Unidades Internacionais: O que significa (UI/mL)?

Dinake Núbia Noções de Saúde, Unidade de Medidas, Saúde Erramos?

Você já deve ter visto Unidades Internacionais (UI/mL) prescritas em algum medicamento, não é mesmo? Mas você sabe o que significa? Confira no texto o que significa e alguns exemplos.

Unidades Internacionais: O que significa (UI/mL)?
Capa: Unidades Internacionais: O que significa (UI/mL)?

Se você trabalha, estuda e tem contato com as áreas da saúde e química, o termo unidades internacionais (UI) é comum.

Mas para os leigos (pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre determinada área), o assunto pode ficar um pouquinho mais complicado.

Mas não se desespere, a gente vai dar uma ajudinha!

O que significa Unidades Internacionais (UI/mL)?

O termo unidades internacionais, representado pela sigla UI, nada mais é que um sistema de medidas geralmente usado na área farmacêutica, para quantificar algumas vitaminas, como A e D, e alguns medicamentos, como a insulina, nistatina e somatropina.

Por exemplo, quando a insulina é apresentada com U-100 (100 UI/mL), que dizer que existem 100 unidades de insulina por mililitro (mL) de líquido no recipiente do medicamento.

Essa medição de unidades, prescrita por um profissional, deve ser seguida pelo paciente. No Brasil, atualmente, todas as insulinas comercializadas são U-100 (100 UI/mL).

Ainda no caso da insulina, uma Unidade Internacional (UI) equivale a 0,01 mL, ou seja, um centésimo de mililitro, ou 0,01 cm³, que corresponde a um centésimo de centímetro cúbico.

A massa de um medicamento pode ser dada em gramas, miligramas ou microgramas.

Como calcular Unidades Internacionais (UI/mL)?

Para exemplificarmos, 100 UI de vitamina D, corresponde a 2,5 mcg (microgramas). Sequentemente: 200 UI = 5 mcg; 400 UI = 10 mcg; 600 UI =15 mcg; 800 UI = 20 mcg e etc.

Outro exemplo:

Para calcular a quantidade de vitamina A, o Equivalente de Retinol (RE) é a unidade universalmente aceita e fica desta forma: 1 RE = 1 micrograma de vitamina A (all-trans retinol).

Utilizando a Unidade Internacional, o cálculo fica assim: 1 UI = 0,3 microgramas de vitamina A (all-trans retinol).

Resultando: 1 RE = 3,33 UI ou 1 UI = 0,3 RE

Outro exemplo em vídeo:

Mas o que são a insulina, nistatina, somatropina e as vitaminas A e D?

Insulina

A insulina é um hormônio anabólico que tem função significativa no organismo de todos os seres humanos, além de ser essencial no tratamento do diabetes.

Ela regula o nível de glicose no sangue. Logo, todas as pessoas com diabetes Tipo 1 e muitas com Tipo 2 precisam da insulina.

Nistatina

A nistatina é um remédio antifúngico usado no tratamento de lesões. Este medicamento é usado, por exemplo, no tratamento contra candidíase vaginal, no caso da pomada.

Já a nistatina oral é indicada para infecções causadas por fungos na boca, no tratamento da candidíase oral e sapinho, em crianças e adultos.

Somatropina

A somatropina é um hormônio do crescimento (GH), conhecido também como somatotrofina (ST).

É um hormônio protéico indicado para crianças com nanismo devido à deficiência do hormônio do crescimento e na Síndrome de Turner.

Vitaminas A e D

Segundo especialistas, a vitamina A é fundamental para o funcionamento normal do sistema visual, pois protege os olhos contra a degeneração macular e ainda ajuda no crescimento e manutenção das mucosas.

Pessoas com deficiência na vitamina A são mais propensas a infecções, pele ressecada e cegueira.

Já a vitamina D atua na absorção de fósforo e cálcio, além de agir no sistema imunológico. A carência da vitamina D contribui para os sintomas de artrite, osteomalácia, raquitismo e deformações ósseas.