Exercícios sobre Conjuntos com Gabarito

Responda as 15 questões abaixo (Exercícios sobre Conjuntos com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa sorte!

15 questões Matemática, Conjuntos, BD, Médio

Estatísticas:
367 resolveram
47% média
Difícil
2 gabaritaram
25 Ótimo
138 Bom
184 Regular
20 Péssimo
Considerando o conjunto dos números inteiros não positivos, que é representado por Z_, e o conjunto dos números naturais, que é representado por N, assinale a alternativa que indica corretamente quantos elementos possui o conjunto Z_ ∩ N:
O conjunto que representa o resultado da interseção entre o conjunto dos números naturais, N, e o conjunto dos números inteiros, Z, é
Considere os conjuntos

A = {0, 1, 2, 3}
B = {1, 3}
C = {1, 2, 3}

Qual conjunto representa o resultado de (A ∩ B) U C?
Dados os conjuntos A = {4,5,6,7,8} e B = {1,2,3,4,5,6}. Então A ∩ B = ...
Foi realizada uma pesquisa com um grupo de estudantes e verificou-se que, dos 500 pesquisados, 320 gostam de pizza, 210 gostam de alface e 150 gostam desses dois alimentos. Com base nessas informações, o número de estudantes pesquisados que não gostam de nenhum desses dois alimentos é:
Um curso de matemática tem 167 matriculados. Destes, 79 vão se matricular na disciplina de Geometria Analítica. Todos que se matricularam em Geometria Analítica também vão efetuar a matrícula na disciplina de Cálculo. Além destes, 53 alunos se matricularam somente na disciplina de Cálculo e 9 se matricularam em Cálculo e Álgebra Linear, mas não em Geometria Analítica. Sabendo que o total de alunos matriculados na disciplina de Álgebra Linear é 52, o número de alunos matriculados somente na disciplina de Álgebra Linear e o número de alunos matriculados nas três disciplinas juntas é, respectivamente,
Apresentadas as seguintes afirmações:

I. concurso público significa estabilidade;
II. estudar é fundamental para quem deseja passar em um concurso público;
III. se concurso público não significa estabilidade, então estudar não é fundamental para quem deseja passar em um concurso público;

é correto afirmar que a afirmação III será falsa, quando a(s) afirmação(ões)
Uma academia oferece diversas modalidades de práticas esportivas. Dentre elas, as mais procuradas são hidroginástica e musculação. Uma análise das matrículas mostrou que, dos 221 matriculados, 147 praticavam hidroginástica, 128 praticavam musculação e 23 não praticavam nenhuma dessas modalidades. Com base nisso, quantos alunos praticavam as duas modalidades, hidroginástica e musculação?
Dentre os funcionários de uma determinada agência bancária, os gerentes são todos casados e têm filhos. Nenhum funcionário casado mora na capital, mas há funcionários que moram na capital e têm filhos. Nessas condições,
Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia (T) e uma em educação (E). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:

• 2/5 dos assinantes de T assinam também E;
• 2/3 dos assinantes de E não assinam T.

Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:
A união de 4 conjuntos que podem ou não ter elementos em comum na qual cada conjunto possui, ao menos, 10 elementos é tal que
Dado um conjunto A, representa-se por P(A) o conjunto formado por todos os subconjuntos de A – o chamadoconjunto das partes que também costuma ser representado por 2A.
Se A = {Φ,{Φ},1,{1}}, qual das alternativas seguintes NÃO é elemento de P(A)?
Foi feita uma pesquisa entre todos os funcionários da empresa X e constatou-se que 50 deles falavam inglês, 45 espanhol e 15 falavam as duas línguas. Verificou-se também que 5 dos funcionários não falavam nenhuma língua estrangeira. Então, o número de funcionários da empresa X é
Sejam A e B contidos em {1, 2, 3, . . . , 100}. Sabendo que n ∈ A e 2n + 2 ∈ B, o maior valor que pode ser atribuído a n, de modo que AB = ø é:
Em uma pesquisa realizada com 300 pessoas em Gramado, constatou-se que 100 gostam do chocolate da marca X, 150 gostam do chocolate da marca Y e 40 gostam de ambas as marcas (X e Y). O número de pessoas consultadas que não gostam nem do chocolate da marca X nem do chocolate da marca Y é: