← Início

Questões de Concursos - Analista de Desenvolvimento - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista de Desenvolvimento - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação à Lei n.º 9.712/1998 e ao seu Decreto regulamentador n.º 5.741/2006, referentes ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), julgue os itens a seguir.

A execução de programas e projetos de educação sanitária deve ser realizada pelo DF, considerando suas áreas de competência como instância intermediária do SUASA.

Acerca do uso correto e seguro de agrotóxicos e afins, julgue os itens de 89 a 96.

Nas fábricas, nas distribuidoras e na propriedade rural, quando houver vazamento de embalagens contendo produtos na forma líquida, o procedimento correto é lavar com água corrente e sabão o piso e os demais itens do depósito que estejam contaminados.

As erosões, entre os principais impactos oriundos das atividades agropecuárias em larga escala, muitas vezes são desencadeadas pela exposição do solo, decorrente da retirada da cobertura vegetal original para preparo e plantio de monoculturas. A respeito do processo de erosão e suas medidas preventivas, julgue os itens seguintes.

O escoamento superficial de água, agente erosivo em potencial, pode ser prevenido pelo plantio em curva de nível.

Com relação ao controle da disseminação de pragas e de doenças de importância econômica no âmbito do Distrito Federal (DF) e, também, às regulamentações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (SEAPA/DF), julgue os itens subsequentes.

Todo material introduzido no DF procedente de unidades da Federação onde ocorra sigatoka negra deve ser destruído.

Um dos aspectos relevantes na concepção de sistemas de informação é a segurança. Julgue os itens a seguir, referentes à segurança em sistemas de informação.

O uso de criptografia permite manter a confidencialidade de informações armazenadas de forma persistente pelos sistemas de informação.

O receituário agronômico, que se destina à comercialização de agrotóxicos e afins, constitui-se de um documento discriminado no art. 13 da Lei n.º 7.802/1989 (Lei de Agrotóxicos) e regulamentado pelo Decreto n.º 4.074/2002. Acerca da utilização desse documento, julgue os itens a seguir.

A Lei n.º 7.802/1989 e seu decreto regulamentador, ao definirem agrotóxicos e afins e estabelecerem as possibilidades de uso, consideram também sua utilização para proteção de ambientes urbanos, hídricos e industriais, com a finalidade de alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Dessa forma, a aquisição e a aplicação dos inseticidas nas campanhas públicas de combate ao mosquito da dengue nos centros urbanos realizam-se a partir da prescrição de receituário agronômico.

Atualmente, as atividades de exportação de produtos agropecuários são um setor que responde por parcela significativa do superavit comercial brasileiro. Um dos componentes importantes para o sucesso dessas atividades é a existência de um sistema de vigilância agropecuária internacional, cujo objetivo é fiscalizar e certificar os produtos exportados, além de realizar ações que visam proteger o patrimônio agropecuário brasileiro dos riscos de ingresso de pragas e doenças oriundas de outros países. Com relação aos procedimentos de fiscalização para importação e exportação de produtos agropecuários, julgue os itens que se seguem.

A validade do termo de fiscalização de cada produto agropecuário depende unicamente do acordo estabelecido entre o país exportador e o importador, independentemente do tipo de produto.

Em relação à Lei n.º 7.802/1989, conhecida como Lei dos Agrotóxicos, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa e a experimentação com agrotóxicos devem ser autorizadas previamente por meio do registro especial temporário.

O uso de pontos por função constitui uma das maneiras mais eficientes de se estimar a complexidade de um software. Acerca dessa técnica, julgue os itens subseqüentes.

O conceito de pontos por função pode ser igualmente utilizado para expressar os indicadores da produtividade de uma equipe de desenvolvimento de software, o que torna sua adoção uma ferramenta importante na mensuração de diversos fatores de projeto.

Nas interfaces de usuário, são utilizados, muitas vezes, recursos multimídia diversos, combinados com componentes padronizados de GUI. Para a o projeto de tais interfaces, muitas ferramentas de design gráfico estão disponíveis e podem ser empregadas em conjunto para enriquecer as possibilidades do projeto e permitir a definição de interfaces mediante recursos interativos sofisticados. Em relação ao design gráfico de interfaces e às principais ferramentas disponíveis para tal atividade, julgue os itens subseqüentes.

O Dreamweaver e o Flash podem ser usados, respectivamente, para construção de páginas HMTL estáticas ou dinâmicas e para a construção de animações gráficas. Entretanto, por usarem recursos gráficos proprietários, os componentes HTML e Flash construídos com esses programas necessitam de um plug-in especial instalado no navegador para que possam ser apresentados corretamente.