Questões de Concursos Assistente em Administração

Resolva Questões de Concursos Assistente em Administração Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q35251.   Informática - Nível Médio - Assistente em Administração - IFCE - 2014
  • Um servidor do IFCE abriu um chamado no serviço de suporte de T.I e solicitou manutenção no computador que usa diariamente na instituição. No chamado, relatou que o computador estava lento. O referido computador utiliza o sistema operacional Windows 7, possui processador Intel Core i7 (3.5GHz), 2GB de memória RAM e HD com capacidade igual a 1Tb. Ele é utilizado para edição de imagens, acesso aos sistemas na intranet e à internet. A solução mais provável de ser implementada pelo profissional de suporte é
  • 2 - Q38991.   Português - Nível Médio - Assistente em Administração - IFSE - FDC - 2014
  • TEXTO - Mentira e verdade

    Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

    Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

    Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

    Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
    O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
    O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
  • “...tese contra a qual sempre me manifestei...”; esse segmento do texto mostra uma oração adjetiva que é introduzida por uma preposição (contra), exigida pelo verbo “manifestar-se”. A alternativa a seguir em que foi empregada uma preposição inadequada é:
  • 5 - Q35225.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente em Administração - IFCE - 2014
  • Sobre o processo disciplinar, disciplinado na Lei nº 8.112/90, marque V para verdadeiro e F para falso.

    I. O processo disciplinar, com o relatório da comissão, será remetido à autoridade que determinou a sua instauração, para julgamento.
    II. O depoimento será prestado oralmente e reduzido a termo, sendo lícito à testemunha trazê-lo por escrito.
    III. O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão, para, no prazo de quinze dias, apresentar defesa.
    IV. Ao servidor convocado para prestar depoimento fora da sede de sua repartição, na condição de denunciado, são assegurados transporte e diárias.
    V. O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados pertinentes e os meramente protelatórios.

    São verdadeiros:
  • 6 - Q35270.   Legislação Federal - Nível Médio - Assistente em Administração - IFCE - 2014
  • De acordo com a Lei nº 11.091/2005, a gestão dos cargos do Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação observará
  • 7 - Q49685.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente em Administração - UFRB - FUNRIO - 2015
  • A questão tomara por base o seguinte texto, que reproduz a Mensagem de Boas-Vindas da Pró-Reitoria de Graduação aos estudantes da UFRB: A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acolhe os estudantes que optaram pela instituição com satisfação e contentamento. Neste início de mais uma jornada de aprendizagens nos nossos espaços de formação, buscando integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, reconhecemos a fortaleza da presença de nosso corpo discente. Em 2015, a UFRB comemora os seus 10 anos de criação. Esta instituição instalou-se nesta região com objetivo de proporcionar uma formação universitária abrangente e interdisciplinar, desenvolver o pensamento crítico, consolidar metodologias de aprendizagem e contribuir para uma educação ética, cívica e democrática dos nossos estudantes. É com felicidade que recebemos os nossos discentes para continuar construindo a história da Federal do Recôncavo. Sejam bem-vindos!

    FONTE: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3855-mensagem-de-boas-vindas-aos- estudantes-da-ufrb-2014-2 [adaptado]

    O conteúdo e o formato do texto mostram claramente uma mensagem simpática de acolhimento. Entretanto, se a primeira frase da carta fosse lida deslocada do contexto, poderia gerar uma interpretação equivocada. A razão é sintática, pois o adjunto adverbial foi colocado com ambiguidade no final do período. Assinale a alternativa que mostra essa interpretação equivocada.
  • 8 - Q35240.   Português - Nível Médio - Assistente em Administração - IFCE - 2014
  • A correspondência entre a frase e a figura de linguagem empregada está falsa em
  • 9 - Q23283.   Português - Nível Médio - Assistente em Administração - CEFET RJ - 2014
  • A concordância verbal está correta em