Questões de Concursos INSS

Resolva Questões de Concursos INSS Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 15063.   Engenharia Civil - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • Sobre o controle de contrato de serviços firmados com Órgãos Públicos, fazem-se três afirmações:

    I. Fiscalização é atividade exercida de modo sistemático pela Contratante e seus representantes, que busca a verificação do cumprimento das disposições contratuais, técnicas e administrativas em todos os seus aspectos.

    II. Glosa é a eventual observação quanto ao cancelamento, parcial ou total, de parcelas ou valores, por ilegais ou indevidos.

    III. A repactuação é o preço do contrato reajustado considerando os novos valores de mercado praticados para cada um dos insumos envolvidos na sua execução, com base na efetiva demonstração analítica da variação de custos desses componentes devidamente comprovadas pela Contratada.

    Quantas dessas afirmações estão corretas?
  • 2 - Questão 15051.   Direito Administrativo - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • É ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades mencionadas pela Lei n. 8429/92.

    Assinale a alternativa que se relaciona coerentemente com o texto acima.
  • 3 - Questão 1673.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Técnico Previdenciário - INSS - CESGRANRIO
  • São dependentes do segurado do Regime Geral da Previdência Social:
  • 4 - Questão 45186.   Direito Previdenciário - Nível Médio - Técnico do Seguro Social - INSS - CESPE - 2016
  •       Mateus requereu ao órgão regional do INSS a conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. O INSS indeferiu o pedido de Mateus por considerar que a doença que o acometera era curável, e que, por isso, ele era suscetível de reabilitação.
     
    Acerca dessa situação hipotética e dos recursos nos processos administrativos de competência do INSS, julgue o item que se segue.
     
    Caso seja interposto recurso contra a decisão que indeferiu o pedido de Mateus, o órgão regional do INSS que proferiu a decisão não poderá reformá-la, devendo encaminhar o recurso à instância competente.
  • 6 - Questão 15034.   Português - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
    Elaine Turk Faria 

                O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.
                Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.
                Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

    [Texto adaptado]
    Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
    Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
    Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13. 
  • Ao mencionar os “imigrantes digitais” e os “nativos digitais”, o texto os identifica, respectivamente, como
  • 7 - Questão 45191.   Direito Previdenciário - Nível Médio - Técnico do Seguro Social - INSS - CESPE - 2016
  • Com base no disposto na Lei n.º 8.213/1991, que trata dos planos de benefícios da previdência social e dá outras providências, julgue o item seguinte.
     
    Em regra, o período de carência para a concessão do benefício de auxílio-doença é de doze contribuições mensais.
  • 8 - Questão 10410.   Informática - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Num aplicativo de navegação da Internet, como o Microsoft Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, a listagem que registra todos os acessos realizados a páginas em um determinado intervalo de tempo é chamada de
  • 9 - Questão 10411.   Informática - Nível Superior - Analista do Seguro Social - INSS - FUNRIO - 2014
  • Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, que hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet. Muito conhecido pela sua ferramenta de pesquisa na Web, o Google possui um navegador de Internet denominado
  • 10 - Questão 15071.   Direito Constitucional - Nível Superior - Engenheiro Civil - INSS - FUNRIO - 2013
  • A Corte competente para o julgamento de crime de responsabilidade de Ministro de Estado é