Questões de UESPI Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de UESPI com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 176094. Direito Penal, Excludente de culpabilidade, Delegado de Polícia, PC PI, UESPI, 2009

Juan, 19 anos, argentino residente em Córdoba/Argentina, recebeu um convite de seu amigo Pedro, brasileiro, residente em Teresina, para passar as férias no Delta do Parnaíba. Juan, entusiasmado com a possibilidade de conhecer o Brasil, aceitou o convite. Porém, Pedro, quando convidou o amigo, solicitou que trouxesse consigo 10 vidros de lançaperfume (cloreto de etila), e Juan, tendo total desconhecimento de que esta substância fosse proibida no Brasil, pois na Argentina tal substância circula livremente, prontamente atendeu ao pedido. Sendo Juan, em tese, apreendido com tal mercadoria, que excludente é possível alegar ao seu favor?

2Questão 177721. Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Delegado de Polícia, PC PI, UESPI, 2009

Analisadas, em caráter simultâneo, as Constituições da República Federativa do Brasil, de 1988, e a dos Estados Unidos da América, de 1787, é possível enquadrar as referidas normas fundamentais, respectivamente e nesta ordem, nas seguintes classificações:

3Questão 43364. Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2014

O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente. 

Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”. 

                              (Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset, 2010.) 

A que compartimento de relevo o texto se refere?

4Questão 238824. Regimento Interno, Soldado Bombeiro Militar, CBM PI, UESPI, 2014

É condição, para ingresso nos Quadros de Acessos para Quadro de Praças Bombeiros Militares, ter completado, até a data da promoção, em cada graduação, o interstício mínimo de:

5Questão 176443. Português, Interpretação de Textos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PI, UESPI, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
Ordem ou Barbárie

O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal. O fenômeno da violência é tão antigo quanto o ser humano. Desde sua criação (ou surgimento, dependendo do ponto de vista), o homem sempre esteve dividido entre razão e instinto, paz e guerra, bem e mal.

Há quem tente explicar a violência, a opção pela criminalidade, como consequência da pobreza, da falta de oportunidades: o homem fruto de seu meio. Sem poder fazer as próprias escolhas, destituído de livre-arbítrio, o indivíduo seria condenado por sua origem humilde à condição de bandido. Mas acaso a virtude é monopólio de ricos e remediados? Creio que não. 

Na propaganda institucional, a pobreza no Brasil diminuiu, o poder de compra está em alta, o desemprego praticamente desapareceu... Mas, se a violência tem relação direta com a pobreza, como explicar que a criminalidade tenha crescido em igual ou maior proporção que a renda do brasileiro? Criminalidade e pobreza não andam necessariamente de mãos dadas.

Na semana passada, a violência (ou a falta de segurança) voltou ao centro dos debates. O flagrante de um jovem criminoso nu, preso a um poste por um grupo de justiceiros deu início a um turbilhão de comentários polêmicos. Em meu espaço de opinião no jornal "SBT Brasil", afirmei compreender (e não aceitar, que fique bem claro!) a atitude desesperada dos justiceiros do Rio. (...)

Não é de hoje que o cidadão se sente desassistido pelo Estado e vulnerável à ação de bandidos. (...) Estamos entre os 20 países mais violentos do planeta. E, apesar das estatísticas, em matéria de ações de segurança pública, estamos praticamente inertes e, pior: na contramão do bom senso! (...)

No Brasil de valores esquizofrênicos, pode-se matar um cidadão e sair impune. Mas a lei não perdoa quem destrói um ninho de papagaio. É cadeia na certa! (...) 

Quando falta sensatez ao Estado é que ganham força outros paradoxos. Como jovens acuados pela violência que tomam para si o papel da polícia e o dever da Justiça. Um péssimo sinal de descontrole social. É na ausência de ordem que a barbárie se torna lei.

(Rachel Sheherazade - jornal Folha de São Paulo, 11 de fevereiro de 2014) 

No texto, a autora sugere admitir

6Questão 6085. Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2010

No alto de uma torre de uma emissora de televisão duas luzes “piscam” com frequências diferentes. A primeira, “pisca“ 12 vezes por minuto e a segunda, “pisca“ 15 vezes por minuto. Se num certo instante as luzes piscam simultaneamente, após quantos segundos elas voltarão a piscar simultaneamente?

7Questão 176929. Direito Processual Penal, Das Provas, Delegado de Polícia, PC PI, UESPI, 2014

Em matéria de prova no processo penal, assinale a alternativa INCORRETA

8Questão 8196. Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2014

Um grupo de 15 bombeiros parte em uma expedição, com mantimentos para 20 dias. Passados 5 dias, um novo grupo de 10 bombeiros, sem mantimentos, se junta ao anterior. Quantos dias durarão os mantimentos, contados a partir da chegada do novo grupo?

9Questão 17699. Conhecimentos Específicos, Segurança Pública, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2014

Com relação à missão institucional das “Polícias” centrada na prestação do serviço público, assinale a alternativa correta.

10Questão 8201. Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI, Ensino Médio, 2014

Qual das alternativas abaixo corresponde a softwares aplicativos que permitem a criação e manipulação de tabelas?