Questões de Biologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Biologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 384902 | Biologia, Citologia, Biologista, IAMSPE SP, VUNESP, 2012

Assinale a alternativa correta com relação à morfologia da lesão intraepitelial escamosa de alto grau.

2 Questão 54765 | Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(PUC-RJ) Pesquisadores encontraram altas concentrações de DDT, um inseticida não biodegradável que se acumula no meio ambiente, atingindo até tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares, onde ele nunca foi utilizado. A seguir encontram-se afirmativas acerca do fluxo de matéria e energia nas cadeias alimentares.

I. A quantidade de energia diminui na passagem de um nível trófico para outro, ocorrendo o mesmo com a biomassa.
II. A energia e a matéria orgânica passam do produtor aos outros seres vivos do ecossistema através da cadeia alimentar.
III. Quando ingeridos pelos seres vivos, os produtos não biodegradáveis tende a se concentrar ao longo das cadeias alimentares.
IV. Em média apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o nível anterior.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:

3 Questão 385958 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com o objetivo de auxiliar na identificação de doadores e receptores em potencial, foi desenvolvido um dicionário pelo Comitê de Nomenclatura dos Fatores do Complexo HLA, vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o auxílio desse dicionário, que é atualizado constantemente e cuja última versão é de 2009, pode-se buscar compatibilidade entre, por exemplo, um doador cujos dados concernentes ao sistema HLA foram obtidos por sorologia com receptores cujos dados foram obtidos por métodos moleculares. Esse mesmo comitê controla a nomenclatura dos diversos alelos identificados por métodos moleculares e utiliza regras bem estabelecidas para rotular os vários alelos já identificados e os novos alelos. Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto por esse comitê, julgue os itens seguintes.

Os alelos G*01010101 e G*0103 diferem em pelo menos uma troca de base não sinônima em um éxon, acarretando a troca de pelo menos um aminoácido entre as proteínas produzidas por ambos os alelos.

4 Questão 379514 | Biologia, Microbiologia, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE, 2008

Considerando os diversos aspectos do trabalho em um laboratório de microbiologia e os conceitos correlatos, julgue os itens que se seguem. O mecanismo mais comum de metabolismo aeróbio em bactérias é o uso da cadeia transportadora de elétrons presente em suas mitocôndrias.

5 Questão 386941 | Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN, 2012

A técnica que utiliza vários corantes (violeta, fucsina, lugol) e serve para dividir as bactérias em dois grandes grupos e direcionar o tratamento é

6 Questão 380484 | Biologia, Recursos Hídricos, Perito Criminal Federal, DPF, CESPE, 2004

Uma barragem foi construída em um rio do semi-árido, dentro dos limites de uma unidade de conservação. A nascente desse rio, que desemboca em um estuário, situa-se na divisa entre os estados do Piauí e da Bahia. No reservatório formado, há lançamento de esgoto e carreação de resíduos de atividades agrícolas às suas margens. Foi detectado crescimento populacional de cianobactérias nas águas desse reservatório. Uma vez que esses organismos podem produzir toxinas, faz-se necessário o monitoramento da água do reservatório, podendo-se, para isso, fazer contagem convencional de células.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Entre os efeitos do represamento do rio observados nos estuários a jusante, podem ser considerados válidos a erosão nas margens e o aumento da salinidade.

7 Questão 379241 | Biologia, Meio Ambiente, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE, Ensino Médio, 2008

Considere um empreendimento industrial de porte médio, com potencial poluidor médio, que necessite passar por processo de licenciamento ambiental com base no Decreto n.º 1.777-R/2007, que dispõe sobre o Sistema de Licenciamento e Controle das Atividades Poluidoras ou Degradadoras do Meio Ambiente (SILCAP).

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

É lícito que o servidor técnico responsável pelo enquadramento do empreendimento preste consultoria remunerada ao empreendedor interessado.

8 Questão 381996 | Biologia, Anatomia, Biólogo, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO, 2007

A regeneração dos tecidos está fortemente relacionada com o grau de complexidade das células. Indique a alternativa que contém tecidos com maior capacidade de regeneração:

9 Questão 385083 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos aspectos da resposta imune celular e sua avaliação, julgue os itens a seguir.

Os tipos mais abundantes de células do sistema imune são os linfócitos T e os macrófagos, que são diferenciados por suas características funcionais, pois ambos apresentam os mesmos marcadores de membrana.

10 Questão 383669 | Biologia, Biodiversidade, Analista, IBGE, FGV, Ensino Superior, 2016

Existem correlações bioclimáticas entre a vegetação e a quantidade e intensidade de chuvas. No Brasil, podem-se separar, pelo menos, quatro áreas geográficas em função do número de meses com chuva e meses sem chuva, durante o ano. Quatro dessas áreas são:

I – áreas permanentemente úmidas (0-1 mês seco ao ano);

II – áreas úmidas (0-3 meses secos no ano);

III – áreas estacionalmente secas (4-5 meses secos no ano);

IV – áreas semiáridas/áridas (6-9 meses secos no ano).

Os Campos de Planície Sul-Rio-Grandense e as Restingas são caracterizados, respectivamente, como áreas: