Questões de Geografia Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Geografia com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 484903. Geografia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN, 2015

A partir dos acordos de Bretton Woods e por solicitação dos Estados Unidos, foi criado, em 1945, o FMI (Fundo Monetário Internacional). Com sede em Washington, DC, nos EUA, essa organização internacional independente tem relações com a ONU através de um convênio de cooperação mútua. O FMI tem como objetivos principais, EXCETO:

2Questão 484156. Geografia, Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais, IJSN ES, CESPE, 2010

Em relação à representação das informações em geoprocessamento, julgue os itens a subsequentes. Representações associam-se a tipos de dados. Dados temáticos, por exemplo, admitem tanto representação matricial quanto vetorial.

3Questão 481668. Geografia, Piauí PI, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE, 2008

Em relação à economia do estado do Piauí, assinale a opção correta.

4Questão 484542. Geografia, Urbanização, 1 Tenente PM, Polícia Militar MA, CESPE, 2017

O vertiginoso processo de urbanização no Brasil deu origem, em poucas décadas, a centros urbanos de todo porte, que, espalhados pelo país, passaram a ordenar os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capitais no território brasileiro, configurando uma complexa rede geográfica de cidades.

Com relação ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

As cidades que apresentam maior grau de complexidade socioeconômica e polarizam todo o território brasileiro e parte da América do Sul são as metrópoles nacionais.

5Questão 481787. Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD, 2006

O Pantanal ocupa cerca de 4,2% do território nacional, sendo reconhecidamente um dos biomas mais importantes do planeta, quer pela sua biodiversidade, quer pela sua produtividade natural. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

1. o Pantanal é uma extensa planície aluvial influenciada pelos rios que drenam a bacia do Paraguai.

2. a maior parte do Pantanal está localizada no território do Mato Grosso do Sul e representa a maior riqueza natural desse Estado.

3. No Pantanal, as florestas aciculifoliadas ocupam a maior extensão, sendo interrompidas, apenas, pelas savanas e campos limpos.

4. O Pantanal possui dois períodos bem definidos de precipitação: um chuvoso (de outubro a março) e um seco (de abril a setembro).

Está (ão) correta (s)

6Questão 481309. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Apesar de simples e de fácil operação, a bússola tem como desvantagem a pouca precisão das suas indicações, devido à natureza da força magnética, que leva a um erro de leitura.

7Questão 484850. Geografia, Geoprocessamento, Técnico Nível Superior, MPOG, CESPE, 2013

Sensores imageadores ópticos operam na faixa espectral do visível, no infravermelho próximo e no infravermelho médio, enquanto sensores de radar operam na faixa espectral de micro-ondas. Acerca desses sensores, julgue os itens a seguir.

Imagens originais de sensores ópticos são coloridas, enquanto as de radar são capturadas em preto e branco.

8Questão 483782. Geografia, Meteorologia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE, 2012

Acerca dos conceitos básicos de meteorologia e climatologia, julgue os itens seguintes.

Quanto maior a diferença de pressão a uma determinada distância horizontal, maior a força de gradiente de pressão e, consequentemente, mais forte o vento. A força de gradiente de pressão atua perpendicularmente às isóbaras na direção de baixa para alta pressão.

9Questão 481805. Geografia, Urbanização, Professor, SEDUC PA, FADESP, 2008

O mundo de hoje, substancialmente urbano, dá origem a um modo de vida que ultrapassa os contornos e a estrutura espacial da cidade e chega ao campo, dando-lhe uma nova configuração. O Brasil não escapa a esse fenômeno. Como conseqüência da expansão urbana no Brasil, ocorre(m)

10Questão 230798. Geografia, Geopolítica, Profissional de Comunicação Júnior Publicidade e Propaganda, Petrobrás, CESGRANRIO, 2010

"Há três décadas, as tropas argentinas se renderam a forças britânicas. Era o fim da Guerra das Malvinas, arquipélago a 480 quilômetros da costa portenha, cuja soberania britânica, apesar do resultado do combate, ainda é contestada. Hoje, os dois países se veem mais uma vez em meio a uma crise sobre o controle do arquipélago."
OLIVEIRA,V. Jornal do Brasil, 28 fev. 2010, p. A25.

Expressando sua natureza geopolítica e geoeconômica, o principal motivo responsável pela reedição da crise entre os dois países consiste na intenção britânica de explorar, no arquipélago, o seguinte recurso natural: