← Início

Questões de Concursos - Geografia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Geografia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas nesses biomas, julgue o item subsecutivo.
A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica.
A data de referência para o Censo Experimental 2019 é o dia:
Texto associado.

Irregular distribuição dos recursos hídricos, uso compartilhado de bacias hidrográficas, ineficientes sistemas de tratamento, desmatamento, construção de barragens, despejo de lixo, diversidade climática, expansão da urbanização, pressão demográfica, geração de energia, projetos de irrigação, dentre outros, são fatores que potencializam o estresse hídrico e originam situações hidroconflitivas. Sobre esse último termo, considere as seguintes afirmações:

I – Um exemplo de situação hidroconflitiva é o caso da construção de barragens para projetos de irrigação na bacia do rio Nilo pelo governo Sudanês, o que tem provocado tensões com o vizinho Egito.
II – O Brasil, por dispor de uma região extremamente rica em recursos hídricos, não tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua história republicana.
III – O Rio Ganges atravessa quase todo o território de Bangladesh antes de se abrir no largo delta, em território indiano. A construção de barragens a montante, pelo primeiro, tem provocado desavenças entre esses dois países.
IV – No conflito entre israelenses e palestinos, há um importante componente hídrico, evidenciado pela posse e controle das escassas fontes existentes na região.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Texto associado.

Cadeias orogênicas ou dobramentos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Nesse contexto, é correto afirmar que as cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes formam:
No que concerne a sistemas de coordenadas e georreferenciamento, julgue os próximos itens. Genericamente, quanto à sua forma, a Terra é considerada esférica ou elipsoide. Na verdade, o geoide, que seria a classificação mais adequada, é um modelo complexo mais utilizado em geodésia que em cartografia ou SIG. Esse modelo considera discrepâncias sobre a Terra a partir do elipsoide de referência ou outras variações como a gravidade.

Constitui o principal potencial hídrico do Estado da Paraíba, cujo rio mais importante nasce no alto sertão paraibano e deságua no litoral potiguar:

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento” (PNUD, 2018). Com relação ao IDH e PIB per capita do estado do Rio Grande do Norte, assinale a alternativa correta.
Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, um partido de extrema direita chegou ao poder na Europa, tornando-se parte importante do governo de coalizão, em janeiro de 2000. Isso ocorreu na:

A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Entende-se por espaço geográfico o ambiente historicamente produzido e apropriado pelo homem durante a organização socioeconômica da sociedade.

O Brasil é um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo, principalmente café, soja e carne bovina, apesar de seguidas reclamações deste setor em relação à política do governo. A principal reclamação, nos últimos anos, dos grandes produtores agrícolas em relação à política do governo federal é: