Questões de Concursos - CEPERJ - Exercícios com Gabarito

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A variação de energia livre de Gibbs (?G) é uma medida da variação total de entropia de um sistema e suas vizinhanças, à pressão e temperatura constantes e prevê a espontaneidade da ocorrência de um processo, de acordo com a segunda Lei da Termodinâmica. Cinco reações químicas, numeradas por I, II, III, IV e V, cujas variações de entalpia (?H) e entropia (?S) são conhecidas, devem ser escolhidas para sua realização à mesma temperatura. São mostrados a seguir os dados relativos a cada uma das reações: Reação I - ?H positivo e ?S negativo, sendo que o ?S multiplicado pela temperatura gera um valor numérico menor que o do ?H. Reação II - ?H positivo e ?S positivo, sendo que o ?S multiplicado pela temperatura gera um valor numérico menor que o de ?H. Reação III - ?H positivo e ?S negativo, sendo que o ?S multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ?H. Reação IV - ?H negativo e ?S negativo, sendo que o ?S multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ?H. Reação V - ?H positivo e ?S positivo, sendo que o ?S multiplicado pela temperatura gera um valor numérico maior que o de ?H. Segundo dados exclusivamente termodinâmicos, a reação a ser escolhida é a de número:
Para que uma reação química com entalpia negativa aconteça com um rendimento melhor, é interessante que a essa reação ocorra:

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o projeto-político pedagógico - PPP das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa da escola. Sobre o PPP, está correta a seguinte assertiva:

Quando o acetaldeído reage com hidróxido de sódio diluído, forma-se um intermediário iônico, que reage com outra molécula de aldeído, formando um composto instável, que sofre desidratação para formar o composto A. O nome oficial deste composto, segundo a nomenclatura IUPAC é:

Um aspecto que não se observa no texto lido é:

Utilize o seguinte fragmento textual para responder às questões 49 e 50: “João aproximou-se da janela. O pátio estava cheio de alunos, que corriam para lá e para cá, brincavam e comemoravam o final das aulas. Afastou-se da luz e dirigiu-se à mesa a fim de continuar carta em que solicitava a demissão do cargo que ocupava Há mais de trinta anos”. Sobre a estruturação desse fragmento textual, pode-se afi rmar corretamente que se trata de um texto:

O uso das aspas, no nono parágrafo, justifica-se por se tratar de:

O glicerol (propan-1,2,3-triol) tem sido produzido em larga escala no Brasil em reações de transesterificações utilizadas na produção do biodiesel. Como a quantidade produzida dessa substância excede a demanda da indústria de cosméticos e produtos alimentícios, uma alternativa envolve a oxidação catalítica do glicerol, gerando um produto com maior valor agregado. Nessa reação, em condições adequadas, a oxidação dos álcoois primários gera ácido carboxílico e a oxidação do álcool secundário gera cetona sem quebrar a cadeia carbônica. A fórmula molecular do produto obtido nessas condições é:

De acordo com o art. 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

"A distinção entre gerações dos direitos fundamentais é estabelecida apenas com o propósito de situar os diferentes momentos em que os grupos de direitos surgem com reivindicações acolhidas peta ordem jurídica. Deve-se ter presente, entretanto, que falar em sucessão de gerações não significa dizer que os direitos previstos num momento tenham sido suplantados por aqueles surgidos em instante seguinte. Os direitos de cada geração persistem válidos juntamente com os direitos da nova geração, ainda que o significado de cada um sofra o influxo das concepções jurídicas e sociais prevalentes nos novos momentos."

Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva,
2009, p. 268 (com adaptações)

Derttre os direitos que dizem respeito à segunda geração, não se inclui aquele relativo: