Estoquista: O que faz, quanto ganha e o que estudar?

Publicado por Sumaia Santana em 05/08/2019

O estoquista é quem mantém a ordem no estoque.

São funções do estoquista desempacotar produtos que chegam à empresa e acomodá-los de maneira que preserve sua integridade física, cuidar da entrada e saída de produtos do estoque, manter a limpeza do local e tarefas burocráticas como confecção de notas fiscais.

O estoquista pode trabalhar no comércio em geral e na indústria.

O que é um estoquista?

O estoquista é o responsável por receber mercadorias, conferir se as quantidades e os tipos estão corretos, descarregar o caminhão, enviar cada produto ao devido local no estoque, manter a limpeza e organização da área.

O estoquista ainda faz trabalhos burocráticos como emissão de controlar entrada e saída de produtos, fazer a média de produtos com mais saída, tudo isso por meio de sistema de gestão de estoques.

Por controlar o que sai e o que entra, o profissional cria etiquetas de identificação e embala as mercadorias. O estoquista também pode atuar com vendas no balcão.

O trabalho do estoquista é conectado com aquele realizado pelo almoxarife porque este cuida mais efetivamente do controle do estoque, fazendo relatórios e gestão dos funcionários do estoque.

Se o estoquista cumprir com todas suas obrigações, o auxiliar de expedição profissional responsável pela liberação de mercadorias da empresa para os consumidores finais consiga ter agilidade no envio.  

O que precisa para ser estoquista?

É preciso ter ensino médio completo, conhecimentos em informática e cursos profissionalizantes na área de gestão de estoques, almoxarifado e logística.

Para ocupar cargos de supervisão e gerência, o profissional deve investir em cursos técnicos e graduação em logística.

Sobre características pessoais, o perfil do estoquista engloba ser extremamente organizado, pró-atividade, gostar de trabalhar em equipe, ter habilidade em comunicação e muita força física para carregar peso.

Características dos cursos para trabalhar como estoquista

Para atuar como estoquista é necessário ter cursos de estoquista, almoxarifado e logística. Vamos detalhar os conteúdos dos cursos:

  • Curso de estoquista: Gestão de estoque, Redução de perdas no estoque, Avaliação de estoque, Fundamentos de logística, Cadeia de suprimentos, Logística e embalagem, Gestão de qualidade, Técnicas de armazenagem, Segurança, medicina e higiene do trabalho;
  • Curso de almoxarifado: Conceitos básicos de logística, Logística de recebimento, Logística de expedição, Logística de armazenagem, Organização e movimentação de mercadorias no estoque, Controle do fluxo de materiais e produtos no estoque;
  • Curso de logística: Conferência de equipamentos, produtos e materiais, Sistemas de armazenagem, Estoques de equipamentos, produtos e materiais, Distribuição de equipamentos, produtos e materiais, Transporte de equipamentos, produtos e materiais, Custos e processos logísticos, Logística reversa e logística sustentável;
  • Graduação em Logística: Gestão mercadológica, Logística empresarial, Sistemas de distribuição, Compras e administração de materiais, Gestão de estoques e armazenagem, Gestão de cadeia de suprimentos, Gestão de operações e serviços, Logística reversa.

Quais escolas oferecem os cursos?

  • Estoquista: SENAI - Santa Cruz do Rio Pardo/SP;
  • Estoquista: ABBA Cursos;
  • Estoquista: Learcafe Cursos;
  • Técnico em Logística: Senac/SP;
  • Graduação Tecnológica em Logística: Senac/EAD;
  • Almoxarife: Senac/EAD.

O que estudar para concursos públicos?

É difícil encontrar concursos públicos com vagas para estoquista. O mais comum são processos seletivos para almoxarife com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos. Veja quais são os assuntos abordados nas provas:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Acentuação, Pontuação, Ortografia, Crase, Emprego das classes de palavras (substantivos, adjetivo, advérbio, pronome, numeral), Processos de formação das palavras, Processos de coordenação e subordinação, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Tempos e modos verbais;
  • Matemática: Conjuntos numéricos (tipos, classificação, operações e problemas), Porcentagem, Regra de três, Máximo divisor comum, Mínimo divisor comum, Geometria, Estatística;
  • Informática: Conceitos de hardware e software, Sites de pesquisa, Navegadores (Internet Explorer, Firefox Mozilla e Google Chrome), Backup, Antivírus;
  • Conhecimentos Específicos: Almoxarifado, Gestão de estoques, Recebimento e conferência de mercadorias, Movimentação, Armazenagem, Distribuição, Embalagem, Inventário, Norma Regulamentadora no 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais), Noções de ISO 9000.

Existe dia do estoquista?

Não existe dia do estoquista, mas, tem o dia do almoxarife, comemorado em 16 de agosto.

Você pode testar os seus conhecimentos sobre esse tema usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.

Comentar Dica

Para comentar esta dica é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!