← Mais simulados

Simulado: Biólogo - Moléculas, Células e Tecidos - UFF

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Biólogo - Moléculas, Células e Tecidos - UFF.

29 resolveram
30% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
4 bom
17 regular
7 péssimo

Os movimentos estomáticos de abertura ocorrem:
Os fungos vêm sendo utilizados, há muito tempo, como sistemas-modelo para a genética e a biologia molecular. Saccharomyces cerevisiae, por exemplo, foi o primeiro eucarioto a ter o seu genoma totalmente sequenciado. Além disso, essa levedura desempenha importante papel para o homem pois:
Para que as propriedades e a atividade de uma determinada proteína sejam estudadas, é essencial que se obtenha uma amostra purificada. Entre as técnicas de isolamento e purificação está a eletroforese. Essa técnica consiste, basicamente, na migração diferencial de proteínas distintas:
Todas as células têm em comum a membrana plasmática, o citosol, um ou mais cromossomos e ribossomos. Em relação aos ribossomos, avalie as afirmativas a seguir.

I São essenciais à transcrição.
II São formados por moléculas de RNA e proteínas.
III Ligam-se a moléculas de RNAm para exercer sua função.

Das afirmativas acima, apenas:
A troca de substâncias entre a célula e o meio pode ocorrer de diversas maneiras, entre elas o transporte ativo e a difusão facilitada. Esses dois tipos de transporte diferem entre si, pois:
“As moléculas lipídicas constituem cerca de 50% da massa da maioria das membranas das células animais, e quase todo o restante são proteínas.”

(ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.)  

Todas as moléculas lipídicas da membrana plasmática são totalmente:
Plantas C4 e CAM têm em comum a fixação do dióxido de carbono em compostos orgânicos intermediários – por exemplo, malato – e a posterior descarboxilação, para fornecimento do carbono que seguirá no ciclo de Calvin. No entanto, nas plantas CAM a fixação inicial de carbono:
A técnica de PCR é largamente usada, permitindo que um fragmento específico de DNA seja amplificado milhares de vezes em algumas horas. Essa técnica revolucionou as pesquisas em biologia molecular. A partir da PCR, é possível obterem-se cópias de uma parte do material genético em quantidade suficiente que permita detectar e analisar a sequência que se estuda. O pH ideal de uma PCR é de 7,5, pois:
Considerando as fases do ciclo celular eucariótico, encontra-se na fase G1:
A forquilha de replicação do DNA possui uma estrutura assimétrica, sendo que a síntese da:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.