← Início

Questões de Geografia - Exercícios com Gabarito

Questões de Geografia para Concurso Público com Gabarito. Exercícios com Respostas Resolvidas e Comentadas. Responda Online Grátis!

Texto associado.

Karl Haushofer era militar de carreira, mas sua saúde frágil tornou-lhe difícil o exercício de comando na guerra. Ele se orientou, então, para as funções do Estado-Maior. E serve, por isso, de 1908 a 1910, como adido militar em Tóquio. Ele é, assim, iniciado à geopolítica dos militares e à dos diplomatas.
P. Claval. Géopolitique et géoestratégie. Paris: Nathan, 1994, p. 25 (com adaptações).

Em relação à hipótese geoestratégica do poder mundial elaborada por Karl Haushofer, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A panregião da Euráfrica, sob liderança alemã, englobava a Rússia, subordinada aos imperativos geopolíticos das potências europeias.

Com relação as características do processo de industrialização das regiões brasileiras, assinale a alternativa correta.

Para países tropicais como o Brasil, o uso de imagens de radar de abertura sintética (SAR) possui um grande potencial não somente por sua capacidade de adquirir imagens sob condições adversas de cobertura de nuvens, mas também por sua complementaridade com as imagens ópticas. Satélites de radar como o ENVISAT e o RADARSAT têm adquirido imagens da superfície terrestre em diferentes condições de imageamento. Com relação aos sistemas de radar, julgue os itens a seguir.

Em uma imagem de radar, o efeito de sombreamento é diretamente proporcional ao seu ângulo de depressão.

Em 1989, atribuiu–se ao então presidente da Franca, François Mitterrand, a seguinte afirmação: "O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia".
Fonte: disponível em: http//jus2 uol com br/doutrina/texto aspid=8314 Acessado em 02 de maio de 2007.

A citação acima é tributaria de uma visão política tipicamente:

Julgue os itens que se seguem, acerca de aspectos econômicos e populacionais do Brasil.

O fato de o Brasil possuir mais de cinco mil municípios faz que ele seja considerado um país eminentemente urbano; a despeito desse fato, entretanto, a população brasileira se distribui de modo equilibrado entre campo e cidade.
As necessidades navais decorrentes da guerra submarina contribuíram para o desenvolvimento de sensores oceanográficos. Com base nessa informação, julgue os itens seguintes. O ADCP (acoustic doppler current profiler), que é um perfilador acústico utilizado apenas para medição da velocidade de correntes, atua por meio da transmissão de um sinal sonoro que é refletido de volta para o aparelho pelas partículas em suspensão.

Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve–se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que

A água é um recurso natural indispensável e tem lido objeto de disputas entre diferentes povos. Atualmente, cresceu em importância, em face do considerável aumento da demanda. Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram–se bem distribuídos pelo território, porem não são bem utilizados.
II – 0 Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, este integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.
III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve–se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.
IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do Pais, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram–se integralmente em território brasileiro.

Com relação as afirmativas acima, é correto afirmar que:

Sobre o Geopark Araripe assinale a ALTERNATIVA ERRADA: 
Texto associado.
No que diz respeito a países do Norte desenvolvido, julgue os itens a seguir.
A crise europeia do início do século XXI favoreceu altos índices de desemprego em países como Portugal e Espanha.