Simulado: Policial Civil Perito - Química - Geral - Polícia Civil PE

37 questões | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 37 questões do simulado abaixo (Policial Civil Perito - Química - Geral - Polícia Civil PE). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1 resolveram
24% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 591245 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

No que concerne à interpretação qualitativa das leis dos gases, analise as seguintes afirmativas:

1. De acordo com a teoria cinética, a pressão de um gás é resultado do bombardeamento, pelas moléculas do gás, das paredes do recipiente que o contém.

2. A concentração das moléculas do gás e a sua velocidade média são fatores que determinam a pressão do gás.

3. Sob temperatura constante, a energia cinética média de uma molécula do gás é constante.

4. Ao se aumentar o volume de um gás, mantendo-se constante a temperatura, a pressão diminui.

Estão corretas:

2 Questão 591246 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

As análises de cromatografia gasosa estão incorporadas a diferentes procedimentos analíticos de rotina. Sobre esse método, é incorreto afirmar que:

3 Questão 591295 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Algumas substâncias exibem grupamentos que apresentam um espectro de absorção característico na região visível ou ultravioleta. Sobre o modo como é a absorção de uma determinada substância é afetada pela presença de um cromóforo, é correto afirmar que:

4 Questão 591333 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A espectroscopia no infravermelho é uma técnica instrumental que evidencia a presença de grupos funcionais. No espectro de infravermelho, a faixa de freqüência de vibração de estiramento característica da carbonila (C=O) é:

5 Questão 591427 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em relação aos testes químicos para os compostos acíclicos, assinale a afirmativa incorreta:

6 Questão 591569 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

No que concerne à Cromatografia em Camada Delgada (CCD), assinale a afirmativa incorreta:

7 Questão 591583 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A Cromatografia em Camada Delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura através da migração diferencial sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o adsorvente seguramente mais utilizado em CCD nos laboratórios.

8 Questão 591714 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Um exame químico analisando a tinta de determinado objeto levou à formação do íon diclorotetraminocobalto(III). Sobre esse íon complexo é correto afirmar que:

9 Questão 591754 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Os dispositivos de segurança denominados airbags contêm uma mistura de compostos químicos (azida de sódio e óxidos) e são rapidamente acionados em uma colisão brusca. Um impulso elétrico inicia uma série de reações químicas envolvendo NaN3, KNO3 e SiO2, que ocorrem na seqüência indicada pelas equações (1, 2 e 3), não balanceadas, mostradas abaixo. Considerando que o N2 é gerado nas duas reações, quantos litros de nitrogênio serão produzidos, aproximadamente, a 27°C e 1 atm de pressão a partir de 10 mols de NaN3? (Dado: R = 0,082 atm·L/mol·K.)

1. NaN3 ? Na + N2

2. Na + KNO3 ? K2O + Na2O + N2

3. K2O + Na2O + SiO2 ? silicato alcalino

10 Questão 591819 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma substância gasosa, inflamável e tóxica foi identificada em um armazém de estocagem de feijão. Resultante da combinação dos elementos X (Z = 1) e Y (Z = 15), esse composto possui geometria:

11 Questão 591961 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A preparação de uma solução alcalina para exames de perícia foi obtida após a mistura de 400 mL de uma solução diluída (pH = 2) de um ácido forte (HA) com 100 mL de uma solução diluída (pH = 13) de uma base forte (MOH). Considerando-se 100% de dissociação no processo, pode-se dizer que o valor aproximado do pH da solução final é de:

12 Questão 592044 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em um exame de perícia, necessitou-se remover o fluoreto de cálcio sólido depositado sobre um dente em análise. Então, o dente foi colocado em uma solução diluída de HCl. Em relação a esse processo e às espécies químicas a ele relacionadas, é correto afirmar que:

13 Questão 592107 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A cromatografia líquida de alta eficiência vem sendo muito aplicada na química forense. Sobre essa técnica, é incorreto afirmar que:

14 Questão 592136 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Um incêndio criminoso destruiu uma frota de automóveis em uma oficina mecânica. Confirmou-se o uso de um hidrocarboneto para provocar a explosão. Inicialmente, cinco substâncias foram apontadas como suspeitas de causar o incidente: acetileno, etileno, hexano, metano e pentano. Testes com um material apreendido indicaram que o gás utilizado era o que apresentava, comparativamente, a acidez mais fraca. Qual dos compostos abaixo atende às características apresentadas?

