Simulado: Perito Criminal - Práticas Laboratoriais em Química - Polícia Civil PR

20 questões | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio | Comentar (0)

Responda as 20 questões do simulado abaixo (Perito Criminal - Práticas Laboratoriais em Química - Polícia Civil PR). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 593457 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Entre as técnicas laboratoriais de química, apresentamse a cristalização e secagem dos cristais. Sobre tais técnicas, assinale a alternativa incorreta.

2 Questão 593498 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Entre as técnicas laboratoriais de química, apresentamse a filtração a quente e a filtração a frio. Sobre tais técnicas, assinale a alternativa correta.

3 Questão 593631 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A análise gravimétrica (também conhecida como gravimetria) é o método utilizado para determinar a quantidade de um analito em uma amostra. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Análise gravimétrica é um método analítico em que são utilizadas medições de massa e informações sobre estequiometria de reação para determinar a quantidade de um analito em uma amostra.

II. Análise gravimétrica tradicional é exemplo de medição de massa de um sólido que se forma com a precipitação de um analito de uma solução.

III. Análise de combustão é exemplo de medição do ganho de massa devido à coleta de uma substância química de uma amostra.

IV. A medição da variação na massa de uma amostra de acordo com a variação de temperatura está relacionada à análise termogravimétrica.

Está correto o que se afirma em:

4 Questão 594077 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Refino do petróleo é a operação que tem por objetivo separar suas diversas substâncias componentes em função da cadeia de átomos de carbono que compõem os hidrocarbonetos. Sobre essa etapa do processo de obtenção de petróleo, assinale a alternativa incorreta.

5 Questão 594612 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Cromatografia líquida é uma técnica cromatográfica na qual a fase móvel é um líquido. Analise os mecanismos abaixo indicados e assinale a alternativa que corresponde ao número de mecanismos pelos quais se separam os solutos em cromatografia líquida.

I. Cromatografia de adsorção.

II. Cromatografia de partição.

III. Cromatografia de troca iônica.

IV. Cromatografia de exclusão por tamanho.

V. Cromatografia de afinidade.

Assinale a alternativa correta:

6 Questão 594838 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia, espectrometria de massa, titulações espectrofotométricas e indicadores, analise as afirmativas abaixo.

I. A espectroscopia no infravermelho é mais frequentemente empregada em identificação qualitativa de compostos quase puros. Visto que cada composto fornece vários picos, é muito difícil interpretar o espectro infravermelho de uma mistura.

II. Em titulações espectrofotométricas, uma maneira comum de empregar a espectroscopia de ultravioletavisível é pela detecção de indicadores visuais.

III. Indicador ácido-base vermelho de metila é um ?indicador de duas cores?, que é vermelho em uma solução ácida e amarelo em uma solução do PH básico. Ambas as formas são capazes de absorver fortemente a luz visível, mas em comprimentos de onda diferentes.

IV. Em espectrometria de massa, um método de ionização que pode ser usado é a ionização química, que faz uso de um ácido em fase gasosa para protonar o analito e formar um íon molecular.

Está correto o que se afirma em:

7 Questão 594917 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia analise as afirmativas abaixo:

I. Espectroscopia no infravermelho não constitui a única maneira de se obter informações sobre transições vibracionais em uma molécula. A espectroscopia de Raman e outro método que fornece informações sobre tais transições.

II. Na espectroscopia Raman, a dispersão da luz por moléculas, envolvia, em alguns casos, uma pequena variação no comprimento de onda da luz. Nesse sentido, a diferença de energia entre a luz da fonte original e a luz espalhada é igual à diferença de energia dos níveis vibracionais de uma molécula.

III. Materiais como o vidro e o quartzo não podem ser usados em recipientes de amostras para a espectroscopia no infravermelho.

Está correto o que se afirma em:

8 Questão 652954 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia, analise as afirmativas abaixo.

I. Em espectroscopia de ultravioleta-visível, o instrumento usado para examinar a absorção da luz é conhecido como espectômetro de absorbância ultravioleta-visível.

II. Espectrômetro de absorção tem quatro componentes básicos: uma fonte de luz, um meio de selecionar um determinado tipo de luz para análise, um recipiente de amostra e um detector.

III. Pequenas alterações de energias rotacionais das moléculas muitas vezes se sobrepõem às mudanças nas energias vibracionais que se verificam em espectroscopia no infravermelho e acarretam a ampliação das bandas de absorção observadas.

Está correto o que se afirma em:

9 Questão 653071 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Espectroscopia de massas é uma técnica _________ extremamente valiosa em que moléculas em uma amostra são convertidas em íons em fase ________; os íons são subsequentemente ________ no espectrômetro de massas de acordo com sua razão entre a massa e a __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente as lacunas:

10 Questão 653243 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito das relações entre cromatografias gasosa e líquida e o tipo de fase estacionária respectivamente descritas abaixo, assinale a alternativa em que a relação está incorreta.

11 Questão 653408 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia, analise as afirmativas abaixo.

I. Espectroscopia refere-se ao campo da ciência que trata da mensuração e da interpretação da luz que é absorvida ou emitida por uma amostra.

