← Mais simulados

Simulado: A América Espanhola e os Estados Unidos - Exercícios com Gabarito

Simulados, Provas e Questões - A América Espanhola e os Estados Unidos - Exercícios com Gabarito. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

276 resolveram
34% acertos
Difícil
1 gabaritaram
29 ótimo
42 bom
141 regular
64 péssimo

(UEMS) Quando os espanhóis conquistaram as terras do continente americano recorreram ao trabalho indígena para desenvolver a produção econômica, adotando, como formas de exploração do trabalho dos indígenas:
(PUC-RJ) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião das conquistas e colonização das terras no Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, a exceção de:
(U. Santa Ursula-RJ) Na América Espanhola e na América Portuguesa os colonizadores desenvolveram e adaptaram várias formas de trabalho compulsório. Populações indígenas foram escravizadas, assim como os negros da África. Assinale os tipos de trabalho compulsório na América Espanhola.
(UFR-RJ) “A organização de trabalho (...), sofreu terrível impacto sob a dominação (...) (...) Uma série de procedimentos compulsórios de contigenciamento de mão-de-obra, tanto novos (...) quanto redefinidos (...) foram desastrosos para os índios (...).”

RIBEIRO, Darcy. As américas e a civilização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p. 158-159.

Com relação à questão do trabalho indígena, no processo de colonização da Hispano – América, podemos afirmar que:
(Unifor-CE) Em 1532, a expedição do espanhol Francisco Pizarro conquista a capital sul do Império Inca, atual Cuzco. Três anos depois, é fundada a Ciudad de los Reyes, hoje a capital, Lima. A colônia é elevada a vice-reino do Peru em 1543, graças:
(UFPB) Parte do território da América do Norte foi colonizado pelos ingleses. A colonização foi realizada através das companhias de comércio e doações de terra feitas pelo rei. Desse processo, originaram-se 13 colônias, que se mantiveram até a independência. Sobre esse tema, é correto afirmar:
(Unifor-CE) Os cabildos, na América Espanhola, eram:
(Unifor-CE) O “exclusivo” comercial pretendido pela Espanha no século XVI foi o mais austero entre todos os que surgiram no período mercantilista. À Casa de Contratación, sediada em Sevilha, cabia:
(UFPE) A necessidade de braços para o trabalho nas colônias americanas provocou:
(PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”

Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.

O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!