Questões de Concursos Biólogo

Resolva Questões de Concursos Biólogo Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 14210.   Legislação Federal - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • Considere as seguintes assertivas a respeito da entrada e saída do Espaço Aéreo Brasileiro: 

    I. Toda aeronave proveniente do exterior fará, respectivamente, o primeiro pouso ou a última decolagem em aeroporto internacional. 

    II. A lista de aeroportos internacionais será publicada pela autoridade aeronáutica, sendo que suas denominações poderão ser modificadas mediante lei estadual, quando houver necessidade técnica dessa alteração. 

    III. Os aeroportos situados na linha fronteiriça do território brasileiro não poderão ser autorizados a atender ao tráfego regional, entre os países limítrofes, com serviços de infraestrutura aeronáutica comuns. 

    IV. As aeronaves brasileiras poderão ser autorizadas a utilizar aeroportos situados em países vizinhos, na linha fronteiriça ao Território Nacional, com serviços de infraestrutura aeronáutica comuns ou compartilhados. 

    De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, está correto o que consta APENAS em 
  • 2 - Questão 11455.   Biologia - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • A coleta e preservação de amostras vegetais é uma prática recomendável de levantamento florístico em ambientes alterados, por ação antrópica, em grandes empreendimentos geradores de impacto ambiental.

    As coleções botânicas formadas por material vegetal devidamente preservado, constituído por ramos terminais compostos por folhas jovens e adultas, botões florais e flores, são denominadas
  • 3 - Questão 14207.   Direito Administrativo - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa
  • 4 - Questão 28310.   Português - Nível Superior - Biólogo - Prefeitura de Aragoiânia GO - ITAME - 2016
  • Assinale a alternativa que contém a informação correta quanto aos sujeitos das orações 1 e 2, respectivamente:

    1. Há homens loucos nas ruas.
    2. Existem homens sadios nos hospícios.
  • 5 - Questão 28306.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Biólogo - Prefeitura de Aragoiânia GO - ITAME - 2016
  • As pernas

          Ora, enquanto eu pensava, iam-me as pernas levando, ruas abaixo, de modo que, insensivelmente me achei à porta do Hotel Pharoux. De costume jantava aí; mas, não tendo deliberadamente andando, nenhum merecimento da ação me cabe, e sim às pernas, que a fizeram. Abençoadas pernas! E há quem vos trate com desdém e indiferença. Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta, zangava-me quando vos fatigáveis, quando não podíes ir além de certo ponto, e me deixava com o desejo a avoaçar, à semelhança de galinhas atadas pelos pés.
          Aquele caso, porém, foi um raio de luz. Sim, pernas amigas, vós deixastes à minha cabeça o trabalho de pensar em Virgília, e dissestes uma à outra: __ Ele precisa comer, são horas de jantar, vamos levá-lo ao Pharoux; dividamos a consciência dele, uma parte fique lá com a dama, tomemos a outra, para que ele vá direto, não abalroe as gentes e as carroças, tire o chapéu aos conhecidos, e finalmente chegue são e salvo ao hotel. E cumpristes à risca o vosso propósito, amáveis pernas, o que me obriga a imortalizar-vos nesta página.

    (Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)
  • O texto baseia-se no binômio:
  • 6 - Questão 11468.   Matemática - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • O fabricante de um cartucho de tôner para impressora infor­ma que este dura o suficiente para imprimir 2.500 folhas com texto simples, ou 1.000 folhas com gráficos de qualidade normal. Após a instalação de um cartucho novo desse tipo, foram impressas 1.500 folhas de texto simples e 80 folhas com gráficos de qualidade normal. Espera­se que a impres­sora com esse cartucho, com o que restou de tôner, possa imprimir ainda uma quantidade de folhas, com gráficos de qualidade normal, igual a
  • 7 - Questão 11462.   Biologia - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • A corruíra, Troglodytes musculus, e a araponga, Procnias nudcollis, são integrantes da ordem Passeriformes, portanto pertencem certamente à mesma
  • 8 - Questão 14915.   Meio Ambiente - Nível Superior - Biólogo - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014
  • Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
    1 – Agente Mutagênico
    2 – Agente Carcinogênico
    3 – Agente Teratogênico
    4 – Agente Tóxico
    5 – Toxicidade

    A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

    B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

    C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

    D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

    E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
  • 9 - Questão 11449.   Biologia - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • O título – Cladóceros fitófilos (Crustacea, Branchiopoda) do Parque Nacional das Emas, estado de Goiás – é de um artigo acadêmico publicado na revista científica Biota Neotropica, de janeiro/março em 2008.

    A partir do título, é correto afirmar que se trata de um artigo referente à
  • 10 - Questão 11466.   Matemática - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • Um agrimensor determinou as características de um terre­no supostamente quadrado com medida do lado x. Após as medidas, ele concluiu que o terreno é na verdade retangular, com dois lados medindo x, e, os outros dois, 20 cm a menos que x. Com isso, a área correta do terreno é de 39/40 da área inicialmente suposta, e o perímetro correto é de