Últimos dias de inscrição para cursos técnicos no IFSP 2020

No total, mais de R$ 5 mil vagas estão sendo ofertadas para candidatos com nível médio no IFSP. O período para realizar as inscrições termina no próximo domingo, dia 10 de novembro.

Publicado por Dinake Núbia em 05/11/2019 às 17:02:32

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com últimos dias de inscrições para processo seletivo para preenchimento de 5.882 vagas para cursos técnicos 2020. 

O período para realizar as inscrições termina no próximo domingo, dia 10 de novembro.

Para se inscrever,  o candidato deve acessar o site do IFSP, fazer o cadastro e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Faça a inscrição aqui!

Vagas para os cursos do IFSP 2020

As vagas são destinadas para o primeiro semestre de 2020 e estão distribuídas em 35 campi. Conforme o edital, os cursos oferecidos fazem parte de três modalidades diferentes, sendo: 

  • Curso técnico integrado ao ensino médio:  O candidato cursa o ensino médio e o técnico no IFSP simultaneamente; 
  • Curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato do ensino médio matriculado em outra instituição de ensino e cursa o técnico no IFSP;
  • Curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato cursa apenas o ensino técnico no IFSP. 

As vagas estão distribuídas nas seguintes cidades paulistas:

Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Seleção para o processo seletivo IFSP 2020

Conforme o edital, os candidatos serão selecionados por meio de análise do histórico escolar. Serão avaliadas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Serão analisadas da seguinte forma:

  • Cursos Integrados: as notas informadas são do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental.
  • Cursos concomitantes ou subsequentes: as notas informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.

A análise do histórico escolar está prevista para acontecer do dia 11 ao dia 20/11. Os candidatos ainda devem comprovar as informações descritas durante o preenchimento da inscrição. 

Classificação dos candidatos aos cursos técnicos

De acordo com o Edital, a classificação dos candidatos acontecerá no dia 9 de janeiro de 2020, data que também haverá a convocação dos candidatos para a matrícula, a partir das 17h. 

As matrículas obedecerão à convocação dos candidatos e a divisão de vagas constante no Edital. A lista de divulgação conterá os nomes dos candidatos selecionados, por Câmpus, curso e turno, de acordo com o número de vagas ofertadas. 

Os documentos necessários para efetivar a matrícula deverão ser apresentados em cópia simples, acompanhadas de originais. Caso seja cópia, deverão estar autenticadas.

Se o candidato for menor de 18 anos, o responsável legal deverá, no ato da matrícula, apresentar cópia e original de documento de identificação com foto (RG). E no caso de tutor, além de RG, apresentar documentação comprobatória da tutela.

É permitida matrícula por procuração para candidatos maiores de idade.

A partir do dia 17 de janeiro será possível consultar nos sites dos Câmpus para informações sobre eventuais  vagas remanescentes. 

Caso haja empate na classificação final, serão obedecidos os seguintes critérios:

  • Ser idoso na forma da Lei N°10.741/03; 
  • Maior nota em Língua Portuguesa, ou equivalentes;
  • Maior nota em Matemática, ou equivalentes; 
  • Maior idade.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.