Perito Criminal - Biologia - Polícia Civil DF

Responda as 9 questões do simulado abaixo (Perito Criminal - Biologia - Polícia Civil DF). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

9 questões Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior

40 resolveram
37% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
10 bom
19 regular
10 péssimo

1Questão 60733. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

O bioterrorismo significa literalmente usar amostras de microrganismos infectados para causar terror e pânico em populações. O bioterrorismo começou 14 séculos antes de Cristo, quando os hititas enviaram carneiros infectados para seus inimigos.

BARRAS, V.; GREUB, G. Clinical microbiology and infection, v. 20, n. 6. jun. 2014, com adaptações.

Com relação ao bioterrorismo, assinale a alternativa que apresenta somente patógenos utilizados como armas biológicas

2Questão 60734. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

Logo após o ataque terrorista de 11 de setembro, cartas contaminadas com antrax começaram a aparecer nos correios dos Estados Unidos. Cinco americanos foram mortos e dezessete ficaram doentes, o que se tornou o pior ataque biológico na história dos Estados Unidos. A investigação subsequente realizada pelo FBI e os respectivos parceiros, chamada de Amerithrax, compreendeu uma das maiores e mais complexas investigações na história da justiça.

Considerando as informações do texto, é correto afirmar que o patógeno causador do antrax é uma bactéria

3Questão 60735. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

As bactérias compreendem o principal grupo de organismos procarióticos e são divididas em dois grupos, as eubactérias e as arqueobactérias. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica as três principais diferenças que separam esses dois grupos.

4Questão 60736. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

Em condições naturais, as plantas estão frequentemente expostas aos estresses ambientais. O estresse desempenha importante papel na distribuição de espécies, e o entendimento dos processos fisiológicos é importante para o ambiente. No que se refere à fisiologia do estresse, assinale a alternativa correta.

5Questão 60737. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

Em um laboratório, sempre é necessário tomar várias medidas de segurança e seguir protocolos específicos, e não é diferente no manuseio de material vegetal. De acordo com as técnicas de coleta e preparo de material vegetal, assinale a alternativa correta.

6Questão 60738. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

O sistema de grupo sanguíneo ABO, descoberto por Karl Landsteiner no começo do século 20, é considerado, até hoje, o mais importante sistema de grupos sanguíneos na medicina clínica transfusional. Com relação ao sistema ABO, assinale a alternativa correta.

7Questão 60739. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

Doenças parasitárias podem ser transmitidas por diversos vetores, e o meio de contaminação varia de acordo com a doença.

Considere hipoteticamente que, no intestino de um indivíduo morador de zona quente e sem condições básicas de saneamento, foi encontrado um verme de 20 cm, de corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Nesse caso, é mais provável que o indivíduo possua 

8Questão 60740. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

A regra de padrões de herança genética elucidada por Gregor Mendel, em 1860, deu origem aos padrões monogênicos utilizados, atualmente, em diversas áreas, como em sua aplicação na agricultura e para embasamento da nova Lei nº 12.654/2012, que determina a identificação de determinado suspeito pelo perfil genético. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

9Questão 60741. Biologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES, Ensino Superior, 2016

Em todo o campo das ciências biológicas, a perspectiva evolutiva fornece uma estrutura útil, muitas vezes indispensável, para organizar e interpretar observações e fazer previsões.

FUTUYMA, D. J. et al. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Virtuale Comunicação, 2002.

A respeito das possíveis causas de mudança nas frequências alélicas, assinale a alternativa correta.