15 Questão 592153 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Isômeros são compostos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. Em relação ao isomerismo, assinale a afirmativa incorreta:

16 Questão 592445 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Usando as sínteses de Grignard com habilidade, o químico orgânico pode sintetizar praticamente qualquer álcool com bons rendimentos, bastando para tanto escolher adequadamente o reagente de Grignard, o aldeído, a cetona, o éster ou o epóxido. Neste contexto, analise as seguintes afirmativas:

1. Se quisermos preparar o 3-fenil-3-pentanol, podemos usar uma cetona com dois grupos etila e permitir que reaja com o brometo de fenilmagnésio

2. Se quisermos preparar o 3-fenil-3-pentanol, podemos usar uma cetona contendo um grupo etila e um grupo fenila e permitir que reaja com o brometo de etilmagnésio.

3. Se quisermos preparar o 3-fenil-3-pentanol, podemos usar um éster de ácido benzóico e permitir que reaja com dois equivalentes molares ou o brometo de etilmagnésio.

4. Os reagentes de Grignard são bases fortes, sendo normalmente preparados pela reação de um haleto orgânico e o metal magnésio em um solvente de éter.

Estão corretas

17 Questão 592468 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Apesar do grande desenvolvimento e uso da instrumentação em testes químico-analíticos, os métodos de análise gravimétricos continuam sendo bastante adotados para essa finalidade. Quais das afirmativas abaixo se referem às vantagens apontadas para o uso da análise gravimétrica?

1. É fácil de controlar as possíveis fontes de erros.

2. Pode usar aparelhos relativamente baratos nas determinações.

3. É um método absoluto, sem a necessidade de calibração.

4. Traz exatidão e precisão quando utiliza balanças analíticas eletrônicas.

18 Questão 592557 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Os ácidos e as bases foram estudados por muitos pesquisadores, como Antoine Lavoisier e Humphry Davy, porém foi Svante Arrhenius, em 1884, quem primeiro expôs um conceito apropriado de ácidos e bases. Em relação ao conceito de Arrhenius de ácidos e bases, assinale a alternativa incorreta:

19 Questão 592664 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Um suspeito de assaltar pessoas em praias foi preso no local do crime com uma grande quantidade de gama-hidroxibutirato de sódio, uma substância que age sistema nervoso central e pode provocar perda de consciência. Ele assumiu que adicionava a droga nas bebidas de suas vítimas, sem que as mesmas percebessem. O gama-hidroxibutirato de sódio pode ser obtido através da reação de NaOH (solução) com:

20 Questão 592756 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Estudando-se o comportamento de substâncias utilizadas em processos sintéticos de derivação, analisaram-se os momentos de dipolo do benzeno, diazometano, etano, metano e trifluoreto de boro. A molécula que apresenta um momento de dipolo igual a 1,50 D é o:

21 Questão 592778 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma substância gasosa, inflamável e tóxica foi identificada em um armazém de estocagem de feijão. Resultante da combinação dos elementos X (Z = 1) e Y (Z = 15), esse composto possui geometria:

22 Questão 592790 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Os tipos de ligação entre os átomos, a explicação dessas ligações pela teoria dos orbitais moleculares, as distribuições dos átomos no espaço para formar moléculas e as forças existentes entre as moléculas são, sem dúvida, fatores determinantes nas propriedades dos compostos orgânicos. No que concerne à teoria dos orbitais moleculares, assinale a alternativa incorreta:

23 Questão 592829 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Um artefato explosivo foi interceptado. Ele constava de um sistema formado por dois compartimentos. O primeiro continha um recipiente que gotejou uma solução de ácido clorídrico concentrado em um frasco contendo zinco metálico no seu interior. Uma conexão de vidro ligava a saída lateral do frasco ao segundo compartimento, que armazenava o 1,5 L do gás formado nesse processo. Considerando que não houve perda na coleta do gás, qual a massa de zinco que reagiu nesse processo, a 300 K e 0,82 atm de pressão? (Dados: PM do Zn = 65,4 g/mol; R = 0,082 atm.L.mol–1 .K–1)