II. Espectrômetro é um instrumento projetado para medir eletronicamente a quantidade de luz que há em um espectro de uma determinada banda espectral ou de um grupo de bandas.

III. Espectroscopia de ultravioleta-visível é um método comum de análise de moléculas e outros tipos de substâncias químicas. A técnica pode ser definida como um tipo de espectroscopia que se destina a examinar a capacidade que um analito tem de interagir com o raio ultravioleta ou com a luz visível por meio da absorção.

Está correto o que se afirma em:

12 Questão 654461 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Em relação aos tipos de cromatografia, analise os itens abaixo.

I. Em cromatografia líquida, a cromatografia de adsorção é método também conhecido como cromatografia líquido-sólido (CLS).

II. A cromatografia de adsorção utiliza o mesmo material tanto na fase estacionária quanto no suporte.

III. A cromatografia de troca iônica é uma técnica na qual os solutos são separados com base em sua partição, entre uma fase móvel líquida e uma estacionária revestida em um suporte sólido.

Está correto o que se afirma em:

13 Questão 655020 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Embora a cromatografia gasosa e a cromatografia líquida tenham muitas características em comum, há diferenças em relação aos requisitos de amostra e de analito, seus formatos e o papel da fase móvel em ambas. A respeito das especificidades das cromatografias líquida e gasosa, analise as afirmativas abaixo.

I. Para compostos termicamente instáveis, a cromatografia gasosa é mais adequada.

II. Em cromatografia líquida, a retenção entre os analitos pode ser alterada mudando a fase móvel.

III. A retenção de um soluto em cromatografia líquida depende da interação dos componentes da amostra tanto com a fase móvel quanto com a estacionária.

Está correto o que se afirma em:

14 Questão 655119 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Entre as técnicas laboratoriais de química, apresentamse a cristalização e secagem dos cristais. Sobre tais técnicas, assinale a alternativa incorreta.

15 Questão 655160 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Entre as técnicas laboratoriais de química, apresentamse a filtração a quente e a filtração a frio. Sobre tais técnicas, assinale a alternativa correta.

16 Questão 655293 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A análise gravimétrica (também conhecida como gravimetria) é o método utilizado para determinar a quantidade de um analito em uma amostra. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Análise gravimétrica é um método analítico em que são utilizadas medições de massa e informações sobre estequiometria de reação para determinar a quantidade de um analito em uma amostra.

II. Análise gravimétrica tradicional é exemplo de medição de massa de um sólido que se forma com a precipitação de um analito de uma solução.

III. Análise de combustão é exemplo de medição do ganho de massa devido à coleta de uma substância química de uma amostra.

IV. A medição da variação na massa de uma amostra de acordo com a variação de temperatura está relacionada à análise termogravimétrica.

Está correto o que se afirma em:

17 Questão 655739 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Refino do petróleo é a operação que tem por objetivo separar suas diversas substâncias componentes em função da cadeia de átomos de carbono que compõem os hidrocarbonetos. Sobre essa etapa do processo de obtenção de petróleo, assinale a alternativa incorreta.

18 Questão 656274 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

Cromatografia líquida é uma técnica cromatográfica na qual a fase móvel é um líquido. Analise os mecanismos abaixo indicados e assinale a alternativa que corresponde ao número de mecanismos pelos quais se separam os solutos em cromatografia líquida.

I. Cromatografia de adsorção.

II. Cromatografia de partição.

III. Cromatografia de troca iônica.

IV. Cromatografia de exclusão por tamanho.

V. Cromatografia de afinidade.

Assinale a alternativa correta:

19 Questão 656500 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia, espectrometria de massa, titulações espectrofotométricas e indicadores, analise as afirmativas abaixo.

I. A espectroscopia no infravermelho é mais frequentemente empregada em identificação qualitativa de compostos quase puros. Visto que cada composto fornece vários picos, é muito difícil interpretar o espectro infravermelho de uma mistura.

II. Em titulações espectrofotométricas, uma maneira comum de empregar a espectroscopia de ultravioletavisível é pela detecção de indicadores visuais.

III. Indicador ácido-base vermelho de metila é um ?indicador de duas cores?, que é vermelho em uma solução ácida e amarelo em uma solução do PH básico. Ambas as formas são capazes de absorver fortemente a luz visível, mas em comprimentos de onda diferentes.

IV. Em espectrometria de massa, um método de ionização que pode ser usado é a ionização química, que faz uso de um ácido em fase gasosa para protonar o analito e formar um íon molecular.

Está correto o que se afirma em:

20 Questão 656579 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Médio, 2017

A respeito dos métodos de espectroscopia analise as afirmativas abaixo:

I. Espectroscopia no infravermelho não constitui a única maneira de se obter informações sobre transições vibracionais em uma molécula. A espectroscopia de Raman e outro método que fornece informações sobre tais transições.

II. Na espectroscopia Raman, a dispersão da luz por moléculas, envolvia, em alguns casos, uma pequena variação no comprimento de onda da luz. Nesse sentido, a diferença de energia entre a luz da fonte original e a luz espalhada é igual à diferença de energia dos níveis vibracionais de uma molécula.

III. Materiais como o vidro e o quartzo não podem ser usados em recipientes de amostras para a espectroscopia no infravermelho.

Está correto o que se afirma em:

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!