← Início

Questões de Concurso - Biologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Biologia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


No século XIX, os experimentos clássicos de Pasteur realizados com frascos com formato pescoço de cisne demonstraram o equívoco da teoria da abiogênese e suscitaram novos questionamentos. Nesse sentido, assinale a opção em que é apresentada a correlação entre os experimentos de Pasteur e os questionamentos levantados no século XIX.

No sistema sangüíneo ABO, em humanos, são possíveis quatro fenótipos, a partir de um conjunto de três alelos (Ia,Ib,i)Conhecendo o sistema de determinação, considere o casamento - 1 entre um homem e uma mulher, ambos com sangue tipo AB, e o casamento - 2 entre um homem O e uma mulher AB. Em caso de acidente, quanto aos procedimentos de transfusão de sangue, pode-se afirmar:

Arsênio inorgânico é um composto de alta toxicidade biológica capaz de causar morte humana.

Em relação a esta substância, analise as afirmativas a seguir.

I. A meia-vida do arsênio inorgânico no organismo humano varia de 7 a 12 dias.

II. Os principais órgãos de depósito do arsênio inorgânico são fígado, rins, pulmões e ossos.

III. O procedimento analítico para isolamento do arsênio inorgânico de material biológico deve ser feito diretamente do material úmido.

IV. O método de análise do arsênio inorgânico é fundamentado na geração de hidretos (FI-HG) e no uso de Expectômetro de Absorção Atômica (EAA).

Assinale:

Em determinado experimento, uma amostra de células tumorais foi submetida a lise por ultrassom de alta potência na presença de ureia 8 mol/L, tampão Tris em pH 8,1, dodecil sulfato de sódio e ditiotreitol. O extrato obtido foi aplicado em sistema de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida que foi submetido a coloração com prata. Dez dos pontos corados foram retirados do gel e submetidos a proteólise com tripsina, e os peptídios obtidos foram analisados por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa em série.

Com relação a esse experimento hipotético, julgue os próximos itens.

A quantificação das proteínas, no experimento em questão, deverá ser realizada na etapa de eletroforese.
Em Microbiologia é importante a esterilização de meios, soluções e material de vidro ou metal que se utiliza. Uma das formas de esterilização empregada é a por calor úmido. Um produto é microbiologicamente estéril quando não contém nenhuma forma de microrganismo vivo. A esterilização por calor úmido, que tem como objetivo a morte de todos os possíveis organismos vivos, é denominada:
Em 1977, o cientista norte-americano Carl Woese revolucionou a árvore da vida, diagrama que representa a relação evolutiva entre as espécies, ao propor um novo domínio, os Archaea. Pensava-se que esse conjunto de espécies eram bactérias, mas C. Woese mostrou que é um grupo independente e, a nível evolutivo, tão próximo da bactéria Escherichia coli como de um cogumelo ou de um pinguim. C. Woese considerou, em seus estudos, o sequenciamento do RNA ribossomal dos seres vivos.

Internet: < www.publico.pt > (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Archaea e bactérias não possuem carioteca e organelas membranosas, portanto são classificadas como seres procariontes.
Texto associado.
“Um novo adesivo serve para medir o nível de glicose através da pele, o que pode fazer com que milhões de
diabéticos não precisem usar agulhas para fazer as medições periódicas, segundo um estudo publicado na revista
‘Nature Nanotechnology’. O adesivo extrai a glicose do fluido entre as células através dos folículos pilosos, aos
quais tem acesso individualmente graças a sensores em miniatura que usam uma pequena corrente elétrica, e a
recolhe em pequenos reservatórios para medi-la”.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2018/04/09/novo-adesivo-mede-glicosesem-necessidade-do-uso-de-agulhas.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 10 abr. 2018.
Sobre o diabetes melito, é INCORRETO afirmar que

Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.

A técnica geral de amplificação por PCR é fundamentada no processo fisiológico viral, pois utiliza a síntese de DNA a partir de RNA, que ocorre nos adenovírus.

Os métodos de desinfecção de alças de inoculação de níquel cromo e de alças de Drigalsky, são respectivamente,
Julgue os próximos itens, relativos a algoritmos e bancos de dados aplicados à bioinformática. O PDB (protein dataBank) é o principal repositório público devotado a estruturas tridimensionais de macromoléculas biológicas.