24 Questão 592978 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Quando o acetato de etila reage com o etóxido de sódio, ele sofre uma reação de condensação (condensação de Claisen). Após acidificação, o produto formado é um

25 Questão 593016 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

No que concerne a preparação de aminas primárias, secundárias ou terciárias através de aminação redutiva, assinale a afirmativa incorreta:

26 Questão 593123 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

O exame de uma liga metálica para determinar a sua composição química é uma das aplicações da espectrografia de emissão. Uma das aparentes desvantagens do método espectrográfico reside no fato de que

27 Questão 593188 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em relação às proposições abaixo sobre análises estatísticas de dados em medições analíticas, assinale a alternativa incorreta.

28 Questão 593504 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma síntese assimétrica produziu o (1R,3R)-1,3-dibromo-1,3 difenil-propano. Sobre esse composto, é correto afirmar que:

29 Questão 593579 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma análise química dos resíduos da combustão de pólvora negra indicou que uma determinada arma produziu tiro antes de chegar ao laboratório, confirmando-se a presença de carbonatos, sulfatos, nitratos, sulfetos, tiocianatos e tiossulfatos de sódio e potássio, além de traços de enxofre e de carvão. Desconsiderando-se a presença de quaisquer interferências sobre as análises individuais desses resíduos, é incorreto afirmar que os ensaios em solução aquosa indicarão a presença de:

30 Questão 593777 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Investigando-se a ocorrência de compostos polinucleares em amostras combustíveis, iniciou-se uma discussão sobre o ciclo- decapentaeno. Esse composto:

31 Questão 593799 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma solução-tampão, ou simplesmente tampão, é uma solução que tem a capacidade de resistir a modificações do pH frente à adição de quantidades limitadas de ácido ou de base. Em relação às soluções-tampão, assinale a alternativa incorreta:

32 Questão 593859 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A substância indicadora de exposição do tolueno no ar do ambiente de trabalho é o

33 Questão 594041 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica amplamente difundida e, tendo em vista a grande utilização em laboratórios químicos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros, é conveniente compará-la com a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Neste contexto, assinale a alternativa incorreta

34 Questão 594068 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Muitas reações químicas envolvem a utilização de solventes diferentes da água e com polaridades variadas. As polaridades dos solventes são comumente expressas em termos de suas constantes dielétricas. Constantes dielétricas com valores de 1, 9, 4, 8, 48 e 58 devem estar associadas, respectivamente, aos compostos:

35 Questão 594680 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Duas misturas contendo, cada uma, duas substâncias oxigenadas diferentes foram separadas através de solubilização em soluções aquosas alcalinas. A separação de I de II foi realizada com o uso de uma solução de hidróxido de sódio, enquanto que para a separação de I com III utilizou-se bicarbonato de sódio. Pode-se dizer que I, II e III, sejam respectivamente:

36 Questão 594886 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em relação à ressonância magnética nuclear como uma importante ferramenta para determinação estrutural, analise as seguintes afirmativas:

1. No espectro do 1,1,2-tricloroetano, o sinal dos dois átomos de hidrogênio equivalentes do grupo –CH2Cl é dividido em dois picos.

2. O dubleto presente no espectro do 1,1,2-tricloroetano é resultado da influência magnética dos hidrogênios do grupo –CHCl2.

3. No 1,1,2-tricloroetano, o sinal do hidrogênio do grupo – CHCl2 é dividido em três picos.

4. O tripleto presente no espectro do 1,1,2-tricloroetano é resultado da influência magnética dos dois hidrogênios equivalentes do grupo –CH2Cl.

Estão corretas:

37 Questão 594905 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Uma análise criminalística em um laboratório clandestino levou à identificação da presença três elementos químicos (1, 2 e 3) em um resíduo amostral. Os elementos exibem as seguintes propriedades:

1. I - alta afinidade eletrônica;

2. II - boa condutividade elétrica;

3. III - baixa energia de ionização.

A seqüência dos elementos que exibem as propriedades relacionadas, na ordem 1, 2 e 3, é:

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!