Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar

Resolva Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q18294.   Direito Penal - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar SC - IOBV - 2013
  • Considerando a imputabilidade penal descrita no Código Penal Brasileiro, assinale a incorreta:
  • 2 - Q52509.   Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  •      Por que o criador do botão ‘curtir’ do Facebook apagou as redes sociais do celular

    A tecnologia só deve prender nossa atenção nos momentos em que nós queremos, conscientemente, prestar atenção nela. “Em todos os outros casos, deve ficar fora do nosso caminho.”
    Quem afirma não é um dos críticos tradicionais das redes sociais, mas justamente o executivo responsável pela criação do botão ‘curtir" nos primórdios do Facebook, há mais de dez anos.
    Depois de perceber que as notificações de aplicativos como o próprio Facebook ocupavam boa parte do seu dia, eram distrativas e o afastavam das relações na vida real, o matemático Justin Rosenstein decidiu apagar todas as redes sociais, aplicativos de e-mails e notícias de seu celular, em busca de mais “presença” no mundo off-line.
    Interrogado se ele se arrepende por ter criado a fonte da distração que hoje tanto critica, responde: “Nenhum arrependimento. Sempre que se tenta progredir, haverá consequências inesperadas. Você tem que ter humildade e ter muita atenção no que acontece depois, para fazer mudanças conforme for apropriado”.
    (Ricardo Senra. www.bbc.com. Adaptado)

    Justin Rosenstein apagou as redes sociais do celular porque elas 
  • 3 - Q18274.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar TO - CONSULPLAN - 2013
  • Em relação à CORREG, marque a alternativa correta.
  • 4 - Q17417.   Direito Constitucional - Nível Superior - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar SE - FUNCAB - 2014
  • Quanto à Organização dos Poderes, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar:
  • 5 - Q18081.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013
  • TEXTO I

    1.§ As atividades de policiamento recobrem o vasto mundo da vida nas cidades e, por conseguinte, toda sorte de acidentes, interações ou conflitos experimentados pelos indivíduos no espaço público. Exatamente por isso, as organizações policiais estão constrangidas a acompanhar em um recorte mais sensível, carregado de tensões e atritos as reinscrições e os desafios propostos pela multiplicidade de atores que constroem o cenário político-urbano. O reconhecimento político das dinâmicas urbanas informais antes consideradas ilegítimas e ilegais e o conseqüente processo de incorporação da alteridade (inclusão de novos cenários e de novos atores no mercado da cidadania) a que está sujeita a produção mesma de ordem pública, se fazem sentir nas organizações policiais que necessitam constantemente se adequar aos caprichos e às críticas de suas mais diferenciadas clientelas. Tudo isso se resume em uma banal constatação: se a polícia é um meio de força extensivo e territorializado, ou melhor, enraizado localmente nas comunidades, o desenho de seus serviços encontra-se diretamente vinculado às mudanças sociopolíticas do ambiente em que ela atua.

    2.§ De certa maneira, os meios de força policiais se inserem em uma espécie de interseção dos condicionamentos de dois níveis: de um lado, a configuração formal-legal da autoridade do Estado e, de outro, o conjunto diversificado de demandas concretas e inadiáveis provenientes do convívio em sociedade. Estes limites transformam-se em objetos de constante negociação, na prática policial. É, por excelência, nos encontros ordinários entre policiais e cidadãos, em alguma esquina ou rua de nossa cidade, que os princípios da legalidade e da legitimidade, que conformam o abstrato “estado de direito”, são negociados, reinterpretados, experimentados e mesmo constituídos. É, pois, nas interações dos “agentes da lei” com a população que a arquitetura formal dos direitos e deveres constitucionais é concretamente vivenciada, tornando-se, mais do que uma realidade “de direito”, uma realidade “de fato”, um recurso estratégico disponível e mobilizável pelos atores sociais. As polícias têm o seu campo de atuação exatamente neste intervalo cujo espaço é o da construção mesma da cidadania lugar de teste (ou da prova de fogo) das categorias formais que emolduram os valores políticos e éticos de uma sociedade.
  • Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a respeito dos elementos linguísticos e de suas funções textual-discursivas.
  • 7 - Q17781.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PB - IBFC - 2014
  • O clima, o relevo e a hidrografia determinam a vegetação que se apresenta diferenciada, em toda a extensão do território paraibano. Destacam-se os seguintes tipos de vegetação:

    I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.

    II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.

    III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.

    IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.

    V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.

    VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.

    Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
  • 8 - Q17697.   Direitos Humanos - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PI - UESPI - 2014
  • “Inalienabilidade” dos Direitos Humanos significa dizer que esses direitos são:
  • 9 - Q17587.   História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • O ano de 1570 marca a publicação da primeira lei da Coroa Portuguesa proibindo a escravização indígena na colônia estabelecida no Novo Mundo. O efeito concreto dessa legislação foi: