Questões de Biólogo - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Biólogo com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 385640 Biologia, Genética, Biólogo, UFFS, FEPESE, 2012

Considerando que o alelo para o fator Rh – é recessivo em relação ao positivo, o alelo IO é recessivo em relação aos demais, que são codominantes entre si, analise as filiações abaixo conforme os sistemas sanguíneos A B O e Rh, dos humanos e assinale a alternativa que contém a filiação possível geneticamente.

2Questão 380398 Biologia, Conservação, Biólogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA, 2006

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As áreas mínimas necessárias para conter a população mínima viável de "onças pintadas" Panthera onca e das árvores mais raras da floresta foram utilizadas como critérios para o estabelecimento da área de uma unidade de conservação da Amazônia. Para defender o uso desses critérios junto a uma comissão governamental, um biólogo deve basear sua argumentação, primariamente, nos conceitos de:

3Questão 382885 Biologia, Parasitologia, Biólogo, SESA ES, CESPE, 2013

Assinale a opção em que é apresentada a doença tropical humana caracterizada por lesão cutânea ulcerada e transmitida a partir do repasto sanguíneo do vetor artrópode infectado pertencente ao gênero Lutzomyia.

4Questão 381649 Biologia, Microbiologia, Biólogo, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR, 2006

Em programas de monitoramento de água, o objetivo é obter amostras que sejam representativas de toda a extensão de água. Esse objetivo é difícil de ser atingido em função da falta de homogeneidade da água, de entradas de escoamento de água pluviais e de entradas variáveis dos efluentes, além de incidência solar, temperatura e padrões locais de circulação de H2O. Para se obter uma amostra para análises microbiológicas, são necessários procedimentos rigorosos. Assim, é correto afirmar:

5Questão 387175 Biologia, Práticas Laboratoriais, Biólogo, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, CESPE, 2018

Tendo em vista que certas condutas devem ser adotadas no ambiente laboratorial, de modo a prevenir acidentes durante a manipulação de agentes químicos e biológicos, julgue os itens que se seguem, relativos a esse assunto. Antes de se manipular um produto químico, recomenda-se a leitura do diagrama de Hommel para se checar as informações acerca dos riscos envolvidos.

7Questão 170351 Biologia, Biólogo, MPE SC, ACAFE, 2009

O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, de 2008 e a Instrução Normativa MMA nº 06, de 23/9/2008 reúnem os dados científicos sobre todas as espécies brasileiras reconhecidas oficialmente como ameaçadas de extinção.
Com base nas espécies vegetais e animais citados para Santa Catarina como ameaçadas de extinção assinale a alternativa correta.

9Questão 380008 Biologia, Microbiologia, Biólogo, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR, 2006

Em várias regiões do mundo podem ocorrer eventos graves de proliferação de microorganismos, denominados "marés vermelhas". Com relação a esses eventos, assinale a alternativa correta.

10Questão 383447 Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, FMS PI, NUCEPE, 2011

Os microscópios são equipamentos que têm por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que são indistintos à vista desarmada ou que, se vistos, não revelariam aspectos textuais mais detalhados. Existem métodos específicos para coleta de materiais biológicos distintos e sobre eles analise as afirmações. Responda de acordo com o seguinte código:

I- Esfregaço é um método que consiste em colocar uma gota do material a ser analisado sobre uma lâmina e, com o auxílio de uma outra lâmina, promover o deslizamento do líquido sobre a primeira lâmina, de forma que se faça uma camada do líquido com células sobre o vidro.

II- Espalhamento é um método que consiste em promover uma raspagem das camadas superficiais de membranas mucosas com uma espátula e, posteriormente, deslizar esse material raspado sobre a superfície limpa de uma lâmina.

III- Decalque é um método que consiste em retirar do animal um fragmento do órgão a ser estudado e com auxílio de uma pinça esse órgão deverá ser pressionado contra uma lâmina devidamente limpa e repetindo esses movimentos os núcleos inteiros de órgãos com relativa consistência mole, como, por exemplo, o fígado, o baço, os rins, o timo, ficarão impressos na lâmina.