Associação Criminosa - Exercícios Gabarito - Direito Penal

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Associação Criminosa - Exercícios Gabarito - Direito Penal). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

19 resolveram
30% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
15 regular
3 péssimo

1Questão 62935. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

“O conceito de bem jurídico é bastante recente no Direito Penal, apontando-se o século XIX como o ponto de partida. (RANGEL; BACILA, 2015). Bem jurídico, portanto, é um interesse relevante tutelado pelo direito. É um bem jurídico tutelado no delito de Associação Criminosa previsto no artigo 288 do Código penal:

2Questão 62936. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Sobre o crime de associação criminosa é correto afirmar que

3Questão 62937. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Em cumprimento a mandado de busca e apreensão em galpão mantido por João, Geraldo e Cleodomir − que inclusive se encontravam em reunião no local quando da ação policial −, foram apreendidos diversos cadernos em que os três preparavam a abertura e a contabilidade de uma central de jogos de azar, bem como panfletos de propaganda das atividades que ali se iniciariam em uma semana, além de mais de 20 máquinas caça-níqueis.

Nesse caso, a conduta dos agentes 

4Questão 62938. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) os enunciados abaixo.

( ) Os crimes definidos no Código Eleitoral são exclusivamente dolosos. Em alguns deles, no preceito secundário, não há previsão da pena mínima em abstrato, somente a cominação da sanção máxima aplicável. Em tais circunstâncias, a pena mínima será de 15 dias para a pena de detenção e de um (1) ano para a de reclusão.
( ) A corrupção eleitoral, em sua modalidade ativa, é crime comum e de conduta livre, direcionada a eleitor determinado ou determinável, que abrange a compra do voto, no que se incluem o voto em branco e o voto nulo, e a compra da abstenção ou promessa de abstenção de voto.
( ) Crime de perigo abstrato, a associação criminosa, diferentemente do crime de milícia privada, exige o ajuntamento mínimo de três pessoas, ainda que nem todas se conheçam reciprocamente, para o fim específico de cometimento de crimes, no plural, embora não seja necessário que estes efetivamente ocorram. O abandono ou voluntário recesso de qualquer associado não o eximirá de pena, e se a sua retirada fizer descer o quorum mínimo, cessará a permanência, mas não se apagará o crime, devendo todos os associados responder pelo delito. A tentativa é inadmissível.
( ) Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la, previsto no art. 244-B do ECA, realizável também por quaisquer meios eletrônicos, inclusive sala de bate-papo na internet, é crime formal.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

5Questão 62939. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Antônio e mais três pessoas, todas desempregadas, reuniram-se no intuito de planejar e executar crimes de roubos armados a carros-fortes.

Nessa situação hipotética, a conduta de Antônio

6Questão 62940. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Acerca dos crimes contra a fé pública e dos crimes praticados por associações ou organizações criminosas, assinale a opção correta.

7Questão 62941. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

Segundo a nova redação do art. 288 do Código Penal, conferida pela Lei n° 12.850/13, o crime de associação criminosa

8Questão 62942. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

No que se refere aos crimes contra a paz pública, assinale a opção correta.

9Questão 62943. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

NÃO constitui crime contra a fé pública:

10Questão 62944. Direito Penal, Associação Criminosa, Ensino Superior

No que se refere ao crime de associação criminosa (CP, art. 288), é correto afirmar que