← Início

Questões de Provas - Biólogo

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Biólogo. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Basicamente, as células podem ser classificadas como procariotas ou eucariotas. Várias características são exclusivas de um ou outro tipo celular. Analise as inferências sobre esses tipos de células e marque a correta:
Com base no que dispõem o Código de Ética da Administração Pública Federal, a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir. Suponha que, em razão da extrema necessidade do serviço público, devidamente comprovada, um candidato aprovado para o cargo de técnico em contabilidade tenha sido lotado no cargo de revisor de texto. Nesse caso, ele não poderá insurgir-se contra o referido ato administrativo, uma vez que é dever do servidor cumprir as ordens superiores e observar o interesse público.

A poluição difusa de corpos de água é consequência do aporte de poluentes de fontes não pontuais, portanto de difícil detecção e controle. No ambiente urbano, está relacionada com as alterações que o homem provoca no meio, como a impermeabilização do solo, e com o fenômeno das primeiras chuvas. Essa categoria de poluição está altamente relacionada com a falta de gestão e planejamento urbano de componentes relacionados com a drenagem e o tratamento de águas pluviais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os pavimentos permeáveis são efetivos no controle das cheias e na redução da poluição difusa transportada por escoamento superficial até os corpos de água. Além disso, possuem as vantagens adicionais de reduzirem a aquaplanagem de veículos automotores, reterem água e aumentarem as recargas das águas subterrâneas.

A hidrologia pode ser definida como a ciência que trata das propriedades, da distribuição e da circulação da água no planeta, envolvendo os ciclos de energia física, química e biológica que conservam as diferentes formas de vida nos ecossistemas. Essa distribuição tem sido afetada pelo aumento da população e, consequentemente do consumo de água, pelos avanços tecnológicos e pelo lançamento dos despejos industriais que afetam a qualidade das águas. Hoje, é fundamental que a população e as indústrias tenham consciência da necessidade de tecnologias para diminuir a emissão de resíduos no meio ambiente, para o tratamento e reutilização da água, e ainda a preservação da qualidade do solo, para proteger as águas subterrâneas que constituem a maior reserva de água doce. Relativamente a esse assunto, julgue os itens de 60 a 66.

O ciclo hidrológico inclui a evaporação da água, devido à energia incidente do Sol; a precipitação, devido à gravidade, que faz a água condensada na atmosfera cair sobre a terra; o escoamento superficial, devido ao movimento das águas nos rios até atingir os oceanos; e o escoamento subterrâneo devido à infiltração da água nos solos e rochas através dos poros, fissuras e fraturas.

Com a descoberta do microscópio, o estudo da célula tornou-se mais detalhado, utilizando-se várias técnicas e corantes para analisar o conteúdo celular. Através da técnica esfregaço, observam-se as células

Os arbovírus são vírus envelopados icosaédricos que contêm um genoma de RNA de fita simples. A alternativa que aponta a principal característica da arbovirose é:

A posição funcional de uma espécie num ecossistema denomina- se

A Resolução Conama 369/2006 estabelece os casos em que é permitida a supressão da vegetação de área de preservação permanente - APP.

Com base nessa resolução é correto afirmar, exceto:

Animais extremamente impopulares, as baratas possuem um papel importante nos ambientes selvagens, dada a diversidade da sua dieta alimentar. Com o crescimento das cidades, encontraram um ambiente propício em função da disponibilidade de alimento e ausência de predadores naturais em grande número, comparando-se com o habitat original. Passaram a ocupar também um papel de destaque na lista de transmissores de doenças. Uma peculiaridade desse inseto é

Em ecologia de populações, tem?se o termo “potencial biótico”, cujo exemplo seria a introdução de um organismo em uma área com perfeitas adaptações, recursos de sobrevivência e alimentos, além da falta de predadores naturais. Com base no potencial biótico, analise as afirmativas.

I. Taxa per capita máxima possível de aumento para sua espécie.

II. Apenas o número de indivíduos.

III. Apenas a taxa de mortalidade per capita dos indivíduos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)