Questões de Geografia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Geografia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 483194 Geografia, Solos e Relevos, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE, 2012

Considerando as consequências para a biodiversidade da construção de uma represa de grandes dimensões, ao longo do curso do rio principal de uma bacia hidrográfica, assinale a opção correta.

2 Questão 484786 Geografia, Meteorologia, Metereologista, MI, ESAF, 2012

O balanço entre a Força de Coriolis e a Força do Gradiente de Pressão é denominado de _____. Este balanço ocorre principalmente longe da camada limite, nas latitudes médias e onde o vento flui praticamente em linha reta.

3 Questão 484977 Geografia, Economia, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE, 2018

Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue os itens que se seguem. Da década de 80 do século XX aos dias atuais, o maior crescimento é observado nas metrópoles nacionais, com predomínio da migração inter-regional.

4 Questão 482106 Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, 2008

Segundo Milton Santos, "A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade". Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

5 Questão 482734 Geografia, Meio Ambiente, Assistente de Saneamento, EMBASA BA, CESPE, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos ao monitoramento de ecossistemas aquáticos e terrestres.

O risco de contaminação de águas subterrâneas com pesticidas é influenciado pelas propriedades físicas do solo, como textura e estrutura, e pela quantidade de matéria orgânica nele presente.

6 Questão 483262 Geografia, Economia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que per-mitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geo-gráficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá-las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.

A categoria conceituada pela supracitada corrente é:

7 Questão 482998 Geografia, Cartografia, Analista, IBGE, FGV, 2016

A Geografia Urbana, simplificadamente, é a parte da geografia que se dedica aos estudos inerentes à cidade, em seus mais variados aspectos. De modo a facilitar e dar suporte a esses estudos, diversos são os produtos provenientes do Geoprocessamento, dentre eles:

8 Questão 484148 Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Patis MG, COTEC, 2015

O planejamento e a gestão das cidades brasileiras avançaram com a Lei Federal 10.257, de junho de 2001, que criou um conjunto de instrumentos para o planejamento e a gestão urbanos, por isso, chamamos essa Lei de

9 Questão 481550 Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE, 2007

Nas teorias do planejamento urbano, freqüentemente encontramos a associação entre espaço urbano e industrialização. Esses vínculos, apesar de questionáveis pelos estudos científicos contemporâneos que analisam a importância das redes urbanas formadas no período pré-industrial, precisam ser considerados quando refletimos sobre o espaço urbano pelo viés econômico. Há que se considerar que em função do modelo de desenvolvimento urbano-industrial adotado pela sociedade brasileira do século XX, na parcela mais densamente povoada do seu território, as distinções regionais tornaram-se ainda mais acentuadas. Os processos industriais geraram a concentração espacial da riqueza, dos recursos financeiros produtivos e de ramos de atividades diferenciadas. Os modelos de desenvolvimento sustentáveis, passíveis de remediar ou oferecer alternativas melhores às desigualdades e à redução dos impactos gerados pelas sociedades no espaço, ainda são desafios que não conseguimos responder completamente.

Tendo o texto acima como base, julgue os itens que se seguem a respeito do processo de urbanização nacional.

No Acre, a resistência dos seringueiros aos empreendimentos madeireiros vem gerando perspectivas diferenciadas para o extrativismo, para a reforma agrária e para a manutenção de pequenos centros urbanos que mantêm muitos dos saberes tradicionais.

10 Questão 482690 Geografia, Economia, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, 2006

Acerca de situações que são temas da geopolítica na atualidade, julgue os itens a seguir. O fim da Guerra Fria, marcada pela rivalidade entre EUA, de um lado, e a ex-URSS, de outro, permitiu que as relações entre os países fossem estreitadas e, desde então, a globalização tornou-se o mecanismo de minimização das desigualdades sociais e econômicas, ocorrendo a diminuição de conflitos existentes.