Questões de Regra de Três Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Regra de Três com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 54045. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

Uma gráfica tem capacidade operacional para imprimir 12.500 livros de 120 páginas cada em 15 dias, utilizando 4 máquinas impressoras iguais e trabalhando 8 horas diárias. Tendo recebido uma encomenda de 18.000 livros de 150 páginas cada, que deverão ser entregues em 24 dias, o proprietário resolveu comprar mais máquinas impressoras iguais às já existentes na gráfica. Trabalhando 6 horas diárias para o cumprimento da encomenda, o número de máquinas impressoras que proprietário deverá comprar é:

2Questão 54049. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

5 tratores iguais preparam para plantação, um terreno de 20 hectares, trabalhando 8 horas por dia durante 7 dias. Quantas horas por dia precisam trabalhar 14 tratores   para preparar 54 hectares de terreno em 6 dias?

3Questão 54051. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

Para armar um circo, 50 homens levam 2 dias, trabalhando 9 horas por dia. Com a dispensa de 20 homens, em quantos dias o circo será armado, trabalhando-se 10 horas por dia?

4Questão 56295. Matemática, Regra de Três, CESPE, Ensino Médio

Paulo, Maria e João, servidores lotados em uma biblioteca pública, trabalham na catalogação dos livros recém-adquiridos. Independentemente da quantidade de livros a serem catalogados em cada dia, Paulo cataloga 1/4, Maria cataloga 1/3 e João, 5/12.

A respeito da catalogação de livros por esses servidores, julgue o item a seguir. 

Situação hipotética: Cada um dos livros que serão catalogados em três dias de trabalho constitui um sólido que tem a forma de um paralelepípedo retângulo de 2.000 cm3 de volume. Assertiva: Nessa situação, se, nesse período, João catalogar 375 desses livros, então, nesse período, os três servidores juntos catalogarão uma quantidade de livros cuja soma dos volumes será superior a 2 m3 .
 

5Questão 54050. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

12 pedreiros fizeram 5 barracões em 30 dias, trabalhando 6 horas por dia. O número de horas, por dia, que deverão trabalhar 18 pedreiros para fazerem 10 barracões em 20 dias é:

6Questão 56290. Matemática, Regra de Três, CESPE, Ensino Médio

3 pedreiros constroem 4 muros em 5 dias. 4 aprendizes de pedreiro constroem 3 muros em 6 dias. Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

15 pedreiros e 8 aprendizes de pedreiro constroem mais de 6 muros em um dia.

7Questão 56291. Matemática, Regra de Três, CESPE, Ensino Médio

No item seguinte apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, porcentagens e descontos.

No primeiro dia de abril, o casal Marcos e Paula comprou alimentos em quantidades suficientes para que eles e seus dois filhos consumissem durante os 30 dias do mês. No dia 7 desse mês, um casal de amigos chegou de surpresa para passar o restante do mês com a família. Nessa situação, se cada uma dessas seis pessoas consumir diariamente a mesma quantidade de alimentos, os alimentos comprados pelo casal acabarão antes do dia 20 do mesmo mês.

8Questão 54048. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

Um caminhão andando a uma velocidade média de 50 km/h, durante 6 horas por dia, viaja do Rio a Recife em 9 dias. Na volta, a velocidade média foi de 45 km/h e o moto- rista só dirigiu 5 horas por dia. Em quantos dias foi feita a viagem de volta?   (Considere: trajeto de ida = trajeto de volta)

9Questão 56293. Matemática, Regra de Três, CESPE, Ensino Médio

Para pintar 28 m de muro, são necessários 7 pintores, trabalhando 6 h por dia, durante 4 dias. Supondo, nesse caso hipotético, que a eficiência dos pintores seja constante, julgue o item a seguir.

Se se dobrar o número de dias, então deve‐se dobrar o número de horas por dia trabalhadas, mantendo‐se constantes a metragem do muro que foi pintada e o número de pintores.

10Questão 54044. Matemática, Regra de Três, Ensino Médio

Uma cafeteira elétrica tem, no recipiente onde se coloca a água, um mostrador indican- do de 1 a 20 cafezinhos. O tempo gasto para fazer 18 cafezinhos é de 10 minutos, dos quais 1 minuto é o tempo gasto para aquecer a resistência. Qual o tempo gasto por essa mesma cafeteira para fazer 5 cafezinhos?