Simulado: Arquivista - Arquivologia - UFF

17 questões Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior

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1Questão 62078. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

No processo de descrição de arquivos permanentes para a Norma ISAD (G), é o instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação:

2Questão 62079. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Uma comunicação escrita em que se solicita o comparecimento a uma reunião de uma ou mais pessoas, de uma ou mais coletividades, é documento nomeado como:

3Questão 62080. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Imparcialidade, autenticidade, naturalidade, organicidade e unicidade são as qualidades do documento arquivístico e aquilo que lhe atribui:

4Questão 62081. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Na ISAAR (CPF), há quatro áreas de informação normatizando os elementos de descrição para um registro de autoridade arquivística. Além das áreas de identificação, de descrição e de relacionamentos, a quarta área é a de:

5Questão 62082. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome(s) do(s) produtor(es) e condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1) são seis dos sete elementos obrigatórios da descrição de documentos de arquivo estabelecidos como Norma pela NOBRADE (2005). O sétimo elemento é o:

6Questão 62083. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A NOBRADE (2005), em casos de acesso restrito a documentos de arquivo, recomenda que se padronize sua descrição indicando, além da norma legal ou administrativa em que se baseia a restrição, o período de sua duração e seu:

7Questão 62084. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

O conceito segundo o qual a transferência de funções de uma autoridade para outra, resultante de mudanças administrativas ou políticas, implica igualmente na transferência de documentos relevantes ou cópias, a fim de assegurar a continuidade administrativa, é denominado:

8Questão 62085. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Na NOBRADE (2005), o item 5.2, referente à existência e localização de cópias, determina que se existir cópia do documento de arquivo em outra entidade, para facilitar sua recuperação, a descrição arquivística deve:

9Questão 62086. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Para o e-ARQ Brasil (2011), “declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD por meio das ações de registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento”, incide em sua:

10Questão 62087. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Para combater a perda de dados e documentos em meio digital, a Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital, publicada pelo CONARQ em 2003, recomenda independência dos arquivistas em relação aos hardwares e softwares, motivada pela sua:

11Questão 62088. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Além da chamada “lei dos arquivos”, os arquivos de universidades federais devem basear seu planejamento e ações voltados para o interesse público e social na legislação arquivística que a complementa, composta de:

12Questão 62089. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A trilha de auditoria, além de se configurar em um histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção feitas no documento e no SIGAD, funciona também, relacionada à documentação arquivística digital, como um:

13Questão 62090. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Para a preservação do documento arquivístico digital, além de respeitar as condições ambientais especificadas pelo fabricante, é preciso realizar a troca dos suportes antes do fim de sua vida útil, técnica conhecida como refreshing, ou:

14Questão 62091. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991, 2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando:

15Questão 62092. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:

16Questão 62093. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

A dimensão do tempo presente, e não o passado ou o futuro, onde estão sendo produzidos, preservados, acessados e utilizados, é essencial para os arquivos, diz SILVA (2017), ao concordar com Menne-Haritz, em seu “Acces – the reformulation of the new paradigma”, de 2001. E é essa dimensão que, em lugar de simplesmente alimentar o poder da burocracia, coloca os arquivos voltados para a:

17Questão 62094. Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, Ensino Superior, 2019

Ações relacionadas à formação do profissional que traduzem seu perfil na atualidade demonstram que o arquivista precisa ter uma atitude proativa. O verbo que NÃO condiz com esta assertiva cada vez mais debatida na literatura da área é: