← Início

Questões de Concursos - Biologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Biologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.
As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
De acordo com o pensamento mendeliano, os descendentes são formados por uma mistura de fatores oriundos de cada um dos genitores e, nessa mistura, os fatores modificam suas propriedades.
Nos trabalhos de curadoria de uma coleção científica, são atividades indispensáveis para manter um acervo em boas condições de preservação, EXCETO:
Existem inúmeras mutações genéticas, as quais podem ser gênicas ou cromossômicas. Essas mutações podem resultar em patologias de maior e menor gravidade. Nesse sentido, qual tipo de mutação está envolvido no surgimento da Anemia Falciforme?  
Qual é o efeito da alça microbiana na teia trófica marinha?
Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

Além de proteger o organismo contra patógenos, a saliva lubrifica o alimento para facilitar a mastigação e a deglutição.
No Estado do Amazonas, o Tucunaré (Cichla monoculus) e o Tambaqui (Colossoma macropomum) são peixes muito apreciados na culinária regional.
 
Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses animais diferem quanto a
      Segundo levantamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá, desde 1974 a doença de Chagas tem sido detectada com frequência no estado, e, desde 2007, o número de casos da doença aumentou. Somente em 2011 foram 14 casos confirmados. O açaí é apontado como o principal meio de contaminação.

                                     Internet:   (com adaptações).

Assinale a alternativa que apresenta a forma de contágio por meio do açaí.
A margem continental do tipo Atlântico (ou passiva) corresponde:
Para manutenção de células de mamíferos em laboratório é necessário supri-las com nutrientes básicos, alguns elementos que elas não são capazes de sintetizar e outros com funções especializadas. Entre os aminoácidos que devem ser supridos estão os nove essenciais, que não são sintetizados por células adultas de mamíferos, quatro sintetizados por poucas células especializadas dos animais. Um outro aminoácido deve ser suplementado por servir de fonte de nitrogênio para as células. Qual dos aminoácidos listados é essa fonte de nitrogênio?
Numa planície alagada, bastante estável há milhões de anos, existe uma espécie de arbusto tóxico que produz flores com 10 variedades de cores distintas (fenótipos). Sabendo que as cores das flores em questão são determinadas geneticamente, um pesquisador lançou a seguinte pergunta: por que arbustos que produzem flores azuis são mais abundantes que os que produzem flores de outras cores? Para tentar responder a essa pergunta, o pesquisador investigou cinco parâmetros nos arbustos que apresentam esses 10 fenótipos distintos. De acordo com a teoria da seleção natural, qual parâmetro levantado pelo pesquisador é imprescindível para responder à pergunta formulada?