Simulado Arquivista - Arquivologia - UFF

Simulado para Arquivista - UFF com 17 Questões de Arquivologia. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca COSEAC com Gabarito.

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  • 1 - Q62078.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • No processo de descrição de arquivos permanentes para a Norma ISAD (G), é o instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação:
  • 3 - Q62080.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Imparcialidade, autenticidade, naturalidade, organicidade e unicidade são as qualidades do documento arquivístico e aquilo que lhe atribui:
  • 4 - Q62081.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Na ISAAR (CPF), há quatro áreas de informação normatizando os elementos de descrição para um registro de autoridade arquivística. Além das áreas de identificação, de descrição e de relacionamentos, a quarta área é a de:
  • 5 - Q62082.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome(s) do(s) produtor(es) e condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1) são seis dos sete elementos obrigatórios da descrição de documentos de arquivo estabelecidos como Norma pela NOBRADE (2005). O sétimo elemento é o:
  • 6 - Q62083.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • A NOBRADE (2005), em casos de acesso restrito a documentos de arquivo, recomenda que se padronize sua descrição indicando, além da norma legal ou administrativa em que se baseia a restrição, o período de sua duração e seu:
  • 7 - Q62084.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • O conceito segundo o qual a transferência de funções de uma autoridade para outra, resultante de mudanças administrativas ou políticas, implica igualmente na transferência de documentos relevantes ou cópias, a fim de assegurar a continuidade administrativa, é denominado:
  • 8 - Q62085.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Na NOBRADE (2005), o item 5.2, referente à existência e localização de cópias, determina que se existir cópia do documento de arquivo em outra entidade, para facilitar sua recuperação, a descrição arquivística deve:
  • 9 - Q62086.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Para o e-ARQ Brasil (2011), “declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD por meio das ações de registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento”, incide em sua:
  • 10 - Q62087.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Para combater a perda de dados e documentos em meio digital, a Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital, publicada pelo CONARQ em 2003, recomenda independência dos arquivistas em relação aos hardwares e softwares, motivada pela sua:
  • 11 - Q62088.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Além da chamada “lei dos arquivos”, os arquivos de universidades federais devem basear seu planejamento e ações voltados para o interesse público e social na legislação arquivística que a complementa, composta de:
  • 12 - Q62089.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • A trilha de auditoria, além de se configurar em um histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção feitas no documento e no SIGAD, funciona também, relacionada à documentação arquivística digital, como um:
  • 13 - Q62090.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Para a preservação do documento arquivístico digital, além de respeitar as condições ambientais especificadas pelo fabricante, é preciso realizar a troca dos suportes antes do fim de sua vida útil, técnica conhecida como refreshing, ou:
  • 14 - Q62091.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991, 2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando:
  • 15 - Q62092.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
  • 16 - Q62093.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • A dimensão do tempo presente, e não o passado ou o futuro, onde estão sendo produzidos, preservados, acessados e utilizados, é essencial para os arquivos, diz SILVA (2017), ao concordar com Menne-Haritz, em seu “Acces – the reformulation of the new paradigma”, de 2001. E é essa dimensão que, em lugar de simplesmente alimentar o poder da burocracia, coloca os arquivos voltados para a:
  • 17 - Q62094.   Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - UFF - COSEAC - 2019
  • Ações relacionadas à formação do profissional que traduzem seu perfil na atualidade demonstram que o arquivista precisa ter uma atitude proativa. O verbo que NÃO condiz com esta assertiva cada vez mais debatida na literatura da área é:

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