O que faz um Gari, quanto ganha e como se tornar um?

Saiba tudo sobre a profissão de Gari. Veja o que faz, quanto ganha e como se tornar um desses profissionais que são os responsáveis pela limpeza de espaços públicos, como ruas, praças, parques e via.

Dinake Núbia Profissões, O que faz Comunicar erro

O que faz um Gari, quanto ganha e como se tornar um?
Capa: O que faz um Gari, quanto ganha e como se tornar um?

Os profissionais que atuam como Gari são os responsáveis pela limpeza de espaços públicos, como ruas, praças, parques e vias.

O principal objetivo da profissão é não deixar o lixo se acumular pela cidade, evitando o entupimento de bueiros, que podem causar enchentes e permitir a proliferação de bichos e doenças. 

Para se tornar um gari é necessário que o profissional tenha algumas características, pois a profissão enfrenta desafios diários quanto à rotina de trabalho. Uma característica essencial é que o profissional esteja disposto e motivado a dedicar seu tempo à sociedade, através do seu trabalho.

É preciso ter força de vontade para manter a cidade limpa e também manter a higienização dos locais públicos para a população.

Além disso, é preciso que o profissional tenha boa disposição física, pois todo o trabalho é feito em pé e andando pela cidade.

Trabalho em equipe também é outro fator essencial, isso porque o Gari não trabalha sozinho e sim juntamente com outros profissionais, para garantir mais agilidade e eficiência na limpeza da cidade.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros produzem, aproximadamente, 130 toneladas de lixo por dia.

Apesar de grande parte desta quantidade ser recolhida pelos coletores do lixo, uma parcela também é descartada em locais público, é aí que podemos perceber a importância da profissão do Gari.

Já parou para pensar se todo o lixo jogado na rua ficasse na rua?

Se todo papel de bala descartado nos parques ficassem nos parques? Viveríamos em um emaranhado de lixo. Sabemos, claro, que a profissão de Gari é extremamente importante, mas, além disso, é importante a conscientização da população para o descarte correto de dejetos.

Como se tornar um gari?

Como já vimos, o gari atua varrendo as ruas da cidade e recolhendo dejetos jogados nas vias públicas, mas para se tornar um gari, o que deve ser feito?

Então, o primeiro passo é decidir onde deseja atuar, escolher a cidade em que pretende trabalhar. Isso é de extrema importância, pois, diferentemente de outras profissões, o gari é uma atividade de competência, muitas vezes, das prefeituras das cidades.

Entretanto, em outras localidades, esta atividade é terceirizada e uma empresa privada é responsável pela contratação. Para te ajudar na escolha, podemos ter duas formas de contratação.

Caso seja pela prefeitura, o profissional poderá ser contratado de duas formas (dependendo de cada cidade), que são: por meio de contrato temporário ou concurso público.

Já no caso de empresa terceirizada, o regime de contratação é a CLT. Após escolher a cidade de atuação, basta buscar esta informação junto à prefeitura local.

Qual o salário médio para a profissão de gari?

Apesar de ser uma profissão tão importante para a sociedade, pois mantém a limpeza da cidade, a profissão não é valorizada financeiramente. Expostos a riscos nas ruas, os profissionais fazem grande esforço para cumprir o ofício todos os dias, apesar dos baixos salários.

A profissão de gari não exige muitas especificações, mas depende muito de cidade para cidade e de empresa para empresa. Geralmente, o nível de escolaridade exigido para o cargo é nível médio, porém há alguns locais que o requisito é somente nível fundamental.

Em média, o salário oferecido para a profissão gira em torno de R$ 1.100 a R$ 1.400, com carga horária de 40 horas semanais.

O que estudar para concursos de gari?

Apesar do nível de escolaridade, se enganam aqueles que pensam que é simples e fácil passar em um concurso para ocupar o cargo de gari.

Geralmente, são cobrados conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e conhecimentos gerais. Além disso, em alguns concursos ainda são previstas provas de capacidade física, prova prática, exame psicotécnico e exames médicos.

Resolva também: Simulados de Concursos Gari e Operador de Roçadeira com Gabarito.

Agora que entendemos mais sobre a profissão de gari, que tal fazer a nossa parte e tornar a jornada desses profissionais mais singelas?

É simples, basta cada um cuidar do seu lixo e jogar em locais adequados, evitando espalhar pelas ruas, pois pode provocar o entupimento de bueiros e causar mais danos para a cidade e sociedade.