Analista Jurídico - Administração Geral - PGDF

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Analista Jurídico - Administração Geral - PGDF). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior

8 resolveram
48% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
4 bom
4 regular
0 péssimo

1Questão 62458. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

2Questão 62459. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.

3Questão 62460. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas

4Questão 62461. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.
II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.
IV- A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

5Questão 62462. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

Planejamento Estratégico do GDF

“[...] orientar o governo para o cidadão; dotar as ações de governo de seletividade e foco estratégico; promover a transparência e o controle social; promover a eficiência e a racionalização dos gastos públicos; e promover a valorização e profissionalização dos servidores com base em resultados.”
Fonte: http://www.seplag.df.gov.br/, acessado em 18/22011.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

6Questão 62463. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

A departamentalização é entendida como o agrupamento de acordos, com um critério específico de homogeneidade, das atividades organizacionais e seus correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades internas.

Assinale a alternativa incorreta sobre as vantagens da departamentalização organizacional.

7Questão 62464. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

A departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. As pessoas ficam mais unidas para execução das tarefas, aumentando a qualidade e a produtividade organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem da abordagem funcional por departamentalização.

8Questão 62465. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

A estrutura organizacional é a base para o desenvolvimento e a consolidação do plano organizacional no setor público. A estrutura organizacional

9Questão 62466. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

Henri Fayol (1841 – 1925) é considerado um dos principais nomes da Teoria Clássica da Administração e construiu vários princípios importantes que fundamentam as funções do administrador.

Assinale a alternativa que define corretamente a função de controle.

10Questão 62467. Administração, Analista Jurídico, PGDF, IADES, Ensino Superior, 2011

Assinale a alternativa que apresenta os elementos do processo administrativo e sua definição conceitual.