Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz - Exercícios

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz - Exercícios). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

24 resolveram
59% acertos
Médio
0 gabaritaram
5 ótimo
12 bom
7 regular
0 péssimo

1Questão 61572. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

O arrependimento eficaz somente se configura (é necessário) em relação à tentativa perfeita.

2Questão 61573. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

No crime de falsa identidade (art. 307 do CP), cujo tipo prevê uma hipótese de “dolo específico”, é possível a desistência voluntária (art. 15 do CP) quando, apesar da realização da conduta, não se implementou a especial finalidade à qual estava orientada a conduta.

3Questão 61574. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

João integra conhecida organização criminosa de âmbito nacional especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Com o objetivo de tornar legal o dinheiro obtido ilicitamente, ele convenceu Pedro e Jorge, conselheiros fiscais de uma cooperativa de mineradores que atuam na região Norte do país, a modificar valores obtidos em uma mina de ouro. Pedro, sem conhecer a fundo a origem dos valores, concordou em fazer a transação. Antes de concluí-la, entretanto, ele desistiu da ação, e tentou convencer Jorge a fazer o mesmo. Tendo Jorge decidido prosseguir no esquema, Pedro, então, fez uma denúncia sigilosa à polícia, que passou a investigar o fato e reuniu elementos necessários ao indiciamento dos envolvidos. Antes que concretizasse a ação final de registro de valores, Jorge foi impedido pela polícia, que o prendeu em flagrante.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente. 

Pedro será punido com pena atenuada em virtude de arrependimento eficaz, e Jorge será punido por crime tentado.

4Questão 61575. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Acerca dos institutos penais da desistência voluntária, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, julgue o item a seguir.

De modo geral, a doutrina indica a aplicação da fórmula de Frank quando o objetivo for estabelecer a distinção entre desistência voluntária e tentativa.

5Questão 61576. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Acerca dos institutos penais da desistência voluntária, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, julgue o item a seguir.

É admissível a incidência do arrependimento eficaz nos crimes perpetrados com violência ou grave ameaça.

6Questão 61577. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Em relação à aplicação da lei penal e aos institutos do arrependimento eficaz e do erro de execução, julgue o item seguinte.

Em se tratando do delito de furto, havendo subsequente arrependimento do agente e devolução voluntária da res substracta antes do oferecimento da denúncia, fica caracterizado o arrependimento eficaz, devendo a pena, nesse caso, ser reduzida de um a dois terços.

7Questão 61578. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Com referência ao crime tentado, à desistência voluntária e ao crime culposo, julgue o  próximo  item.

Configura-se a desistência voluntária ainda que não tenha partido espontaneamente do agente a ideia de abandonar o propósito criminoso, com o resultado de deixar de prosseguir na execução do crime.

8Questão 61579. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Julgue os itens subsecutivos, acerca de crime e aplicação de penas.

Mesmo quando o agente, de forma espontânea, desiste de prosseguir nos atos executórios ou impede a consumação do delito, devem ser a ele imputadas as penas da conduta típica dolosa inicialmente pretendida.

9Questão 61580. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Acerca de aspectos diversos do direito penal, entre eles a desistência voluntária, o arrependimento e a coação física ou moral, julgue os itens a seguir.

Entende-se que o arrependimento eficaz se configura quando o agente, no curso do iter criminis, podendo continuar com os atos de execução, deixa de fazê-lo por desistir de praticar o crime.

10Questão 61581. Direito Penal, Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, CESPE, Ensino Superior

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Leandro desferiu cinco facadas contra o tórax de Régis, com intenção de matá-lo, executando, assim, o plano que havia elaborado. No entanto, ao sair do local, mudou de idéia e resolveu socorrer Leandro, levando-o ao hospital e evitando que ele falecesse. Nessa situação, a ação de Leandro caracteriza desistência voluntária, pois, já tendo ultimado o processo de execução do crime, desenvolveu voluntariamente nova atividade, impedindo a produção do resultado, razão por que responderá por lesão corporal.