico e pericial.
( ) É vedado ao servidor designado para o exercício da função de auditor ser dirigente ou proprietário de entidade objeto da auditoria ou avaliação, salvo na condição de acionista.
( ) Os municípios encaminharão, bienalmente, à Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente, o relatório de gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, acompanhado de cópia do relatório de gestão encaminhado ao Conselho Estadual da Saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

12Questão 60649. Sus, Ensino Superior

Segundo a Portaria nº 2436/2017 do Ministério da Saúde (MS), NÃO é correto afirmar que:

13Questão 60650. Sus, Ensino Superior

O paciente de 76 anos de idade, ativo e saudável, vendedor de pipocas do bairro em que reside, é portador de HAS e diabetes mellitus e frequenta as consultas trimestrais, conforme orientação do médico da Estratégia Saúde da Família (ESF). O paciente retira os medicamentos na unidade básica de saúde (UBS), recebe a visita semanal do agente comunitário de saúde (ACS) para aferição de sua pressão arterial e ainda comparece ao Programa HiperDia uma vez ao mês, o que garante o seu controle glicêmico e pressórico.

A qual princípio doutrinário do SUS atribuem-se essas atividades?  

14Questão 60651. Sus, Ensino Superior

De acordo com a Lei n° 8.080/1990, é de competência municipal na gestão do SUS

15Questão 60652. Sus, Ensino Superior

Conforme o artigo 24 da Lei n° 8.080/1990, quando as disponibilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) forem insuficientes para garantir a assistência integral à população de uma determinada área, este poderá recorrer a serviços prestados pela iniciativa privada. Nessa situação, a contratação dos serviços deverá ser formalizada