← Início

Questões de Concurso - Assistente em Administração - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Assistente em Administração com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

A respeito dos ministérios na estrutura da administração pública brasileira e de suas competências, julgue os itens subsequentes. A aplicação de mecanismos de defesa comercial e a execução das atividades de registro do comércio são competências do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, estabelece que são estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Sobre esse assunto, considerando as disposições constitucionais vigentes, marque a alternativa incorreta:
As funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar) estão presente nos três níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Com base nesse assunto, está incorreto o que se afirma em:

A respeito do regime disciplinar dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, assinale a alternativa correta.

Com base nos conceitos de administração, relacione os conceitos da Coluna 1 com as suas definições na Coluna 2:

Coluna 1

I. Organograma

II. Fluxograma

III. Eficiência

IV. Eficácia

V. Downsizing

VI. Outsourcing

Coluna 2

( ) É a técnica que visualiza a eliminação de processos burocráticos que engessam a empresa e atrapalham no processo de tomada de decisão.

( ) É a capacidade de fazer as coisas certas ou de conseguir alcançar os resultados.

( ) Consiste na representação gráfica que demonstra a sequência de etapas de um processo.

( ) Consiste na transferência de toda uma área (departamento) da empresa para outra empresa que irá se responsabilizar.

( ) Consiste na representação gráfica da estrutura formal de uma empresa.

( ) É a capacidade de fazer as coisas direito ou de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros.

A sequência correta é:

O desenho departamental é o agrupamento, com base em um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais. Com base no assunto, a departamentalização que não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, tendo em vista a sua característica de responsabilidade compartilhada, corresponde a:

Em relação à estabilidade no serviço público, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de avaliação periódica de desempenho deverá ser regulado por meio de decreto do Presidente da República, assegurando-se a ampla defesa e o contraditório.

II. Na esfera administrativa, não é permitida a decretação da perda de cargo de servidor público estável, devendo-se aguardar a sentença judicial transitada em julgado.

III. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

Assinale

A respeito de Poder Judiciário, funções essenciais à Justiça e servidores públicos, julgue os itens que se seguem.

É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos abrangidos pelo regime de previdência dos titulares de cargos efetivos da União que exercem atividades de risco.

Acerca do processo administrativo no âmbito da administração pública federal, do instituto da improbidade administrativa e dos crimes contra o patrimônio, julgue os itens seguintes.

No processo administrativo, o administrado tem o direito de formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

No que concerne ao processo administrativo, julgue os itens subsecutivos.

No âmbito do processo administrativo, a atuação da administração pública depende de provocação do interessado, razão pela qual a ela não se aplica o princípio da oficialidade ou do impulso oficial.