Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG

Resolva Questões de Concursos Prefeitura de Betim MG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 28964.   Serviço Social - Nível Médio - Recepcionista - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Assinale a alternativa que NÃO compreende um objetivo da política de assistência social.
  • Questão 29071.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • No final da década de 1980, surgiu uma nova nomenclatura para a atividade do pedagogo: a coordenação pedagógica.

    Aos poucos, evidencia‐se que essa denominação refere-se a um novo paradigma da gestão escolar e pedagógica cujos objetivos principais são
  • Questão 29028.   Conhecimentos Específicos - Educação Infantil - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade.

    I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.
    II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
    III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
    IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 28996.   Serviço Social - Nível Superior - Analista de Recursos Financeiros - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Considerando que o PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias, analise as afirmativas abaixo:

     I. A acolhida é o processo de contato inicial do usuário com o PAIF e tem por objetivo instituir o vínculo necessário entre as famílias usuárias e o PAIF para a continuidade do atendimento socioassistencial iniciado.
    II. Os encaminhamentos referem-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território, ou seja, a inserção em alguma das ações do serviço.
    III. O atendimento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, que pressupõem a construção de um Plano de Acompanhamento Familiar com objetivos a serem alcançados, a realização de mediações periódicas e a inserção em ações do PAIF, buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas.
    IV. O acompanhamento é um processo de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou de outros setores.

    Pode-se afirmar que
  • Questão 28978.   Pedagogia - Nível Médio - Técnico de Secretaria - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Ao efetuar a matrícula de um(a) aluno(a), devem ser analisados todos os documentos exigidos pela legislação vigente. No Histórico Escolar, caso o aluno seja oriundo de outra escola, NÃO é necessário verificar
  • Questão 28982.   Serviço Social - Nível Médio - Oficial Administrativo - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • A assistência social tem por objetivo, EXCETO:
  • Questão 28929.   Português - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Considere o trecho

    Mas quase sempre, quando um assunto entra na ordem do dia, aparece uma profusão de palpites e os que têm argumentos mais sólidos acabam sufocados pela pilha de soluções oportunistas, advindas dos “especialistas de plantão". 

    O termo grifado foi usado no texto para
  • Questão 28986.   Português - Nível Superior - Analista Jurídico - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Considere as afirmativas

    I. A construção da base nacional curricular comum deve ser pautada pelas avaliações internacionais.
    II. A base nacional curricular comum favorece o acompanhamento da aprendizagem pelos sistemas educacionais e pelas famílias.
    III. A inexistência de uma base nacional curricular comum possibilita que as avaliações externas exerçam forte influência sobre os currículos.
    IV. A construção de uma base nacional curricular comum impede a flexibilidade dos currículos dos estados e municípios. 

    É CORRETO o que se afirma em 
  • Questão 28967.   Português - Nível Médio - Recepcionista - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Considere as afirmações sobre o texto

    I. O IDEC, a OMS e o Conselho Federal de Psicologia compartilham a mesma posição sobre a regulação da publicidade dirigida ao público infantil pelo governo.
    II. A Organização Pan-Americana da Saúde é contrária à regulação da publicidade dirigida à criança porque isso fere a liberdade de expressão.
    III. A advogada do IDEC defende que a criança merece proteção especial porque é muito sensível às estratégias de marketing. 

    Está CORRETO o que se afirma em