Biólogo - Biologia - UFF

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Biólogo - Biologia - UFF). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior

29 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
3 ótimo
6 bom
15 regular
5 péssimo

1Questão 61934. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

“Vamos considerar algumas características adaptativas das plantas que crescem em ambientes desérticos — caules suculentos e colunares (os quais garantem a capacidade de armazenar água), espinhos protetores e folhas reduzidas. Três famílias fundamentalmente diferentes de plantas floríferas — Euphorbiaceae, Cactaceae e Asclepiadaceae — têm membros que evoluíram nesta direção. (...) Os cactos nativos (com uma exceção) ocorrem exclusivamente no Novo Mundo. Os representantes suculentos comparáveis das famílias das euforbiáceas e asclepiadáceas ocorrem principalmente nas regiões desérticas da Ásia e especialmente da África, onde eles desempenham um papel ecológico similar aos dos cactos do Novo Mundo.”

(RAVENP.H.; EVERT R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal. 7a ed. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro. 2011).

O texto descreve um exemplo de:

2Questão 61935. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

O tipo de seleção natural em que os membros médios da população, aqueles com fenótipos intermediários, tendem a ser favorecidos é a:

3Questão 61936. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Segundo Odum, no seu livro “Ecologia”, entre os tipos de pirâmides ecológicas, a de energia é, de longe, a que proporciona a melhor imagem da natureza funcional das comunidades. No entanto, sabe-se que parte da energia é dissipada em forma de calor, eventualmente voltando ao espaço como radiação infravermelha. O fluxo de energia nos ecossistemas:

4Questão 61937. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Em relação ao ciclo do nitrogênio, avalie as afirmativas a seguir.

I A conversão de nitrogênio gasoso (N2) em amônia é chamada nitrificação.
II Plantas absorvem nitrogênio na forma de nitrato.
III A conversão de nitrato do solo em N2 é realizado por bactérias decompositoras. 
IV Rhizobium é exemplo de bactéria fixadora de nitrogênio quando associada a raízes de leguminosas.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas: 

5Questão 61938. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

“Diane Dodd (1989) examinou os efeitos do isolamento e seleção nas moscas da fruta. Ela tirou as moscas da fruta de uma única população e dividiu-as em populações isoladas espacialmente. Metade da população vivia em uma alimentação baseada em maltose e a outra metade vivia em uma alimentação baseada em amido. Depois de muitas gerações, as moscas foram testadas para saber com quais moscas elas preferem se acasalar. Dodd descobriu que algum tipo de isolamento reprodutivo ocorreu como resultado do isolamento espacial e seleção por diferentes fontes de alimentos nos dois ambientes: ‘moscas da maltose’ preferiram outras ‘moscas da maltose’ e ‘moscas do amido’ preferiram outras ‘moscas do amido’.”

(http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1fEvidenceSpeciation. shtml)

O tipo de especiação observado neste experimento clássico é o(a):

6Questão 61939. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Considerando o sistema ABO, pessoas de sangue tipo AB são chamadas de “receptores universais”, pois:

7Questão 61940. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Margalef, em seu artigo sobre sucessão e evolução, afirma que “a sucessão é um fenômeno fundamental em ecologia, também para entender como funciona o marco ecológico de toda evolução”
(MARGALEF, R. Sucesión y evolución: suproyeccion biogeográfica. Paleontologia y Evolución, v. 20, p. 7-26, 1986).

Se forem comparadas, ao logo da sucessão ecológica, as espécies de sucessão inicial com as espécies tardias, está correto afirmar que as primeiras apresentam:

8Questão 61941. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de gram-negativas. A coloração Gram:

9Questão 61942. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Em ecologia, o crescimento das populações cuja curva é do tipo sigmoide, segundo a equação de Verhulst-Pearl, alcança um limite superior que é representado pela constante K, que corresponde:

10Questão 61943. Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A salinização do solo é um problema crescente devido à intensificação da agricultura e ao manejo incorreto da água de irrigação, em especial nas regiões áridas e semiáridas. Dados da FAO estimam que, dos aproximadamente 230 milhões de hectares de terras irrigadas no mundo, 44 milhões são afetados por excesso de sais. Diversos estudos vêm testando a participação de espécies halófitas na dessalinização desses solos. Tal estratégia de restauração do ambiente recebe o nome de: